sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Queen Victoria escala o Rio de Janeiro pela primeira vez


O elegante Queen Victoria chegou hoje de manhã pela primeira vez ao Píer Mauá, no Porto do Rio de Janeiro. É o quarto navio da histórica e tradicional companhia inglesa a escalar o Rio de Janeiro em pouco mais de 10 ano. Antes dele, Queen Mary 2, Queen Elizabeth 2 e Caronia já haviam visitado a capital fluminense entre o final da década de 90 e 2011. O Queen Victoria, também conhecido simplesmente por QV, porém, nunca tinha vindo ao país, apesar de realizar cruzeiros de volta ao mundo desde suas primeiras temporadas. Há três anos a Cunard não visitava o país. A escala de janeiro de 2011, do Queen Mary 2,flagship da companhia, durante um cruzeiro de volta ao mundo, havia sido a última da empresa na cidade (veja matéria da época). Durante alguns anos o QM2 escalou anualmente no Rio, tendo inclusive passado pela cidade em sua viagem inaugural em 2004. Junto ao Queen Elizabeth 2, outrora navio mais famoso do mundo, foram os dois navios da frota inglesa que mais visitaram o Píer Mauá. 
Albatros em segundo plano.  
Parte da nova geração de navios da Cunard, com projeto baseado na classe Vista, desenvolvida para a Carnival Corporation, o Queen Victoria tinha sido idealizado logo após o lançamento do Queen Mary 2. O projeto no entanto foi adiado, e o navio que se tornaria Queen Victoria foi transferido para a P&O com o nome Arcadia. Retomado logo em seguida, se tornou realidade em 2007 quando foi finalizado pelo estaleiro italiano Fincantieri. Possui capacidade para cerca de 2,010 passageiros, e um gêmeo na frota da Cunard, o Queen Elizabeth. Realiza um cruzeiro de volta ao mundo de 116 noites, com ida e volta para Southampton, porto próximo de Londres tradicionalmente utilizado pelas companhias inglesas para embarques. A viagem, que no Brasil já passou por Fortaleza, ainda escalará diversos portos na América do Sul e depois seguirá para a Polinésia Francesa, Austrália, Havaí e EUA. Além de diversos outros destinos nessas regiões e no Caribe. Veja mais detalhes deste roteiro clicando aqui. Após essa escala, a Cunard não tem volta prevista ao país. 
Albatros atracando antes do Queen Victoria. 
Também esteve no Rio de Janeiro durante o dia o Albatros, da Phoenix Reisen, que realiza um grande cruzeiro pela América do Sul. O Queen Victoria deixará o porto somente após as 22 horas. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella/Imagens (©) Copyright Igor Welster.

2 comentários:

Miguel disse...

"O elegante Queen Victoria...", francamento não acho, se você quer ver um navio elegante eu sugiro que você olha para as fotos do antigo navio "FRANCE" ou do paquete “Funchal”.

Cumprimentos.

Miguel disse...

"O elegante Queen Victoria...", francamente não acho, se você quiser ver um navio elegante eu sugiro que você olha para as fotos do antigo navio "FRANCE" ou do paquete "FUNCHAL".

Cumprimentos.