segunda-feira, 3 de março de 2014

Cruzeiros de Carnaval no Brasil

Costa Fascinosa
Costa Fascinosa entra no porto
O Porto de Santos recebeu quatro navios de cruzeiro no último domingo: dois de origem italiana: Costa Fascinosa e MSC Magnifica, da Costa e MSC Crociere, respectivamente, e dois do grupo Royal Caribbean: Splendour of the Seas, da marca principal, do grupo e Empress, da marca espanhola Pullmantur. Todos retornavam de cruzeiros com escalas nos países do rio da Prata, Argentina e Uruguai, e partiram para novas viagens com destino a região. A exceção foi o Costa Fascinosa, que seguiu para uma viagem de seis noites com destino ao nordeste.
Splendour of the Seas
O primeiro navio a atracar foi justamente o flagship da Costa Crociere, que, vindo de Punta del Este, havia realizado embarque de passageiros em Santos no dia 22 de fevereiro. Com quatro dias de navegação, a viagem escala, em oito noites, as cidades de Buenos Aires (onde realiza pernoite), na Argentina, e Punta del Este, no Uruguai. Além de realizar desembarque e embarque de passageiros, o Fascinosa possuía boa quantidade de argentinos embarcados em Buenos Aires para um roteiro de 14 noites, no último dia 26. O cruzeiro iniciado, de seis noites, realizará escalas em Búzios, Ilhabela e Salvador antes de retornar a Santos no próximo dia 8.
Logo após a embarcação da classe Concordia entrar no porto, foi a vez do Splendour of the Seas passar pela Ponta da Praia rumo à região dos armazéns 30, onde atracou por volta das 7h20min. O tradicional navio da Royal Caribbean International retornou de um cruzeiro de 7 noites com escalas em Punta del Este e Montevideo no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina. Partiu para roteiro semelhante, que também durará seis noites, e terá atividades especiais para celebrar o carnaval. Reformado no final de 2011, o Splendour será novamente o navio a fechar a temporada brasileira, na segunda quinzena de abril.
MSC Magnifica
MSC Magnifica e Splendour of the Seas
O terceiro a atracar foi o MSC Magnifica, da MSC Crociere, que realiza sua segunda temporada no Brasil. Dedicado aos roteiros com rumo ao prata e embarque em Santos, oferecidos regularmente pela MSC há mais de dez anos, esses roteiros serão assumidos pelo MSC Poesia na próxima temporada. Por enquanto, entretanto, o Magnifica é o responsável pelos cruzeiros que possuem 7 noites e escalam os mesmos portos que o Splendour of the Seas, porém, em diferente ordem e com diferente permanência nos portos. Retorna no próximo domingo, quando inicia novo cruzeiro ao prata.
Empress
A última embarcação a chegar foi o Empress, da Pullmantur, que só atracou depois das 9h30min da manhã, no armazém 15. Assim como o Magnifica e o Splendour, o Empress realiza cruzeiros semanais com destino aos países que fazem fronteira com o sul do Brasil. A diferença é que o navio da Pullmantur escala somente duas cidades estrangeiras (Buenos Aires e Punta del Este ou Montevideo) e passa sempre por Itajaí, onde também realiza embarque e desembarque de passageiros. Primeiro navio a escalar Santos nessa temporada, o Empress será um dos que mais passaram pela cidade durante a temporada, já que sua partida está prevista somente para abril.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella, Santos - Brasil.

Sem comentários: