
Este enorme navio grua, foi desenvolvido pela Micoperi e inicialmente designado de Micoperi 7000 aquando entregue e lançado pelos estaleiros Fincantieri Monfalcone em Trieste no ano de 1986.  A construção decorreu entre 1985 e 1987, o navio foi construído em duas metades em doca seca, que quando concluídas foram postas a flutuar e então unidas. Aquando este processo, as duas metades foram suportadas por pontões temporários. As duas gruas encomendadas por sub contracto à empresa American Hoist & Derrick, foram construídas à parte nos estaleiros  Officine Meccaniche Reggiane e instaladas no navio por secções, tarefa que ficou a cargo de outro navio  grua da Saipem, o Castoro Otto. Está operacional desde 1988.
A construção decorreu entre 1985 e 1987, o navio foi construído em duas metades em doca seca, que quando concluídas foram postas a flutuar e então unidas. Aquando este processo, as duas metades foram suportadas por pontões temporários. As duas gruas encomendadas por sub contracto à empresa American Hoist & Derrick, foram construídas à parte nos estaleiros  Officine Meccaniche Reggiane e instaladas no navio por secções, tarefa que ficou a cargo de outro navio  grua da Saipem, o Castoro Otto. Está operacional desde 1988.
O agora Saipem 7000, está dotado com duas gruas capazes de elevar 140000 toneladas, 7000 cada uma. Transporta até 800 pessoas, dispondo de 30 camarotes triplos, 335 camarotes duplos, 35 singles e inclusive 5 suites. A favorecer a acomodação do navio, o Saipem 7000 possui um hospital, cinema e vários salões.
Está equipado com um sistema de posicionamento dinâmico, que o permite situar num ponto predefinido.
Possui também um heliporto. O Saipem 7000 também está preparado para operações de reabastecimento a helicópteros. Remodelado em 1999, o Saipem 7000 actualmente realiza operações de elevação de carga pesada no Mar do Norte e Golfo do México. Instalação e remoção de plataformas e adição de módulos a já existentes são as principais funções deste imponente navio grua.
Remodelado em 1999, o Saipem 7000 actualmente realiza operações de elevação de carga pesada no Mar do Norte e Golfo do México. Instalação e remoção de plataformas e adição de módulos a já existentes são as principais funções deste imponente navio grua.
Aqui ficam algumas das características técnicas do Saipem 7000:
Comprimento: 198 metros;
Boca: 87 metros;
Altura(Quilha até ao topo do casario): 45 metros;
Calado: 38 metros.
 O Saipem 7000 despertou muita curiosidade durante todo o dia de hoje, a sua enorme estrutura pouco habitual era visível em vários locais do Funchal.
O Saipem 7000 despertou muita curiosidade durante todo o dia de hoje, a sua enorme estrutura pouco habitual era visível em vários locais do Funchal.
Fotos: Marco Andrade e João Abreu. Texto: João Abreu, Funchal
 A construção decorreu entre 1985 e 1987, o navio foi construído em duas metades em doca seca, que quando concluídas foram postas a flutuar e então unidas. Aquando este processo, as duas metades foram suportadas por pontões temporários. As duas gruas encomendadas por sub contracto à empresa American Hoist & Derrick, foram construídas à parte nos estaleiros  Officine Meccaniche Reggiane e instaladas no navio por secções, tarefa que ficou a cargo de outro navio  grua da Saipem, o Castoro Otto. Está operacional desde 1988.
A construção decorreu entre 1985 e 1987, o navio foi construído em duas metades em doca seca, que quando concluídas foram postas a flutuar e então unidas. Aquando este processo, as duas metades foram suportadas por pontões temporários. As duas gruas encomendadas por sub contracto à empresa American Hoist & Derrick, foram construídas à parte nos estaleiros  Officine Meccaniche Reggiane e instaladas no navio por secções, tarefa que ficou a cargo de outro navio  grua da Saipem, o Castoro Otto. Está operacional desde 1988.O agora Saipem 7000, está dotado com duas gruas capazes de elevar 140000 toneladas, 7000 cada uma. Transporta até 800 pessoas, dispondo de 30 camarotes triplos, 335 camarotes duplos, 35 singles e inclusive 5 suites. A favorecer a acomodação do navio, o Saipem 7000 possui um hospital, cinema e vários salões.
Está equipado com um sistema de posicionamento dinâmico, que o permite situar num ponto predefinido.
Possui também um heliporto. O Saipem 7000 também está preparado para operações de reabastecimento a helicópteros.
Aqui ficam algumas das características técnicas do Saipem 7000:
Comprimento: 198 metros;
Boca: 87 metros;
Altura(Quilha até ao topo do casario): 45 metros;
Calado: 38 metros.

Fotos: Marco Andrade e João Abreu. Texto: João Abreu, Funchal
 
 
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