sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Aida Mar está de regresso a Lisboa

O AIDAmar está de regresso a Lisboa no seu cruzeiro posicional do Mediterrâneo para o Norte da Europa. Atracou pelas 14h procedente do porto de Cádiz e vai pernoitar na capital portuguesa para amanhã rumar ao porto de Ferrol na Galicia pelas 20h. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.

AIDAstella em la Palma nas Canárias

 Hoje foi dia da escala do navio AIDAstella da companhia AIDAcruises nos seus cruzeiros pelas Canárias. Atracou pelas 9h procedente do porto de Arrecife na ilha de Lanzarote e rumou pelas 18h45m ao porto de Tenerife.Text and image copyrights; texto e imagens com direitos reservados;   José  Pérez Martín, isla de La Palma- Canárias.

Paquetes Porto e Lisboa

 Para o inicio do mês Março o paquete Lisboa vai ter a sua saída do cais da Matinha no Tejo para rumar a Turquia, sendo que o paquete Porto já tem interessados para voltar a operar junto de novo operadores,  junto com o paquete Funchal.
 Assim o paquete Funchal vai rumar ao cais da Matinha após a saída do paquete Lisboa a aguardar noticias para voltar a navegar do novo operador. Text and images copyrights; Texto e imagens copyrights; Rui Agostinho-Lisboa

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Mein Schiff 3 em St. Cruz de La Palma

O blog Sergio@Cruises a partir desta semana vai acompanhar as escalas dos navios de cruzeiros no porto de Santa Cruz de La Palma, que é um porto comercial de interesse para as companhias que operam nas Canárias. Hoje recebeu a escala do "gigante azul"  Mein Schiff 3 da companhia Tui Cruises nos seus cruzeiros de Inverno pelas Canárias. Atracou proviniente do porto do Funchal pelas 6h55m e rumou pelas 18h30 ao porto da ilha vizinha de Santa Cruz de Tenerife.  Text and image copyrights; texto e imagens com direitos reservados;   José  Pérez Martín, isla de La Palma- Canárias.

HMBS Rolly Gray no Funchal

O novo patrulha HMBS Rolly Gray escalou o porto do Funchal na sua viagem para a entrega para a marinha da ilha de Barbados nas Caraíbas.


Nesta escala técnica para reabastecimento, atracou pelas 18h do dia anterior procedente do porto de  Gorinchem e foi construído nos estaleiros de Darem na Holanda. è um patrulha de 42m, 7m de largura e atinge uma velocidade de 32 nós e rumou hoje pelas 17h ao porto de Mindelo nas ilhas de Cabo Verde antes da sua travessia transatlântica rumo às Caraíbas.Text a images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Hamburg em La Palma em Canárias

O porto de Santa Cruz de La Palma recebeu a escala do pequeno navio de cruzeiros Hamburg da operadora Plantour, procedente do porto do Funchal atracou pelas 8h20m e rumou a Las Palmas no seu cruzeiro pelas ilhas Canárias. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados;  José Pérez Martín- La Palma, Canárias.

Voyager na capital portuguesa

 O pequeno navio Voayger da companhia Voyages of Discovery escalou o porto de Lisboa. Procedente do porto do Funchal atracou pelas 7h e rumou pelas 17h ao porto de La Coruna no norte de Espanha.
 Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.

Mein Schiff 3 rota a La Palma

Pelas 14h do dia de hoje o luxuoso Mein Schiff 3 da companhia Tui Cruises largava amarras do Porto do Funchal rumo ao porto de La Palma nas Canárias, após mais uma tradicional pernoita em porto. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

"Azores" em Lisboa

 O paquete Azores está de regresso à capital portuguesa no cruzeiro pelo novo operador Cruise & Maritime Voyages. Atracou no dia 23 pelas 21h30m procedente do porto de Ponta Delgada nos Açores na sua viagem inaugural, com saída e chegada ao Reino Unido com passagem  pelas Caraíbas pelo operador britânico e vai rumar a Portland no Reino Unido .
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.

Hamburg junta-se a Mein Schiff 3 e AIDAstella no Funchal

 Hoje a cidade do Funchal recebeu as escalas dos navios Mein Schiff 3 e Hamburg, que juntou-se ao AIDAstella que pernoitou no cais norte. O Mein Schiff 3 da Tui Cruises atracou pelas 6h procedente do porto de Las Palmas e vai efectuar a tradicional pernoita para amanhãpelas 14h rumar a La Palma.
 O pequeno Hamburg da operadora alemã Plantour Kreuzfahrten chegou ao Funchal pelas 7h30m procedente do porto Vila do Porto nos Açores e rumou pelas 17h ao porto de Las Palmas nas Canárias. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.


segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Blu, Stella, Voyager e Majesty no Funchal

Hoje o Funchal volta a receber quatros navios de cruzeiros com os habituais de segundas o Thomson Majesty da operadora britânica Thomson Cruises, o AIDAblu e AIDAstella da companhia alemã Aida Cruises e juntou-se o Voyager da companhia britânica Voyages of Discovery Cruises.
O Thomson Majesty chegou com um atraso de 1 hora ao que habitual de segunda, desta vez com procedência do porto de Las Palmas em que teve uma escala de dois dias e cancelou o porto de La Palma como habitual no itinerário do cruzeiro pelas ilhas Atlânticas.
O AIDAblu atracou pelas 7h procedente de Las Palmas e vai esperar até a madrugada de amanhã para rumar a Lanzarote. O AIDAstella vai atracar no porto do Funchal para pernoita com proveniência de Gran Canária, apenas após saída do Thomson Majesty pelas 22h rumo a Agadir. O Voyager chega ao Funchal pelas 7h procedente do porto de La Palma e rumou pelas 17h ao porto de Lisboa. 
Text and imagens copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

Vem aí o maior do mundo o Harmony of the Seas com mais diversão a bordo em 2016

 A companhia  Royal Caribbean Cruise Line que tem na frota actualmente os maiores navios de passageiros a navegar da classe "Oasis" , já revelou o nome do próximo navio da classe Oasis  será Harmony of the Seas, que vai se juntar a frota em 2016.
O navio será muito semelhante ao navios da mesma classe o  'Oasis of the Seas' e 'Allure of the Seas', mas não idêntico na totalidade. Será maior do que os outros dois navios, com um total de 227.700 toneladas de arqueação bruta e 2,15 metros a mais que Allure, com uma capacidade máxima de 6.360 passageiros. Isto, obviamente, vai fazê-lo o maior navio de cruzeiro do mundo.

 Atualmente em construção no estaleiro STX em St. Nazaire, em  França e está programado para estrear em abril de 2016. Desta vez a primeira novidade nesta classe será a colocação dos tobogans no topo do navio. Além disso poderá ser adicionado nas diversões algumas existentes na classe Quantum. Como podemos ver junto dos  botes salva-vidas dianteiros serão protegidos com o grande "escudo" com que originalmente 'Oasis' não tinha. No entanto, na sua chegada em Miami, depois da travessia transatlântica, diretamente do estaleiro, com botes salva-vidas danificados. A Royal Caribbean apenas entrou com pedido de marcas para cinco nomes para um potencial novos navios. A última vez que fiz isso, eles registraram: Pulse of the Seas; Passion of the Seas, Ovation of the Seas. Foi anunciado recentemente anunciou que "Ovation of the Seas" seria seu próximo navio da classe Quantum. Possivelmente será um navio que vai operar nas Caraíbas, sendo ainda que a companhia não anunciou os itinerários do Harmony of the Seas. Text; Texto Sergio Ferreira-Funchal, Images copyrights/imagens com direitos reservados; Royal Carribean Cruise Line  

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Veleiro sueco HMS Falken e iate de luxo ANNA no Funchal

 O mega iate ANNA chegou ao Funchal no dia anterior pelas 18h na sua travessia transatlântica das Caraíbas para a Europa. Rumou pelo 16h ao porto de Gibraltar. No dia de hoje durante a tarde chegou o veleiro sueco HMS Falken e ficou em fundeadouro.
Vai atracar no dia de amanhã pelas 17h30m chegou procedente do porto de Las Palmas na sua viagem de instrução e vai rumar dia 25 deste mês ao porto de Algeciras no sul de Espanha. 
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados;  Sergio Ferreira-Funchal.


