quinta-feira, 21 de março de 2024

Veleiro DANMARK regresso ao Funchal


Veleiro Danmark chegou hoje pelas 14h30m, ao Porto do Funchal, para atracar no molhe da pontinha  cais 2. Proveniente do porto de Mindelo na ilhas de Cabo Verde e tem agendada a sua saída dia 24 com destino para Málaga, em Espanha.

 Propriedade da Autoridade Marítima Dinamarquesa e baseado no Centro de Treinamento e Educação Marítimo em Frederikshavn, Dinamarca. O governo dinamarquês decidiu, em 1932, mandar construir um navio-escola a que foi dado o nome de Danmark.  Terá feito a viagem inaugural, em 1935, e teve como primeiro porto, precisamente, o Funchal.  Associada à Madeira está também a celebração das Bodas de Ouro do navio, em setembro, de 1985. 

Um veleio de três mastros totalmente equipado de 1932 é exatamente o que parece, uma educação flutuante. Para os jovens estudantes dinamarqueses que aprendem os fundamentos da navegação, é muitas vezes uma experiência de mudança de vida. Sem telefones, acesso muito limitado à Internet, apenas uma oportunidade de se testarem num ambiente muito longe da sua zona de conforto.TExt and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados, Sergio Ferreira-Funchal.


Sem comentários: