terça-feira, 28 de agosto de 2012

Istambul e os cruzeiros


Istambul  é a maior cidade da Turquia, a quinta maior do mundo, rivalizando com Londres como a mais populosa da Europa. A grande maioria da população é muçulmana, mas também há um grande número de laicos e uma ínfima minoria de cristãos e judeus.

A cidade ocupa ambas as margens do Estreito do Bósforo e do norte do Mar de Mármara, os quais separam a Ásia da Europa no sentido norte-sul, uma situação que faz de Istambul ser  a única cidade do mundo assente sobre dois continentes: Europa e Ásia.

 Esta enorme riqueza e diversidade cultural é o mais fascinante para os visitantes. O porto de Istambul é conhecido pelas grandes companhias que escalam diariamente, como podemos verificar nas imagens  Nieuw Amsterdam da Holland America Line, o Costa Favolosa da Costa Cruises, o Queen Victoria da companhia Cunard e o Mariner of the Seas da Royal Caribbean Cruise Line.

O Krisitna Kararina da companhia finlândesa Kristina Cruises e o Samsun dum operador turco escalaram o porto de Istambul.  A Mesquita Azul é um destes exemplos. Construída pelos Otomanos no séc. VII, é a maior grande e majestuosa de Istambul, e distingue-se pela côr azul viva e verde dos mosaicos que decoram as sus cúpulas.

Outras Mesquitas que são de visita obrigatória são a valiosa Mesquita de Rüstem. Pasada a de Santa Sofia, próxima do Corno de Ouro, um maravilhoso porto natural, encontra-se a Cisterna da Basílica, construída no ano 532 e é o lugar no qual se depositava a água trazida pelos aquedutos.

No grande Bazar terá tempo para passear e fazer as suas compras.O Bazar Egípcio é o mercado onde poderá encontrar exóticas especiarias, produtos típicos como perfumes orientais, frutos secos e  delícias turcas. Imagens e texto com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

Sem comentários: