sábado, 8 de setembro de 2012

Magnífica ilha de Malta e os cruzeiros


O blog em viagem .... chegou a La Valletta que é uma cidade situada na ilha de Malta, que fica a 60 milhas ao sul da Sicília. Declarada pela UNESCO patrimônio da humanidade. 

Só no dia de ontem em que o editor RuiAgostinho escalou o porto de Malta foi verificado quatros escalas dos navios de cruzeiros Horizon da companhia francesa Croisieres de France, o Grandeur of the Seas da RCCL, o Costa Mágica da companhia italiana Costa Cruises e o Mein Schiff 1 da companhia alemã Tui Cruises nos seus cruzeiros pelo Mediterrâneo.

A capital de Malta localiza-se em um cabo da costa leste. Situa-se entre o Grand Harbour, ao sul, e o porto de Marsamxett, ao norte. Valleta continua a ser uma linda cidade de estilo barroco, apesar de algumas vezes não ser muito apreciada. Suas fortificações são imponentes, com enormes muros de pedra da Fortaleza de San Elmo.

Possui um formato retangular, apesar de seu solo irregular e de muitas de suas ruas terminarem em regiões que levam até a área das docas. Sua rua principal é a Kingsway, paralela a rua Strait, chamada também pelo nome de Gut. Antigamente, a rua Strait era a única rua onde os cavalheiros podiam lutar um duelo. Mais tarde tornou-se a “zona vermelha”, repleta de bares, restaurantes baratos e prostíbulos visitados pelos marinheiros.


Valetta possui muitas igrejas e castelos belíssimos, entre os quais se destaca a catedral de St. John e ou auberges, ou albergues dos cavaleiros. O Auberge de Castille, reformado no século XVIII, é hoje o escritório do primeiro ministro.


O Grand Harbour possui várias docas e pode aportar embarcações de até 300.000 toneladas. Em frente a Valetta fica a cidade de Sliema, uma cidade moderna e cosmopolita, com uma vida noturna efervescente, inúmeros hotéis, cafés, pubs, cinemas e clubes. Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.

Sem comentários: