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segunda-feira, 4 de junho de 2012
Porto do Caniçal visto do ar
O porto do Caniçal foi construído no início de 1990. Inicialmente tinha como objectivo a instalação de um terminal de apoio à Zona Franca Industrial da Madeira, pois este estava vocacionado para a operação de contentores e para a actividade da pesca, dispondo de duas áreas principais, cada uma delas especializada nestes tipos de carga. Com o passar dos anos os objectivos definidos foram alterados e foi permitido a transferência de uma parte significativa do actual movimento do porto do Funchal para o porto do Caniçal.
Esta transferência, associada ao largo desenvolvimento da zona franca, implicou a necessidade de dispor de cais vocacionados para a recepção de navios e movimentação de carga geral (fraccionada e contentorizada), de granéis sólidos (cereais e cimentos) e áreas terrestres para os apoios associados a estas cargas (parqueamentos, edifícios administrativos, oficinas, portarias, entre outros)
A principal infra-estrutura de movimentação portuária para as cargas comerciais, destinadas e/ou geradas na ilha da Madeira passou a ser o porto do Caniçal, que após as intervenções efectuadas compreende o prolongamento do quebra-mar de protecção ao porto, a construção de uma rampa ro/ro para a movimentação de mercadorias sob plataforma rolante, a ampliação para nascente e poente do cais de contentores e ainda a ampliação dos terraplenos portuários destinados à movimentação de mercadorias. Molhe exterior (terminal de granéis) com 390 m de comprimento e fundos de 15 m , o Molhe para terminal de contentores com 420 m de comprimento e fundos de 8m e Terrapleno polivalente com 42 750 m².
Imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.
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