domingo, 21 de março de 2021

Veleiro KRAKEN no Funchal



 Chegou hoje pelas 6h, da manhã à baía do Funchal, o veleiro francês KRAKEN, da organização ecológica WINGS OF THE OCEANS, proveniente de Gibraltar e ficou fundeado junto do Lazareto. Pelas 13h teve a sua saída da baía do Funchal, rumou com destino a zona oeste da ilha, para depois tem como destino final a Port Vendres na França. Este veleiro já esteve na Madeira, numa visita em 10 de Março de 2009,  tem como missão a tripulação para combater poluição dos oceanos, contra o plástico e reciclar o mesmo, empenhados em limpar as costas e o fundo do mar . 

O veleiro Kraken foi construído em 2007  com bandeira da Dominica.  A associação recolheu cerca de 3.200 quilos de resíduos no mar e nas costas em 2019,  recebeu mais de 350 tripulantes e eco-voluntários.  A associação também acolheu 6 oceanógrafos que realizaram mais de 50 pesquisas científicas , em particular para estimar as quantidades de microplásticos na água (estudo do bentos, fitoplâncton, etc).

A bordo residuos zero, a dieta é exclusivamente vegetariana (e vegana), em linha com os valores da associação. Os alimentos adquiridos são oriundos de produtos orgânicos, com respeito aos produtos sazonais, economia (redução de resíduos, granel, etc.) e produção local. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

Sem comentários: