quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Rebocador Eddy 1 no Funchal

 Está no Funchal o moderno e sofisticado rebocador Eddy 1 da  companhia Eddy Tug BV, uma empresa formada pelos inventores e pelos estaleiros da Holland BV Shipyards de Hardinxveld-Giessendam que construíram o protótipo em tempo recorde. e foi lançado em 2014. Esta primeira variante Eddy é designado o EDDY 30-65, uma embarcação de 30.30m de comprimento de fora, com uma amplitude de 13.40m e do projecto de exploração de 4.75m.
O rebocador foi construído, em apenas nove meses, e atende a classe Bureau Veritas - BV + 1 + HULL MACH, Escort Tug, AUT-UMS sem restrições de navegação. A equipa correu testes extensivos em Roterdão imediatamente antes da saída para Hamburgo. Eddy 1 alcançou 65 toneladas sem dificuldade e registou uma velocidade máxima de 13,5 nós.
O rebocador tem um sistema de propulsão "híbrida" diesel-elétrico e empreendeu a viagem para Hamburgo, usando apenas um gerador e os motores elétricos, para completar a viagem em 18 horas a 9 nós, exibindo incrivelmente baixo consumo de combustível. Uma série de variantes do rebocador EDDY estão em oferta, tudo incorporando a mesma forma do casco avançado, contudo simples e económica para a construção.
Comum a todas as variantes é a instalação de uma unidades de propulsão azimutal totalmente em cada extremidade e um grande quilha central, para proporcionar uma boa estabilidade direccional e um aumento substancial na linha de puxar quando se opera no modo de reboque indirecta.  O rebocador tem duas casas de máquinas separadas e idênticas, separados por espaço de alojamento. Em cada um dos espaçosos quartos do motor é uma unidade de propulsão 3000 Schottel SRP incorporando um motor eléctrico 460kW além do eixo de entrada normal que é acoplado a um Mitsubishi S16R principal motor diesel avaliado em 1610kW (2160bhp). Também alojados em cada casa das máquinas um gerador diesel Scania DI 16, para fornecer energia elétrica para o motor de acionamento Schottel no modo híbrido.
Empurrar e puxar forças pode ser aplicado em qualquer direção, com mínima necessidade de reposição, e estão sempre imediatamente disponíveis. A acomodação confortável é fornecido para até 8 pessoas em seis cabines, todos com casa de banho privada WC / chuveiro. Images copyrights; Imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.


Sem comentários: