quinta-feira, 8 de junho de 2017

Navio militar francês "Monge" no Funchal

O navio ‘Monge’, da Marinha Francesa, está hoje no Funchal, numa escala de rotina na Madeira, para reabastecimento e descanso da guarnição de 196 elementos, tendo entrado pelas 9h, irá permanecer até às 6h do dia 12 de Junho.
Tem como função acompanhar testes de mísseis balísticos e tácticos disparados da costa francesa ou a partir de submarinos de imersão, cooperando ainda em outras operações de seguimento de satélites e de observação de alvos.
O navio Monge, foi construído pelos Chantiers de l’Atlantique, em Saint-Nazaire, e entrou ao serviço a 4 de Novembro de 1992, substituindo o navio de ensaios Henri Poincaré, que estava ao serviço desde 1968.
O navio está equipado com um sofisticado equipamento de telecomunicações e sistema de observação meteorológica, podendo também ser adaptado a um navio-hospital, pois dispõe de enfermarias, equipamentos de radioscopia e salas para cirurgia, reanimação e cuidados intensivos.
O Monge mede 229 metros de comprimento, por 26 de largura e 7,60 metros de calado, tem uma arqueação bruta de 20.300 toneladas e uma autonomia de navegação calculada em cerca de 60 dias. Ao nível da propulsão, está equipado com dois motores diesel que lhe conferem uma potência de 9.000 hp e uma velocidade máxima de 16 nós, tem dois helicópteros.
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

Sem comentários: