segunda-feira, 4 de abril de 2011

9 navios de passageiros em Lisboa.

Azura, Fram, Boudicca, Whitstar e AIDAbella
Fram e AIDAbella
Ocean Nova a chegar
Azura e Fram, tendo o Azura atraído muito as atenções dos Lisboetas.
Boudicca de chegada
Azura
Hoje foi sem dúvida alguma um dos melhores dias do ano, em termos de movimento de navios de passageiros no porto de Lisboa. Com a presença de nove navios em porto, tornou-se assim um dia único para este porto e provavelmente será o dia mais movimentado do ano. Destaca-se a presença do navio Funchal, em obras no cais da Matinha e do ferry Ilha Azul no estaleiro da NavalRocha. A estes soma-se o Fram que entrou ontem em Lisboa, pelas 11 horas e apenas sairá no próximo dia 7 pelas 20h, rumo a Leixões. A estes soma-se a presença do MSC Poesia que entrou pelas 7:00h permaneceu em porto até às 19h, no cais de Alcântara, vindo de Cádiz para voltar para Gibraltar. Também no cais da Rocha esteve presente o navio Splendour of the Seas, que chegou pela madrugada, cerca das 03:00h e partiu também pelas 19:00h rumo também a Gibraltar. Destaque também para a presença do mais pequeno de todos os navios de cruzeiros presentes, o Ocean Nova, que chegou pelas 09:00h vindo directamente de Ushuaia, atracou no cais da Eclusa, na Rocha Conde D’Obidos e só deverá sair no próximo dia 12, rumo ao Norte da Europa onde irá efectuar a sua operação de Primavera/Verão. 
MSC Poesia
Boudicca

Uma paisagem diferente de Lisboa. Em primeiro plano o Lisbonense e o Azura.
MSC Poesia
No cais do Jardim do Tabaco, ficou o Azura, sendo o maior navio que atraca neste novo cais recentemente construído e que pela primeira vez, recebeu um navio de grandes dimensões o que causou muita surpresa nos arredores do terminal, visto que os locais não estão habituados ainda com a presença dos navios neste novo espaço, em especial navios de tão grande dimensão. A partir de agora já poucos navios grandes também voltaram a surpreender. O Azura chegou pelas 07:00h de Vigo e partiu pelas 17:30h rumo a Bilbao, logo depois do AIDAbella que saiu pelas 17:00h de Santa Apolónia montante, um cais já com alguma utilização por parte desta companhia. 
  AIDAbella de saída
Splendour of the Seas sendo abastecido pelo Whitstar
Rumou a Cádiz, sendo que teve precedência do Funchal, tal como aqui noticiamos anteriormente aquando da sua passagem por este porto. O mais tardio a sulcar o Tejo, foi o Boudicca, vindo de San Sebastien, entrou apenas pelas 11:30h, e saiu pelas 18h, sendo o último navio a largar da parte Este da cidade. Resta dizer que hoje foi um dia excepcional para fotografar navios, e um agradável dia também para os passageiros dos navios que nos visitaram, com o sol a brilhar ao longo do dia todo. Como resultado de tal, apresentamos as fotos deste movimento excepcional de navios na capital Portuguesa, em maior quantidade do que o habitual, esperamos que as mesmas vão de encontro ao gosto dos nossos leitores e habituais visitantes.
O Ilha Azul no estaleiro da NavalRocha
Falta-nos apenas referir que o porto de Lisboa ainda apresentava hoje capacidade suficiente para poder receber mais dois navios pequenos ou então um de médio porte.
Splendour of the Seas
Splendour of the Seas, Ocean Nova e Ilha Azul
O paquete Funchal em reparações na doca de Matinha
Texto e fotos, copyright: Ricardo Martins e Rui Agostinho, Lisboa.

Sem comentários: