terça-feira, 15 de novembro de 2011

GIL EANNES comemora o Dia Nacional do Mar



No âmbito das Comemorações do Dia Nacional do Mar, dia 16 de Novembro, a Fundação Gil Eannes assinala o dia promovendo entradas gratuitas a todos os que visitarem o emblemático navio museu Gil Eannes.
Como entidade que aderiu ao projecto “Passaporte do Mar”, o qual é uma iniciativa da Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, e conforme protocolo assinado no passado mês de Junho, neste dia os detentores daquele “passaporte” também estão isentos do pagamento da entrada no Navio Hospital.
No decorrer da visita, são visualizados os espaços representativos de uma embarcação, como a ponte de comando, casa das máquinas, cozinha, etc., e os espaços hospitalares tão característicos deste navio com 56 anos de vida, dos quais cerca de 25 anos foram dedicados no apoio à frota da pesca do bacalhau, nos mares da Terra Nova e Gronelândia.
Duas exposições estão patentes, subordinadas à temática da pesca “A Pesca do Bacalhau: navios bacalhoeiros de Viana do Castelo” e “A Pesca da Sardinha em Matosinhos”, as quais podem ser visitadas das 9H00 às 17H30.
A Fundação Gil Eannes regista anualmente uma média de 40 mil visitantes pelo que em 2011 já ultrapassou aquele número, contabilizando de momento 43 700 visitas.
Assim, desde Agosto de 1998, data de abertura do navio ao público, foram registadas
556 600 visitas. Texto e imagens Fundação Gil Eanes.

Sem comentários: