sábado, 31 de outubro de 2015

Aida Vita e estreia do Zuiderdam nos Açores

As escalas dos navios de cruzeiros AIDAvita e ZUIDERDAM, este último numa escala dupla em Ponta Delgada e na Horta.
Com um excelente dia de Outono Ponta Delgada recebeu em primeiro lugar a escala do ZUIDERDAM, na sua escala inaugural pelos Açores, que atracou no terminal de cruzeiros das Portas do Mar entre as 07:00 e as 16:45 horas. O navio, o primeiro de aclamada classe Vista construido para a Holland America Line, está a fazer um itinerário transatlântico desde Civitavecchia até Fort Laudardale.

Esta escala do AIDAvita está integrada num roteiro transatlântico, iniciado no passado dia 25 do corrente, em Palma de Maiorca, com destino a Miami, nos EUA, onde vai realizar a temporada de inverno. Os 1177 passageiros que realizam esta viagem, maioria de nacionalidade alemã, para além de Ponta Delgada, vão ainda visitar New York, Norfolk e Port Canaveral. Pelo facto do navio só ter chegada a Ponta Delgada cerca das 12H00 a sua saída foi atrasada para as 21H00.
Text a and images copyrights;Texto e imagens com direitos reservados; António Simas, Ponta delgada, Açores.


sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Segundo encontro no Funchal neste mês da P&O Cruises


Assim volta acontecer pela segunda vez este mês um encontro de navios da frota P&O Cruises, desta vez o Arcadia com as antigas cores da companhia e o Oriana presente neste dois encontros com as novas cores.
O Oriana atracou pelas 8h, procedente da ilha de La Gomera nas Canárias, nesta viagem de 14 dias pelas ilhas Atlânticas da Madeira e Canárias e passagem por Marrocos e a capital portuguesa. Vai rumar pelas 18h ao porto de Southampton, no Reino Unido para termino deste cruzeiro.
 O Arcadia atracou pelas 8h30, procedente do porto de Southampton no seu cruzeiro de 13 noites rumo às ilhas Atlânticas e rumou pelas 17h ao porto de Southampton, no Reino Unido.
Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados; Olavo Luis e Ricardo Pestana,Funchal.

 

Quatro navios em Miami, EUA

Hoje a cidade de Miami nos Estados Unidos esta com quatros navios de passageiros em porto com as escalas do Nowergian Pearl, que pernoitou em porto para hoje iniciar o seu grande cruzeiro rumo ao Panama e dos habituais Norwegian Sky, Carnival Ecstasy da companhia Carnival Cruise Lines e o Majesty of the Seas da companhia Royal Caribbean cruise Lines nos seus cruzeiros de 3 e 4 noites pelas Bahamas.Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados, Sergio Ferreira, Funchal.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

MSC Divina na sua travessia rumo a Miami

O MSC Divina da companhia Italiana MSC Cruises escalou hoje o porto do Funchal na sua viagem transatlântica para a temporada de Inverno nos Estados Unidos e Caraíbas.
  Atracou pelas 8h procedente do porto de Malaga e vai rumar pelas 18h ao porto de Bridgetown, na ilha de Barbados e termina este cruzeiro em Miami, onde vai ser o seu porto base para embarque e desembarques nas viagens para as Caraíbas.
Text and image copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Funchal.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Ventura e Boudicca em Leixões

O nosso Porto de Leixões recebeu hoje duas escalas de navio de cruzeiro em simultâneo o Ventura da P&O Cruises e o Boudicca da Fred.Olsen Cruise Lines e cerca de 4 100 passageiros britânicos.
O Gigante "VENTURA" da P&O Cruises e na nossa Estação de Passageiros o navio "BOUDICCA" da Fred. Olsen Cruise Lines. O Ventura navega com cerca de 3 400 passageiros a bordo numa viagem de 7 noites com embarque e desembarque em Southampton e passagens por Vigo, Lisboa, Leixões e Cherbourg.
O Boudicca chega a Leixões com 705 passageiros numa viagem que começa e acaba em Newcastle passando ainda por Lisboa, Funchal, Arrecife, St. Cruz de La Palma e Tenerife.
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; José Modesto-Leixões.

Rebocador Eddy 1 no Funchal

 Está no Funchal o moderno e sofisticado rebocador Eddy 1 da  companhia Eddy Tug BV, uma empresa formada pelos inventores e pelos estaleiros da Holland BV Shipyards de Hardinxveld-Giessendam que construíram o protótipo em tempo recorde. e foi lançado em 2014. Esta primeira variante Eddy é designado o EDDY 30-65, uma embarcação de 30.30m de comprimento de fora, com uma amplitude de 13.40m e do projecto de exploração de 4.75m.
O rebocador foi construído, em apenas nove meses, e atende a classe Bureau Veritas - BV + 1 + HULL MACH, Escort Tug, AUT-UMS sem restrições de navegação. A equipa correu testes extensivos em Roterdão imediatamente antes da saída para Hamburgo. Eddy 1 alcançou 65 toneladas sem dificuldade e registou uma velocidade máxima de 13,5 nós.
O rebocador tem um sistema de propulsão "híbrida" diesel-elétrico e empreendeu a viagem para Hamburgo, usando apenas um gerador e os motores elétricos, para completar a viagem em 18 horas a 9 nós, exibindo incrivelmente baixo consumo de combustível. Uma série de variantes do rebocador EDDY estão em oferta, tudo incorporando a mesma forma do casco avançado, contudo simples e económica para a construção.
Comum a todas as variantes é a instalação de uma unidades de propulsão azimutal totalmente em cada extremidade e um grande quilha central, para proporcionar uma boa estabilidade direccional e um aumento substancial na linha de puxar quando se opera no modo de reboque indirecta.  O rebocador tem duas casas de máquinas separadas e idênticas, separados por espaço de alojamento. Em cada um dos espaçosos quartos do motor é uma unidade de propulsão 3000 Schottel SRP incorporando um motor eléctrico 460kW além do eixo de entrada normal que é acoplado a um Mitsubishi S16R principal motor diesel avaliado em 1610kW (2160bhp). Também alojados em cada casa das máquinas um gerador diesel Scania DI 16, para fornecer energia elétrica para o motor de acionamento Schottel no modo híbrido.
Empurrar e puxar forças pode ser aplicado em qualquer direção, com mínima necessidade de reposição, e estão sempre imediatamente disponíveis. A acomodação confortável é fornecido para até 8 pessoas em seis cabines, todos com casa de banho privada WC / chuveiro. Images copyrights; Imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.


"Eclipse" no Funchal

 Hoje a cidade do Funchal volta mais uma escala do elegante navio Celebrity Eclipse da companhia Celebrity Cruises nas suas viagens de Inverno pelas ilhas Atlânticas.
Atracou pelas 7h30m procedente do porto de Tenerife nas Canárias e rumou pelas 15h ao porto de La Corunha na Galicia. Também em porto está o rebocador moderno Eddy 1, registado em Rotterdam na Holanda, numa escala para reabastecimento e ruma amanhã pelas 6h ao Puerto de La Cruz, Venezuela, nesta viagem rumo às Antilhas Holandesas. 
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal

Oriana em St. Cruz de La Palma

Hoje a cidade de Santa Cruz de La Palma na ilha canária de La Palma recebeu a escala do paquete britânico Oriana da companhia P&O Cruises. 
Atracou pelas 7h procedente do porto de Santa Cruz de Tenerife e vai rumar pelas 23h ao porto de La Gomera na sua viagem pelas ilhas Canárias e Madeira.
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; José  Martín, La Palma, Canaries.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

AIDAsol e Celebrity Reflection no Funchal

   Depois do cancelamento no dia de hoje do navio britânico Britannia da P&O Cruises, como tinha sido anunciado neste blog, hoje o porto do Funchal recebeu as escalas dos navios de cruzeiro Celebrity Reflection da companhia Celebrity Cruises na sua viagem transatlântica rumo às Caraíbas e o AIDAsol da AIDA Cruise no seu cruzeiro semanal.
O Celebrity Reflection chegou primeiro à baia do Funchal pelas 6h30m, procedente do Civitavecchia, em Itália e rumou pelas 16h ao porto Basseterre, ilha de St. Kitts nas Caraíbas na sua travessia de 15 dias até aos Estados Unidos. O Aida Sol atracou pelas 7h30m procedente do porto de Las Palmas e vai rumar pela madrugada ao porto de Arrecife. Text and images copyrights;Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Chegada a Sevilha do navio Aegean Odyssey

 Ao fim da tarde o Tere Moana deixou o porto de Sevilha rumo a Gibraltar, já mesmo em frente estava o clássico navio de passageiros Aegean Odyssey da companhia Voyages to Antiquity Cruises para ocupar o lugar no porto de Sevilha para pernoita junto com o navio Le Belle de Cadiz.
O Aegean Odyssey está numa grande viagem desde o porto de Pireus para as ilhas Canárias e Madeira, atracou pelas 18h em porto procedente do porto de Tanger e vai rumar pelas 23h59m ao porto de Cadiz.
 Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.

Tere Moana e Le Belle de Cadiz em Sevilha, Espanha


Hoje o estuário do rio Guadalquivir em Sevilha recebeu a escala do navio de passageiros Tere Moana da companhia Paul Gauguin Cruises. Atracou pelas 5h da manhã procedente do porto de Portimão no Algarve e rumou pelas 18h ao porto de Gibraltar.
Também em Sevilha chegou o navio de cruzeiros fluvial Le Belle de Cadiz da operadora francesa CroisiEurope, no seu cruzeiros pela Andaluzia e vai pernoitar junto com o navio de passageiros Aegean Odyssey que chaga ao fim da tarde, após saída do Tere Moana.
Text and images copyrights: Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.

Club Med 2 e Boudicca no Funchal

  O navio Club Med 2 da companhia Clrub Med Cruises  e Boudica da companhia Fred. Olsen Cruise Lines fizeram hoje escala no Porto do Funchal.
O Boudica foi o primeiro a entrar em porto, vindo da ilha de La Palma, nas Canárias com 705 passageiros e rumou pelas 17h ao porto de Leixões. O elegante navio Club Med 2, chegou pelas 8h30m  procedente de Lisboa, com 171 passageiros e tem agendada a sua saída pelas 20h rumo a ilha de Martinica, nas Caraíbas. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.


domingo, 25 de outubro de 2015

Rhapsody of the Seas poderá cancelar a 24 de Novembro no Funchal

O navio de passageiros Rhapsody of the Seas da companhia Royal Caribbean Cruise Line, poderá cancelar a escala agendada no dia 24 de Novembro no porto do Funchal, como informa a noticia do diário  Expresso do dia 24 de Outubro, é a escala inaugural deste navio na ilha da Madeira e vai rumar ao porto de  Tenerife, nas Canárias na sua viagem poscional de Lisboa para Recife no Brasil.
Curioso é que dia 24 de Novembro no porto do Funchal tem as escalas do AIDAsol e do MSC Splendida, sendo que ainda poderá haver a possibilidade de fundeadouro do navio. 
Noticia Expresso ; http://expresso.sapo.pt/sociedade/2015-10-24-Armador-recusa-atracar-em-cais-de-18-milhoes-de-euros
Image; Imagem Royal Caribbean Cruise Line.



Seadream II no estaleiro Naval Rocha em Lisboa

 Em estaleiro Naval Rocha em Lisboa está o navio de passageiros Seadream II da companhia Seadream Yachts Club para a sua manutenção anual antes de efectuar a viagem transatlântica rumo às Caraíbas.
 Está em trabalhos de pinturas e remodelações de interiores tem agendada a sua saída da doca seca no inicio do mês de Novembro para rumar às Caraíbas.
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.

P&O Cruises emite comunicado sobre cancelamento no Funchal

A companhia P&O Cruises emite um comunicado aos passageiros do navio Britannia, nesta viagem transatlântica rumo às Caraíbas,  devido ao cancelamento  da escala dia 27 de Outubro na cidade do Funchal.


sábado, 24 de outubro de 2015

Celebrity Eclipse junta-se a Europa em Lisboa

 Pelas 8h no Tejo chegou o navio de passageiros Celebrity Eclipse da companhia Celebrity Cruises, que juntou-se com o navio Europa da Hapag Lloyd após pernoita em Lisboa.
 Procedente de Vigo no seu cruzeiro rumo às ilhas do Atlântico e tem agendada a saída o Celebrity Eclipse pelas 18h ao porto de Las Palmas na ilha de Gran Canária. O Europa teve a sua saída pelas 12h30m rumo a Cadiz.
Text  and images copyrights;Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Club Med 2, Oriana, Europa e MSC Orchestra em Lisboa

 Foi hoje quatro navios de cruzeiros que fizeram a sua escala na capital portuguesa o Oriana da P&O Cruises, o Europa da companhia alemã Hapag Lloyd Cruises, o MSC Orchestra da MSC Cruises e o Club Med 2 da Club Med Cruises.
 Após pernoita em porto o Club Med 2 rumou pelas 17h30m ao porto do Funchal, para inicio da sua travessia transtlântica rumo às Caraíbas, o MSC Orchestra entrou pelas 7h procedente do porto de Casablanca  e rumou pelas 17h ao porto de Barcelona na sua serie de cruzeiro pelo Mediterrâneo e Marrocos.

O luxuoso Europa entrou pelas 8h procedente do porto galego de Gijon e vai pernoitar para amanhã rumar ao porto de Cadiz. O Oriana entrou no estuário do Tejo pelas 8h na sua viagem por Marrocos, Canárias e Madeira e rumou ao fim da tarde ao porto de Agadir pelas 17h.
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho - Lisboa.