sábado, 11 de fevereiro de 2023

Portos nas ilhas Canárias limitam contentores de carga refrigerada e companhias cruzeiros enviam contentores para a ilha da Madeira

O aumento de carga e contentores para abastecimento de cruzeiros, que aumentou no Porto do Funchal, este início de ano, é devido as companhias de cruzeiros como a AIDA Cruises e Tui Cruises, não conseguir reabastecer os seus navios com todos os contentores de carga refrigerada nos Portos das Canárias, que limitaram devido ao novo Plano de Mobilidade Elétrica Sustentável e-Island. É um programa de eficiência energética que promoverá uma redução anual das emissões de dióxido de carbono na atmosfera de 15 toneladas por ano.  Isso tem um impacto positivo no meio ambiente, melhorando também a qualidade de vida das populações próximas ao porto.

A substituição da energia gerada a bordo por energia 100% renovável gerada em terra reduz consideravelmente as emissões poluentes, além de eliminar ruídos e vibrações produzidos pelos motores auxiliares.
Esta ação está incluída como obrigação na portaria para limitar a poluição do ar recentemente acordada pelos portos de Tenerife, que também inclui contentores com carga refrigerada que se encontram em terminais com esse serviço, são estes contentores que têm vindo para a Madeira. Especificamente para o porto de Santa Cruz de Tenerife, a Autoridade Portuária está trabalhando em mais seis pontos de conexão à rede elétrica distribuídos entre os terminais de contentores do Dársena del Este, três para navios de cruzeiro entre Muelle Sur e Muelle de Ribera, em Anaga, e mais um na Doca Los Llanos, cuja execução é atualmente a mais avançada.  No total, um investimento superior a 22 milhões de euros, dos quais 16 milhões corresponderão à ligação para navios de cruzeiro, iniciativa que consistiria basicamente na execução de uma linha eléctrica de 20Mw que permitiria ligar até três navios de cruzeiro ao mesmo tempo, dando assim cobertura também a este tipo de navios.  Conforme estabelecido no pacote de medidas Fit for 55, aprovado pela Comissão Europeia, até 2030 noventa por cento dos navios que fizerem escala em portos europeus terão de desligar as suas máquinas auxiliares e ligar à rede elétrica de terra ou utilizar combustíveis com emissões zero. Imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira.

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