terça-feira, 4 de outubro de 2022

Fragata francesa AQUITAINE no Funchal

 

Hoje pelas 9h, chegou a fragata francesa AQUITAINE da Marinha Francesa, proveniente da base naval Rota, em Espanha, faz escala no Funchal, para uma escala técnica de vários dias, tem agendada a sua saída no próximo sábado.
 As fragatas francesas da classe Aquitaine foram desenvolvidas como parte do programa franco-italiano de fragatas multimissão FREMM. Os navios de guerra franceses da classe Aqutaine foram desenvolvidos como fragatas multimissão, mas são claramente destruidores. 

Os navios da classe Aquitaine são capazes de realizar diversas missões, como guerra antiaérea, guerra antissubmarina e até mesmo ataque terrestre de alvos localizados a mais de 1.000 km de distância. Até agora, a França encomendou 6 desses navios de guerra otimizados para o papel de guerra antissubmarino e 2 otimizados para o papel de defesa aérea. 

 O radar primário é o radar AESA (Electronic Scanned Array) passivo multifuncional Thales Herakles. Ele pode rastrear alvos de superfície e aéreos a uma distância de até 250 km. Ele também fornece controle de fogo para os mísseis terra-ar Aster.     Esses navios franceses são equipados com um sistema de lançamento vertical (VLS) de 16 células, carregado com mísseis de defesa aérea de médio alcance Aster 15. Esses mísseis têm um alcance de cerca de 30 km. Um total de 16 mísseis são transportados.     A capacidade de ataque terrestre é fornecida por outro VLS de 16 células, carregado com mísseis de cruzeiro de ataque terrestre SCALP Naval. Estes têm um alcance de mais de 1 000 km. Um total de 16 desses mísseis são transportados e estão prontos para uso. Apenas poucas outras fragatas no mundo têm um impacto tão formidável.     A capacidade anti-navio é fornecida por dois lançadores quádruplos com mísseis anti-navio MM.40 Exocet Block 3. Estes podem engajar navios hostis em alcances de mais de 200 km.     Existe uma única arma de dupla finalidade OTO Melara Super Rapid 76 mm. Esta arma de disparo rápido tem um alcance de até 15 km e pode engajar navios de superfície, alvos aéreos e bombardear alvos terrestres. Também existem três sistemas de armas remotas Nexter Narwhal 20B com canhões de 20 mm.  Têm sonares de casco e rebocados para detecção de submarinos. Existem dois tubos duplos de 324 mm para torpedos leves EUROTORP MU90. Estes podem ser usados ​​contra submarinos, bem como navios de superfície.     Há um hangar para um único helicóptero NH90 NFH .Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados, Sergio Ferreira-Funchal. 

Sem comentários: