domingo, 7 de novembro de 2021

′′ SEA CLOUD SPIRIT ′′ FAZ ESCALA PELA PRIMEIRA VEZ NO PORTO DE SANTA CRUZ DE TENERIFE

 Procedente de Recife de Lanzarote cruzou a bocana do nosso porto às 12/10 hrs., ficando atracado no alinhamento 2 do Cais Sul, apoiado pelo rebocador ′′ VB CANÁRIAS ". Planejando partir às 22/00 hrs. Indo para São Sebastião da Gomera. Encontra-se navegando no seu primeiro cruzeiro pelo Arquipélago Canário e continuará pelas nossas águas até 20 de abril próximo, em que partiu de Las Palmas de Gran Canaria rumo a Cadiz, para retomar a temporada de cruzeiros pelo Mediterrâneo. Este veleiro de três mastros, com uma superfície vélica de 4.165 m2, considerado atualmente o segundo maior do mundo, destina-se a fazer viagens de luxo, oscilando o preço dos seus cruzeiros em cerca de 1.000 euros por dia. Dispõe de 69 cabines, 25 delas com varanda privativa, distribuídas em cinco coberturas, com capacidade para 138 passageiros, bem como 49 cabinas para a tripulação, compostas por 90 pessoas, das quais 40 Eles estão encarregados de lidar com as velas.

A sua construção demorou 16 anos, desde o seu design até à sua saída para o mar, devido a vários problemas surgidos durante a mesma. Seu designer foi o engenheiro e arquiteto naval galego Iñigo Echenique. A Feitoria Naval de Marín conseguiu o contrato de construção em 2008, no valor de 65 milhões de euros e logo depois começaram os problemas financeiros deste estaleiro que acabou por ser adjudicado em 2014 à Bankia, em processo concursal, que posteriormente vendeu para Nodosa Shipyard. Finalmente, em 2015, a empresa Metalships & Dooks (antigos estaleiros Ascon) assumiu a conclusão do navio, do grupo Rodman, pelo que o capacete deveria ter sido rebocado até os seus estaleiros em Meira-Vigo, sendo finalmente entregue ao seu armador, Sea Cloud Cruises, do grupo Hansa, em maio de 2021. 

No dia 28 de agosto, saiu para navegar rumo a Palma de Maiorca, fazendo uma escala técnica em Motril e em 3 de setembro foi batizado em o porto mallorquim, sendo sua madrinha D a Gabriela Toran, esposa do designer, já que a Infanta Elena, que era a madrinha prevista, declinou o convite no último momento. A partir deste porto dirigiu-se a Civitavecchia (Itália) para realizar quatro cruzeiros no Mediterrâneo, finalizados os quais vemos que fará a sua campanha de inverno pelas nossas águas. Navega sob pavilhão maltês e o seu indicativo de chamada é 9 HA533. Suas principais características são: 4.228 TRB., comprimento de 135,70 m., manga de 17,20 mm., calado de 5,70 m .. e velocidade, quando navega a motor, 14,2 nós. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Julio A. Rodriguez Hermosilla, Santa Cruz de Tenerife, Canárias.

Sem comentários: