quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Independence of the Seas cancela Açores e escala ilha da Madeira

 

O Independence of the Seas, da companhia Royal Caribbean, fez hoje uma escala não programada, após cancelar a escala em Ponta Delgada nos Açores, devido às condições meteorológicas adversas e opta por mudar rumo com destino a ilha da Madeira.  


O Independence of the Seas é proveniente de Lisboa, atracou no porto do Funchal, pelas 6h30m,  e teve a sua saída pelas 16h, com destino  a Nassau, nas Bahamas.Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados, Sergio Ferreira-Funchal.


Iate luxo DEJA TOO atracou no Porto do Funchal

Pelas 9h, atracou no molhe da pontinha no Porto do Funchal, o iate de luxo DEJA TOO, que já estava em fundeadouro do Lazareto alguns dias, proveniente do porto de Gibraltar. 

 

terça-feira, 21 de outubro de 2025

Britannia, Scarlet Lady e Royal Clipper juntos no Funchal

                    

Hoje a cidade do Funchal, recebe a escala dos navios de passageiros Britannia,da companhia P&O Cruises, o navio Scarlet Lady da companhia Virgin Voyages  e o navio de passageiros à vela Royal Clipper  da companhia Star Clipper. 
O inovador e o primeiro navio da classe, o Scarlet Lady atracou no molhe da pontinha pelas 6h30m, proveniente da cidade de Casablanca, em Marrocos na sua viagem transatlântica. Deixou o porto do Funchal, pelas 17h45m, com destino ao Porto de Santa Cruz de Tenerife nas Canárias.
O navio Britannia atracou pelas 7h45n, no molhe da pontinha,  foi proveniente de Southampton no Reino Unido e pelas 17h, rumou com destino Santa Cruz de La Palma,  nas Canárias. 
O navio de cruzeiros à vela Royal Clipper, atracou no terminal de passageiros do cais 6 do Porto do Funchal,  proveniente de Portimão, no Algarve e rumou pelas 18h15m, destino Bridgetown, na ilha de Barbados, nas Caraibas.  Text and images copyrights, Texto e iamgens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.




RRS Sir David Attenborough fora das 3 milhas




O navio  RRS Sir David Attenborough chegou hoje pelas 11h, ao largo do Garajau na sua viagem posicional do Reino Unido para o hemisfério sul. É um navio de investigação pertencente ao Conselho de Investigação do Ambiente Natural e operado pelo British Antarctic Survey para fins de investigação e apoio logístico.  Pelas 13h, rumou com destino a Montevideo, no Uruguai. 

Ilhéu da Mina no Porto do Funchal

Hoje o Porto do Funchal recebe a escala da draga Ilheu da Mina, ao inicio da tarde para reabastecimento no cais 1. 

Proveniente do Porto do Caniçal e depois rumou a zona da Tabua para a recolha de inertes e depois rumou ao Porto Novo. 



segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Iate de luxo Deja Too na baía do Funchal

Iate de luxo  Deja Too de 48,5m, na baía do Funchal, está na sua travessia transatlântica desde a Europa para as Caraíbas. Ontem o Deja Too opta pelas 21h30, desviar de rota em navegação a sul das ilhas Desertas desde Gibraltar para as Caraíbas.  Chegou ao fundeadouro do Lazareto pelas 6h para uma escala tecnica.
 

Solitário Azura no Funchal

Hoje o único navio de passageiros em Porto do Funchal, o gigante paquete Azura da companhia P&O Cruises, na sua temporada Atlântica entre as ilhas da Madeira e Canárias. O Azura atracou no Funchal. pelas 6h30m, foi proveniente de Santa Cruz de Tenerife e rumou pelas 22h, com destino Las Palmas de Gran Canaria. 



Frota Atuneiros da Madeira

A colorida e bonita frota de atuneiros da Madeira reunida no Porto do Caniçal, dando assim o final de época da safra que terminou em Outubro.  A época da pesca do atum decorre entre abril e outubro. A frota do atum na Madeira envolve cerca de 30 atuneiros e 400 pescadores e armadores.
 Os Tunídeos são um importante recurso de pesca tradicional na Região Autónoma da Madeira, caracterizado por pronunciadas flutuações anuais das suas capturas. Essas flutuações são fortemente influenciadas pela variabilidade das condições ambientais oceânicas que, diretamente ou através da respetiva influência na abundância de alimento, determinam as rotas migratórias características dessas espécies e a sua maior ou menor acessibilidade à frota de pesca nesta área Atlântica.  Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.



 

domingo, 19 de outubro de 2025

Spirit of Discovery regresso ao Funchal




Está de regresso ao Porto do Funchal, Spirit of Discovery da companhia Saga Cruises, em mais um cruzeiro pelas ilhas da Madeira e Canárias. 
O navio Spirit of Discovery atracou no Porto do Funchal, pelas 07h15m, é proveniente de Portsmouth, no Reino Unido, e teve a sua saída pelas 17h,  com destino a Santa Cruz de La Palma na ilha de La Palma. 
 Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

HMCS Edmonton e HMCS Yellowknife


Os navios militares HMCS Edmonton e HMCS Yellowknife chegaram hoje a cidade do Funchal, ao fim da tarde numa escala curta.  Estes navios demonstram o compromisso firme do Canadá com a NATO e com a segurança da região Euro-Atlântica. 