Navios de cruzeiros pelas ilhas dos Açores

Não tenhamos dúvidas de que o ano de 2015 marca definitivamente a projecção dos Açores como destino de cruzeiros. De facto e se compararmos com o panorama de anos anteriores o Inverno por estas paragens tem sido algo de que não nos podemos queixar, o que tem contribuído para que praticamente todos os itinerários pelas diversas ilhas estejam a ser cumpridos sem alterações a salientar. Na semana que hoje termina os Açores foram ponto de passagem, mas também de chegada e partida de diversos cruzeiros que de uma maneira ou outra vieram dar algum colorido ás nossas ilhas.
Assim ao desde o inicio da semana o paquete HAMBURG do operador Plantour tem realizado um périplo por algumas ilhas, num cruzeiro iniciado em P Delgada e que fez movimentar algumas centenas de passageiros de origem alemã no aeroporto de P Delgada entre chegadas e partidas. Estas escalas terminam hoje na ilha de Santa Maria aonde o Hamburg se encontra fundeado desde o inicio do dia.
Por sua vez o paquete SAGA SHAPPIRE da operadora britânica Saga Cruises encontra-se durante o dia de hoje no terminal de cruzeiros das Portas do Mar depois de ter estado nos últimos dois dias nas cidades da Praia da Vitória e Horta, escalas essas inseridas num cruzeiro de 19 noites intitulado " Jardins das Ilhas do Atlântico" e que o levará de seguida à Madeira e Canárias, antes de regresso a Southampton, seu porto de origem.
Finalmente falámos do AZORES, da companhia Portuscale Cruises e que se encontra fretado pelo operador britânico Cruise & Maritime Voyages. Neste encontro o Azores Cruise Club fez-se representar por Eduardo Wallenstein, vice-presidente do clube que aproveitou a ocasião para em nome do clube oferecer àquele oficial um livro sobre o arquipélago, que doravante estará disponível na biblioteca do navio.

As diversas fotos publicadas neste "post" foram obtidas por um grupo cada vez maior de entusiastas dos cruzeiros e que gentilmente partilham connosco o seu trabalho. Para eles o nosso muito obrigado pela partilha. Texto António Silva e  fotos : Miguel Noia, Guilherme Medeiros, Mário Silva, André Moura, José Gabriel Silva, Lídia Castelo, Carlos Carvalho, Miguel Conceição, Tiago Silva.

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Anthem of the Seas saiu hoje da doca seca em Meyer Werft

 Pelas 18.30 o gigante navio Anthem of the Seas vê a luz quando saíu para  fora dos primeiros metros cobertos do  edifício da doca II no estaleiro alemão Meyer Werft. Apoiado por dois rebocadores, juntou centenas de curiosos se reuniram neste fim de semana de inverno chuvoso já desde sexta-feira em torno da bacia estaleiro para ser o primeiro a chegar a ver o novo navio. Em meados de março, então, vai passar o estreito do rio Ems em direção ao mar aberto para testes de mar ao navio.  Já em dois meses seguintes  o" gigante  dos mares"  irá completar sua viagem inaugural em Maio.  Juntamente com o já entregue pelos mesmo estaleiros o "Quantum of the Seas"  já está frota a navegar e o próximo em contrução é o "Ovation of the Seas"  da mesma classe com a entrega prevista para a  Primavera de 2016, sendo assim o "Anthem" pertence à segunda maior classe de navios de cruzeiro do mundo. Somente a classe "Oasis", também da Royal Caribbean é de aproximadamente 15 m de comprimento. Text  Sergio Cruises  and images copyrights; Texto Sergio@Cruises e imagens com direitos reservados; Ronny Cop-Germany.