terça-feira, 24 de junho de 2008

Hr. Ms. Johan de Witt na Eclusa.

Encontra-se atracado no cais denominado Eclusa, o recente navio anfíbio LPD (Landing Platform Dock), Holandês, Hr. MS Johan de Witt. Este navio foi baptizado em Maio de 2006 e entrou ao serviço em Julho de 2007. E ainda está em vias de ficar totalmente operacional uma vez que até meados de 2008 está em fase de exercícios. Tem 16680 toneladas, 162,2m de comprimento, 25m de boca e 5,9m de calado. No seu hangar pode acomodar até quatro helicópteros EH-101, e possui espaço para dois helicópetros aterrarem simultaneamente no heliporto. Está equipado com hospital e preparado para fazer evacuações de tropas ou civis em caso de catástrofe.

Fotos e texto/Photos and text copyright: Ricardo Martins.

2 comentários:

Raquel Sabino Pereira disse...

Eu vi-o hoje de manhã, quando estava no combóio a caminho do Cais do Sodré. Deu-me a sensação que estes navios se disfarçam de navios de passageiros (pelo menos, na escuridão ou na neblina, a silhueta assemelha-se a navios de cruzeiros).

Mas o que gostei mesmo muito de ver na fotografia foi o simpático rebocador «Alerta», colega do meu rebocador preferido e de estimação, o «ZÉZITO»!!!

Hoje há músicas novas!

Um abraço, directo de Lisboa para o Funchal!!!

barconauta_ disse...

Este navio é realmente bastante grande, e com grande capacidade de carga. Trata-se de um projecto entra Holandeses e Espanhóis.
Quanto a Alerta e enquadramento da foto foi feito mesmo para o contemplar pela sua beleza!