Home

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

IONA, Marella Explorer 2 e Seabourn Ovation no Funchal

 Tripla de navios de passageiros no Porto do Funchal, Iona da companhia P&O Cruises, Marella Explorer 2 da companhia Marella Cruises nos cruzeiros pela Madeira e Canárias e Seabourn Ovation da companhia Seabourn Yacht Cruises em viagem transatlântica da Europa para as Caraíbas.

 O Iona chegou pelas 6h, proveniente de Southampton, no Reino Unido, com 5 347 passageiros a bordo num cruzeiro de 14 noites  e rumou às 16h45 para Santa Cruz de Tenerife, nas Canárias.


 O Marella Explorer 2 atracou pelas 7h, proveniente de Lanzarote, traz a bordo, 1 768 passageiros e rumou pelas 18h, a ilha de La Gomera O Seabourn Ovation chegou de Barcelona, porto de origem deste cruzeiro de 14 noites que além da escala de hoje no Funchal, rumou pelas 18h15m, para a travessia até  St. Kitts, nas Caraíbas Orientais.   Text and image copyrights, Texto e imagens com direitos reservados, Sergio Ferreira-Funchal.


 

Cimenteiro FLORVIK no Terminal Cimento dos Socorridos

Navio cimenteiro FLORVIK está de regresso no Terminal Cimento dos Socorridos, atracou hoje pelas 9h, proveniente de Setúbal, para descarga de cimento a granel para a empresa Secil-Cimentos Madeira. Text and image copyrights, Texto e imagens com direitos reservados, Sergio Ferreira-Funchal.

 

Rebocador Boqueirão de regresso à actividade portuária

Rebocador Boqueirão da Apram está de regresso à actividade portuária no Porto ddo Funchal, e chegou pela 10h, proveniente do estaleiro naval do Caniçal, no qual esteve a mudar peças de navegação e em manutenção do casco. Esteve desde o dia 23 de Outubro, no estaleiro como foi noticiado neste blog anteriormente. Text and image copyrights, Texto e imagens com direitos reservados, Sergio Ferreira-Funchal.


terça-feira, 12 de novembro de 2024

Mein Schiff 7 e Costa Diadema na Madeira

 

A cidade do Funchal recebe os navios de passageiros Mein Schiff 7 da companhia Tui Cruises e Costa Diadema da companhia Costa Cruises em cruzeiros pelas ilhas Atlânticas.

O novo navio Mein Schiff 7 atracou no molhe pontinha pelassss 6h, proveniente de Las Palmas na ilha  Gran Canaria, na sua viagem quinzenal pelas ilhas Canárias, Cabo Verde e Madeira, com 2862 passageiros a bordo e rumou pelas 22h, com destino a Santa Cruz e La Palma na ilha La Palma.

 O Mein Schiff 7 efetua os habituais cruzeiros quinzenais da TUI, que escalam a Madeira a cada 15 dias, intercalando com o arquipélago de Cabo Verde.  A bordo, viajame 1 022 tripulantes.   

O navio Costa Diadema entrou pelas 8h30m, proveniente de Las Palmas, na ilha Gran Canária, tendo no Funchal, 76 desembarques e 43 embarques e com 3598 passageiros a boro. Sendo os últimos deste ano, pois a Costa Cruises, volta ao Atlântico novamente para embarques na Madeira em Janeiro 2026, com o navio Costa Fortuna.    Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.


Navio Ro-Ro “Ciudad de Cadiz” em Viana do Castelo

 Navio Ro-Ro “Ciudad de Cadiz” escala  Viana do Castelo, neste registo do dia 4 de Novembro deste ano, para mais uma escala neste porto a norte de Portugal, para carregar componetes de empresas a norte de Portugal. 


O navio de carga Ro-Ro “Ciudad de Cadiz”, pertencente ao grupo Louis Dreyfus Armateurs, transporta peças para a empresa Airbus a bordo, este novo serviço de linha regular vai escalar ainda os portos de Tunes, Tanger Med e Nantes Saint-Nazaire. 


O navio Ro-Ro “Ciudad de Cadiz”, teve a  primeira escala em Viana do Castelo no dia 5 de dezembro, 2022. Chegou a Viana do Castelo pelas 8h30m, e  largou pelas 13h, em direção ao porto de Montoir, em Nantes Saint-Nazaire, na zona da Bretanha.  Foi construído em 2009 e que navega com bandeira de França, possui 127 metros de comprimento, 20 de largura, calado de 4.8 metros e capacidade de carga de até 15.643 toneladas brutas. 

 Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

 

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Sirena, AIDAcosma e Azura no Funchal

O Porto do Funchal, recebe hoje os habituais das segundas-feiras da temporada de Inverno, AIDAcosma da companhia AIDAcruises e Azura da companhia P&O Cruises, e em viagem transatlântica Sirena da companhia Oceania Cruises. 

O Azura e o AIDAcosma estão a fazer cruzeiros de 7 noites pelas ilhas de Canárias e da Madeira, entrou em porto o AIDAcosma em primeiro pelas 6h, proveniente de Las Palmas na ilha de Gran Canária, com  5 576 passageiros a bordo e ruma pelas 23h, com destino Santa Cruz Tenerife . 

 O Sirena num cruzeiro transatlântico de 27 noites, com destino a Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde vai ficar posicionado nos próximos meses. O Sirena traz a bordo 638 passageiros, atracou pelas 7h, no cais norte do Porto do Funchal, ruma às 17h, com destino a St. George, na ilha da Bermuda.O Azura viaja com 2 958 passageiros a bordo, atracou pela 6h30m, e sai às 21h30 para a ilha La Palma.  Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.



Iate luxo Sea Owl no Caniçal

O iate de luxo Sea Owl de 62 metros entrou no Porto do Caniçal hoje pelas 9h, proveniente da Baía d'Abra, que ontem fundeou após a sua chegada pela 13h, à ilha da Madeira. Proveniente de Gibraltar, nesta viagem posicional do Mediterrâneo Ocidental para as Caraíbas.

O iate Sea Owl vai ter uma longa escala no Porto o Caniçal, para descanso de tripulação e reabastecimento de combustível. Text and images copyrightss; Texto e imagens com direito reservado; Rodrigo Freitas-Funchal.



 

Cargueiro Jaime S com viaturas Rally Madeira Legend 2024

Escalou hoje o porto do Caniçal o porta-contentores Jaime S, do grupo GS Lines, nesta escala semanal com transporte especial de viaturas para participar no Rally Madeira Legend 2024. Entrou no Porto do Caniçal pelas 10h30m, proveniente de Lisboa .  

O Rally Madeira Legend irá para estrada, de 15 a 17 Novembro 2024 , com algumas equipas internacionais continentais e regionais.   Esta prova automobilística destina-se a viaturas Históricas, realizada para comemorar os “60 anos da Volta à Ilha da Madeira”. 


Text and images copyrightss; Texto e imagens com direito reservado; Rodrigo Freitas-Funchal.

 

Draga ILHÈU DA MINA rumo a Ribeira Brava

Draga ILHÈU DA MINA na sua saída do Porto do Caniçal para rumar à  Ribeira Brava, num trabalho nocturno de recolha de inertes na zona oeste.
  Text and images copyrightss; Texto e imagens com direito reservado; Rodrigo Freitas-Funchal.

 

Regresso do petroleiro Galbot no Caniçal


 Escala do petroleiro Galbot, regresso ao Caniçal ontem pelas 9h30m, proveniente de Sines, ficando nas  bóias do Terminal de Combustiveis da CLCM.  A sua saída aconteceu hoje pelas 16h30m, com destino a Sines.  Text and images copyrightss; Texto e imagens com direito reservado; Rodrigo Freitas-Funchal.

Petroleiro Epic Breeze no Caniçal




O porto do Caniçal recebeu o petroleiro Epic Breeze, que já aguardava na costa sul da ilha da Madeira à dois dias, para a saída do petroleiro Galbot.  Entrou nas boías do terminal petroleiro da CLCM, pelas 17h, proveniente de Sines . Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.
 

domingo, 10 de novembro de 2024

Mein Schiff 5 e o Odyssey of the Seas na ilha da Madeira


O Porto ddo Funchal recebe a escala de dois navios de passageiros, com a escala do Odyssey of the Seas da companhia Royal Carribean Cruise Line em viagem transatlântica e o Mein Schiff 5 da companhia Tui Cruises em viagem pela Madeira e Canárias.
O Mein Schiff 5 chegou pela 6h30m, ao Porto do Funchal, proveniente de Lisboa, com 2 491 passageiros a bordo nesta viagem de 10 noites, e tem agendada a sua saída pelas 22h, com destino a Santa Cruz de La Palma na ilha La Palma. 

O gigante Odyssey of the Seas atracou pela 7h, proveniente Málaga em Espanha,  a bordo, traz 4014 passageiros, num cruzeiro de 14 noites, e pela 18h, rumou  a Nova Iorque, nos Estados Unidos  .Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.


 

Navio-museu Gil Eannes no estaleiro em Viana do Castelo

O navio-museu Gil Eannes, da Fundação Gil Eannes, está na doca nº1 nos estaleiros navais da cidade, que o construíram em 1955,para intervenção, com uma duração prevista de três semanas este símbolo museológico do concelho de Viana do Castelo.
 Navio-museu Gil Eannes no estaleiro em Viana do Castelo para manutenção do casco e dos mastros, para algumas inspecções de equipamentos de segurança.  A operação de manutenção, realizada de 10 em 10 anos, pretende responder “às exigências legais, em termos de certificados, entre outros de segurança”. 

 Em 1955, quando integrou a frota bacalhoeira, prestava assistência a 70 navios e a cerca de 4.900 homens.  O regresso do Gil Eannes a Viana do Castelo, aconteceu a 31 de janeiro de 1997 e abriu portas como navio-museu, gerido pela fundação, de iniciativa municipal, em agosto de 1998.    Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.