Como navios da Classe Kingston de Defesa Costeira Marítima, o HMCS Edmonton e o Yellowknife estão equipados com avançadas capacidades de contramedidas de minas, incluindo Veículos Submarinos Autónomos e equipas de mergulho de descontaminação da Marinha Real Canadiana. 

ERIN SCHUTLE no Caniçal


O petroleiro ERIN SCHUTLE está de regresso às boias do terminal CLCM, no Porto do Caniçal- Chegou pelas 10h30m proveniente de Sines e ruma amanhã a ilha do Porto do Porto Santo para reabastecimento à ilha Dourada .Text and images copyrigthts, Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.




Fragata francesa COURBET no Funchal

  A fragata 'Courbet' da Marinha Francesa fez escala no Porto do Funchal, durante o dia de hoje numa escala dumas horas na ilha da Madeira. Segundo informação revelada recentemente pelo consulado francês na Madeira, o comandante do navio, capitão-de-mar-e-guerra Arnaud Richard irá prestar cumprimentos oficiais às entidades locais, seguindo-se um almoço oficial a bordo. Comandante do navio, Capitão de Mar e Guerra Arnaud Richard, vai apresentar cumprimentos às autoridades locais.  
A acompanhar esta escala estará também o Adido de Defesa da Embaixada de França em Lisboa, Capitão de Fragata Stéphane Boubeker, bem como o Encarregado de Missão de Defesa da mesma embaixada, Jean-Louis Corrente.


sábado, 18 de outubro de 2025

Bolette e o Emerald Princess no Funchal


 Hoje a cidade do Funchal, recebe a escala dos navios de passageiros Bolette da companhia Fred. Olsen Cruise Lines em viagem pelas ilhas Atlânticas Portuguesas e o Emerald Princess da companhia Princess Cruises, na sua viagem transatlântica da Europa para os Estados Unidos. 


O Bolette,atracou no Porto do Funchal, pelas 6h15m, a realizar um cruzeiro de 13 dias e rumou pelas18h rumo a capital portuguesa Lisboa, antes de regressar a Liverpool. Já o Emerald Princess,  atracou pelas 7h, proveniente de Vigo em Espanha na sua viagem 29 dias e rumou pelas 17h, ao porto de Fort Lauderdale nos Estados Unidos. Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.


Navio hidro-oceanográfico NRP D. Carlos I no Funchal

O navio hidro-oceanográfico da Marinha Portuguesa, NRP D. Carlos I, está na ilha da Madeira,  chegou pelas 9h ao cais 6 do Porto do Funchal. Conforme o comunicado da Marinha Portuguesa, está executar, em conjunto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), com o Instituto Hidrográfico (IH) e com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INEScTEC), uma campanha oceanográfica no complexo geológico Madeira-Tore. 

 ​​​O complexo geológico Madeira-Tore tem uma área de 197 431 km2 e inclui 19 estruturas, 17 das quais são montes submarinos, onde estão incluídos os Bancos Ampere e Coral Patch.  Nos três primeiros dias da missão, foi efetuada a manutenção operacional da estação de observação oceanográfica da margem Ibérica do EMSO (European Multidisciplinary Seafloor and water column Observatory), a sudoeste do Cabo de São Vicente, incluindo a recolha e fundeamento de equipamentos científicos e a colheita de perfis e amostras da coluna de água.  O navio irá agora prosseguir a sua missão no complexo geológico Madeira-Tore, efetuando lançamento de boias derivantes no âmbito do Global Drifter Program para obtenção de dados das correntes oceânicas, colheita de amostras da coluna de água e de fitoplâncton, assim como registos do solo marinho com recurso ao ROV EVA do INESCTEC. Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados, Sergio Ferreira-Funchal
                     



Catamarã MOKAI VAKA na Marina do Funchal


Chegou hoje pelas 8h30m, à Marina do Funchal, o catamarã MOKAI VAKA de 22m, numa escala para reabastecimento nesta travessia longa transatlântica e trans pacífica com destino final as ilhas do Tahiti na Polinésia Francesa. Proveniente de Vigo, onde também vez uma escala técnica e pelas 9h45m, rumou as ilhas de Cabo Verde. Esta embarcação de 22m, foi é modelo Day One 70, construído pelos estaleiros Chantier L´Arsenal em La Rochelle e lançado mês de Setembro 2025.


  O Mokai Vaka incorpora uma nova geração de catamarãs mais limpos, silenciosos e responsáveis.  Com 22 metros de comprimento e 10,9 metros de largura, pode acomodar até 150 passageiros, tem uma propulsão híbrida (velas e motores de baixo impacto), painéis solares e turbinas eólicas o tornam a embarcação mais econômica e respeitosa.

Pertence a empresa Mokai Tours Tahiti , sendo que quando chegar à Polinésia Francesa, será o maior catamarã a operar nestas lindas ilhas da Polinésia. 

Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira_Funchal