Celebrou-se hoje o Centenário da Junta Autónoma das Obras do Porto do Funchal, 100 anos que a APRAM quis comemorar, lembrando o passado e homenageando aqueles que trabalham e trabalharam no porto.
Na Gare Marítima da Madeira foi inaugurada hoje pela Secretária Regional da Cultura, Turismo e Transportes a exposição “Porto com História”, que aconteceu pelas 11 horas, em colaboração com o Museu Photografia Vicente's e a DRAC.
O programa contou também a disponibilização de um anuário digital e de uma newsletter mensal da responsabilidade do Centro de Estudos e História do Atlântico (CEHA). O historiador Alberto Vieira explicou que foi preparada uma publicação específica que estará disponível a partir do dia 13 na internet.
Ainda na manhã pelas , decorreu a inauguração de um mural onde figurará o nome de todos os colaboradores que trabalharam, trabalham e que contribuíram para o sucesso dos portos da Madeira.
Durante a tarde de hoje, o Porto do Funchal abriu a sua área internacional aos madeirenses.
Muitos responderam ao convite da APRAM e vieram até à Pontinha na lancha de pilotos Comandante Valério Andrade, recuperando-se assim uma antiga prática de ligar por mar o cais da cidade ao porto.
Houve também visita livre aos equipamentos da APRAM, nomeadamente, rebocadores e lanchas. O navio patrulha “Cacine” também estará na beira cais do porto, numa parceria com o Comando da Zona Marítima da Madeira.
Às 19 horas, aconteceu a apoteose das comemorações, com uma parada náutica dentro do porto do Funchal, num circuito balizado por dois rebocadores da APRAM, com jactos de água. Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente este artigo aqui: