terça-feira, 2 de setembro de 2008

A frota (Marítima) da Airbus.

O roll on-roll off "Ville de Bordeaux", foi concebido especialmente para transportar os enormes componentes do Airbus380. O navio tem 154 m de comprimento, 24 de manga e de seu único portão de popa com as medidas 21m x14m. O navio foi construído em estaleiros Chineses de Jiling e foi lançado em fevereiro de 2004, entrando em serviço em junho de 2004. As características específicas destes navios é que são enormes espaços de carga com dimensões de 21m x 11 m livre, para trazer secções de 10m alto do novo avião A380, com uma resistência no convés durante 50t/m2. Dado o sucesso comercial da Airbus, foi encomendado mais dois novos navios ro-ro da ST Marine, nos estaleiros de Singapura, o primeiro chama-se “City of Hamburg”, foi lançado em junho de 2008 e irá participar com o 'Ville Bordeaux ", em outubro. Uma terceira unidade actualmente em construção nos estaleiros, serão incorporado no início de 2009. A transferência de componentes de diferentes fábricas, a montagem final em Toulouse, França foi um grande desafio, resolvido com sucesso. Em Hamburgo são fabricados diferentes secções da fuselagem em Puerto Real, Espanha secção de asas e cauda em Broughton, no País de Gales (as asas são os elementos de maior comprimento). Trata-se de um complexo sistema de transporte especial que envolve Beluga aeronave, o transporte rodoviário em grandes caminhões adaptados (realizada principalmente à noite para evitar interferências com o tráfego), adaptadas para a longos rio barcaças e cargueiros "roll-on. El roll on-roll off "Ville de Bordeaux" se diseñó especialmente para poder transportar los enormes componentes del Airbus380. El barco tiene 154 m de eslora, 24 de manga y su único portón de popa mide 21m x14m. Fue construido en los astilleros chinos de Jiling donde fue botado en Febrero 2004, entrando en servicio en Junio 2004. Las características específicas de estos buques: son el enorme espacio de carga con dimensiones de 21m x 11 m libres, para llevar las secciones de 10m de alto del A380, con una resistencia en cubierta de más de 50t/m2 Ambas características hacen únicos a estos ro-ro.Ante el éxito comercial de Airbus, las necesidades de transporte han demandado el encargo de dos nuevos ro-ro a los astilleros ST Marine de Singapur, El primero de ellos denominado “City of Hamburg” fue botado en Junio 2008 y se unirá al "Ville de Bordeaux" en Octubre. Una tercera unidad actualmente en construcción en los mismos astilleros se incorporará a principios de 2009. El traslado de componentes desde las diferentes fábricas, a la planta de ensamblaje final en Toulouse constituyó un importante reto, resuelto con éxito. En Hamburgo se fabrican diferentes secciones del fuselaje; en Puerto Real, España la sección de cola y las alas en Broughton en Gales (las alas son los elementos de mayor longitud). Es un sistema complejo de transporte integral que implica aviones especiales Beluga, transporte de carretera en grandes camiones adaptadps (se realizan principalmente de noche, para evitar interferencias en el tráfico), barcazas fluviales acondicionadas para las largas cargas y los buques roll-on.
Texto: Antonio Saez, Tenerife .
Fotos: Airbus Ind.; Steve Elwood, UK; Cailler Gilbert, da França e Antonio Saez, Tenerife.

Sem comentários: