domingo, 11 de março de 2018

Cruzeiros em Khasab, Oman

 O Sultanato de Omã é o segundo maior país da Península Arábica, sendo a península Musandam, separado do resto de Omã pelos Emirados Árabes Unidos, é a parte mais ao norte do Sultanato.
 Khasab é a capital local da península de Musandam, em contraste com a beleza notável acima da água, tem um tesouro mundial subaquático. É rico na colorida vida marinha que é muito convidativo para a pesca, snorkeling e mergulho.
  A Península de Musandam tem uma abundância de fiordes protegidos, alguns apenas conectados ao continente por penhascos estreitos. Os fiordes, ou os khors, criados por rochas fragmentadas que se estendem como garras no mar e grandes e ondulantes penhascos que se elevam acima são magnificamente reflectidos na água abaixo. 
A costa se aproxima do Estreito de Ormuz com fjords espectaculares deram à área um segundo nome "A Noruega da Arábia" O Estreito de Ormuz tem apenas 60 km de largura e não tem mais de 60 m de profundidade e tem importância estratégica para Omã, já que 90% de todo o comércio de petróleo do Golfo passa por este área.
 Pequenas aldeias se aninham ao longo da costa tortuosa, a maioria delas apenas acessível por mar, suas montanhas escarpadas se elevam a mais de 2.000 metros acima do nível do mar.
A primeira coisa que você notará em Khasab é o forte pitoresco em sua baía, fortaleza construída no século XVII,  pelos portugueses buscando domínio sobre o comércio marítimo no Estreito de Ormuz.

O forte foi erguido para evitar ataques do mar. A madeira de teca da Índia foi usada para sua construção e o telhado foi formado a partir de uma mistura de folhas de palmeira e argila. Dentro de suas paredes baixas e caneladas, o forte contém uma grande torre central que se pensa em antecipar o próprio forte.
Dentro estrutura , podemos verificar artefactos tradicionais e regionais, modos da vida quotidiana como viviam os povos antigamente, como também antigas embarcações, são o resultado de um extenso trabalho de restauração realizado no final do século XX.
A localização do forte oferece excelentes vistas para o mar, com uma panorâmica vista da cidade de Khasab, sendo um porto escolhido nos itinerários pelo Médio Oriente, muitas das companhia de cruzeiros fazem escalas neste porto de Khasab.
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

Sem comentários: