sexta-feira, 30 de maio de 2014

FTI Berlin e Silver Cloud em Lisboa

 Este final de Maio a capital portuguesa teve presença de dois navios de cruzeiros em porto o Silver Cloud da companhia Silversea Cruises e o FTI Berlin da operadora alemã FTI Cruises nos seus cruzeiros rumo ao norte da Europa. O Silver Cloud pernoitou no porto de Lisboa, atracou 8h procedente de Portimão e rumou pelas 17h ao porto de La Coruna, o FTI Berlin também procedente de Portimão atracou no dia de hoje pelas 8h e rumou pelas 16h ao porto de Vigo. Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Amadea em Leixões

 O porto de Leixões recebeu mais uma escala do Amadea da operadora alemã Phoenix Reisen, atracou pela manhã e ao final da tarde rumou a Ferrol no norte da Espanha. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; José Modesto-Leixões.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Costa Concordia desmantelado em Gênova, Itália

O Costa Concordia será desmantelado em Gênova na Itália, a opção da Turquia foi colocada de parte em nome da defesa do estilo italiano.
A última viagem do navio de cruzeiro Costa Concordia, que encalhou a cinquenta metros da costa da Ilha de Giglio (Toscana ) , em janeiro de 2012, vai ter lugar antes do final do Verão de 2014, e será mais curta do que o esperado .
O custo da operação de movimentação será de € 200 milhões. Isto inclui manobras com rebocadores e destruição de resíduos perigosos , de acordo com o Código Europeu de Resíduos ( CER ) , que será realizado durante um período de 18 meses. Adicionado ao uso de cerca de três centenas de pessoas para desmantelar o navio.
Antes de ser rebocado , o Costa Concordia será esvaziado de mobiliário. Uma vez no local de destino , será cortada horizontalmente para eliminar pontes e substâncias aquosas . Image gCaptain.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Magia Disney no Funchal

Em mais um regresso da magia do navio Disney Magic da companhia Disney Cruise Line à cidade do Funchal no dia de hoje seu cruzeiro transatlântico de Miami para Barcelona.
 Atracou pelas 8h10m procedente do porto de Miami na Flórida, para iniciar a sua temporada de Verão no Mediterrâneo e vai rumar pelas 18h ao porto "base" do Mediterrâneo o porto de Barcelona. Text and imagens copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Seven Seas Voyager em Leixões

Esta manhã atracou em Leixões o navio de cruzeiro: "SEVEN SEAS VOYAGER" com seus 207 metros e arrastando uma tonelagem de 42.363 tons, o referido navio pertence à companhia de cruzeiros "Regen Seven Seas" tem uma capacidade para transportar cerca de 700 passageiros. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; José Modesto-Leixões.

domingo, 25 de maio de 2014

Europa 2 e Zenith em Lisboa

 Hoje a capital portuguesa recebeu as escalas dos navios Zenith da companhia francesa Croisieres de France e o luxuoso Europa 2 da companhia alemã Hapag Lloyd Cruises.
 O Europa 2 atracou ontem pelas 14h procedente de Algiers, El Djazair e pernoitou no Tejo para hoje rumar Bilbao no seu cruzeiro rumo a Hamburg. O Zenith atracou pelas 8h procedente do Funchal e rumou pelas 16h ao porto de Valência. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.

sábado, 24 de maio de 2014

Bremen, Louis Aura e Sea Cloud II em Leixões

Procedente todos da capital, hoje os mesmos navios Bremen, Louis Aura e Sea Cloud II estiveram juntos no Porto de Leixões. A estreia absoluta do "Louis Aura" da Louis Cruise Line, que esteve no norte de Portugal e rumou a La Coruna.  Os outros dois foram o "BREMEN", que rumou a Villanova de Arousa e o habitual "SEA CLOUD II" rumou numa passagem breve na ria de Vigo antes de ir para La Coruna. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos resercados; José Modesto-Leixões.

Um olhar de Zenith no Funchal

Hoje foi dia de escala na cidade do Funchal do navio Zenith com as cores da Croisieres de France, a companhia francesa subsidiária da companhia espanhola Pullmantur para o mercado francês. Atracou pelas 10h procedente do porto de Tenerife, num cruzeiro pelas ilhas das Canárias, Madeira, Lisboa, Gibraltar e sul de Espanha. Vai rumar pelas 20h ao porto de Lisboa. Text and imagens coyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Tripla em Lisboa e depois ruma todos a Leixões

Hoje a cidade de Lisboa recebeu a escala de três pequenos navios o Louis Aura da Louis Cruises , o Bremen da Hapag Lloyd Expeditions e o Sea Cloud II da companhia Sea Cloud Cruises.
O clássico Louis Aura, com as novas cores no casco chegou no dia anterior pelas 14h procedente de Cádiz e pernoitou para hoje rumar a Leixões pelas 22h.
O luxuoso Sea Cloud atracou pelas 8h procedente de Cádiz e rumou pelas  17h ao porto de Leixões. Rumo a Leixões está também o Bremen que atrcou pelas 8h procedente de Safi em Marrocos e vai rumar pelas 20h ao norte de Portugal.
Text and imagens coyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.

Olhar Transtejo e Soflusa

O rio Tejo tem todos os dias a ligar as margens os Cacilheiros e os modernos Catamarãs, das empresas a TRANSTEJO e a  SOFLUSA , que evoluíram para uma importante frota de navios de passageiros de tráfego local.
Entre o tráfico de navios comerciais e de lazer que todos os dias chegam à capital portuguesa Lisboa, estas empresa têm atualmente uma  frota operacional que é composta por 33 navios dos quais 20 são Catamarãs, 4 ferries (monocascos e catamarãs) para passageiros e veículos e 9 navios convencionais.
Estes Catamarãs entraram ao serviço na TRANSTEJO, em 1995. Foram construídos pela FBM Marine, Ldt., na ilha de Wight, Inglaterra e nos Estaleiros Navais da Figueira da Foz. Têm capacidade para 496 passageiros.
   O serviço de transporte de passageiros é prestado com navios catamarãs nas ligações fluviais com percursos mais longos, que permitem a redução do tempo de viagem, anteriormente praticado,  para o Montijo, Barreiro e Seixal, os navios monocascos nas ligações fluviais com percursos mais curtos para  Cacilhas e Trafaria.
O serviço de transporte de veículos é prestado com navios catamarãs mistos, de última geração, que permitem o transporte de maior número de passageiros e, em especial, de veículos em área coberta. Os mais recentes ferries-catamarã Lisbonense e Almadense entraram ao serviço no Grupo Transtejo em Fevereiro e em Abril de 2011.
Os dez catamarãs que estão ao serviço na Soflusa,entraram em serviço em 2003 e efectuam, juntamente  a ligação Barreiro para Terreiro do Paço com capacidade para 600 passageiros e foram construídos Damen Shipyards, Singapura.
O S. Jorge entrou ao serviço na TRANSTEJO, em 1992. Foi construído pelo Estaleiro Deggendorfer Werft und Eisenbau, Deggendorf, na Alemanha e tem capacidade para 996 passageiros. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Colisão entre navios Berlin e Star Pride

Aconteceu hoje no porto de Portoferraio um acidente causado pelo vento forte , que envolveu dois navios de cruzeiro BERLIN e STAR PRIDE  . O incidente, que aconteceu por volta das 13h , resultou em danos nos navios, mas sem consequências para os passageiros que estavam a bordo.
 A popa do Berlin bateu levemente a proa do Star Pride que , em seguida, pressionado contra o cais alguns navios estavam atracados .  Foto Giò Di Stefano, Stefano Belmonte (IL Tirreno).


MSC Cruzeiros encomenda dois "mega-navios"

 Hoje a  MSC Cruzeiros assinou um contrato com a Fincantieri para a construção de dois novos navios de cruzeiro, com uma opção para mais um. A assinatura teve lugar no Palazzo Chigi, em Roma, entre a MSC Cruzeiros e Fincantieri, na presença do primeiro-ministro italiano Matteo Renzi, presidente MSC Cruzeiros Pierfrancesco Vago Executivo e CEO Gianni Onorato, e Fincantieri CEO Giuseppe Bono. O novo protótipo será nomeado "Seaside" e será o maior navio de cruzeiro já construído pela Fincantieri. Suas características inovadoras tornam único na indústria de construção naval. Os dois navios vão liderar o caminho para uma nova geração de navios de cruzeiro, que será completamente diferente do ponto de vista arquitetónico.
Os dois novos navios vão custar € 700.000.000 cada , e será financiado com o apoio da empresa de seguros e financeiro SACE . Os dois navios serão entregues para a MSC Cruzeiros , de propriedade de Gianluigi Aponte , em momentos diferentes : A primeira em novembro de 2017, a segunda Maio 2018. Com um comprimento de 1.060 "pés" , uma largura de 135 "pés" e uma altura de 230 metros, os novos navios terão uma arqueação bruta de 154 mil toneladas e terá capacidade para acomodar 5.300 passageiros mais 1.413 tripulantes. Os navios contará com 2.070 cabines de hóspedes , 759 para os tripulantes , e 468.230 metros quadrados de áreas públicas disponíveis. Inovador em design e versatilidade, os novos navios poderão atracar em qualquer porto do mundo. Images Fincantieri.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Hoje tem inicio a viagem inaugural do Regal Princess

Hoje tem inicio a viagem inaugural do Regal Princess, que foi entregue a Princess Cruises em 11 de maio de 2014, numa cerimônia no estaleiro Fincantieri, em Monfalcone, Itália. O  Regal Princess está comandado pelo capitão Edward Perrin. Capitão Dino Sagani e capitão John Foster são designados para o Regal Princess. Construção de Regal Princess começou em agosto de 2012, no Fincantieri estaleiro em Monfalcone , Itália , foi concluído com êxito as provas de mar no Mar Adriático a partir de 16-21 de abril de 2014, e realizou um 4 noites de cruzeiro pré-inaugural 16-20 maio de 2014 a partir de Trieste, Itália, para Kotor, Montenegro antes de sua "Maiden Voyage" de 12 noites, que partirá hoje pelas 23h do porto de Veneza , Itália com passagem pelos portos da Croácia, Grécia, Turquia e regresso ao mesmo porto a 2 de Junho.
O navio irá operar sua temporada inaugural no Mediterrâneo, antes de partir de Veneza, Itália, em 17 de outubro, 2014, quando  vai ir para Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, mas antes de chegar a 3 de novembro de 2014, vai ter a sua passagem no Porto do Funchal a 26 de Outubro sendo o primeiro porto português a receber uma escala deste paquete. O navio Regal Princess tem  142.229 GT ,  tem uma capacidade de 3.560 passageiros e 1346 tripulantes . Suas instalações incluem duas áreas públicas que se estende ao longo do lado do navio no deck superior chamado SeaWalkSM e vistas ao mar Bar, o maior de sempre Princess Cruises Movies Under the Stars, um átrio expandido, uma nova piscina pequena área para trás, e inúmeras opções de restaurantes casuais. Images Princess Cruises.

Holland America Line transfere navios para P&O Australia em 2015

Dois navios mais antigos da Holland America Line, ms Ryndam e ms Statendam , estão programados para serem transferidos para a frota da P & O Cruises Austrália , em novembro de 2015, de acordo com um anúncio feito pela P & O Australia.
O anúncio surpresa veio na segunda-feira à noite a partir de P & O Cruises Australia. A linha declara a transferência dos dois navios vem em um momento muito importante para o mercado de cruzeiros Australiano. A adição dos dois novos navios permitirá P & O Austrália para expandir ainda mais suas ofertas de itinerários em todo o Sul do Pacífico.
Antes da entrada dos dois navio da frota P & O Australia, cada navio vai ser remodelado e reconfigurado para adicionar recursos adaptados para os passageiros da Austrália e da Nova Zelândia.
De acordo com a Holland America Line, a saída do Ryndam e Statendam da frota será compensada pela introdução do novo navio da classe Pinnacle da linha, programado para estrear em fevereiro de 2016. Images copyrights; Images com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Serenissima e Seabourn Legend em Lisboa

Entrou no estuário do Tejo pelo inicio da manhã dois pequenos navios de cruzeiros o Seabourn Legend da Seabourn Yachts Cruises e o Serenissima da companhia Serenissima Cruises.
O Seabourn Legend atracou pelas 7h procedente de Portimão e rumou pelas 17h a Leixões. O Serenissima atracou pelas 8h vindo de Cadiz pelas 18h ao porto de Leixões. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.

Paquete Funchal na Australia em 2015

Está confirmada a nova parceria da companhia portuguesa Portuscale Cruises com a empresa Norte Americana “Discover the World” para a representação dos seus cruzeiros na Austrália, Brasil, India, Indonesia, Japão, Málásia, Nova Zelândia e Singapura. Assim fica confirmada o regresso do paquete Funchal à Australia e Asia, num mercado que actualemente tem vindo a aumentar a procura por cruzeiros e sendo o navio da Portuscale Cruises já conhecido naquelas paragens. Image copyrights; Imagem com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

sábado, 17 de maio de 2014

Adonia e Costa Fortuna em Lisboa

 A capital portuguesa recebeu a escala do pequeno Adonia da frota britânica P&O Cruises e o Costa Fortuna da Costa Cruises.
 O Adonia atracou pelas 7h, procedente do porto de Portimão e rumou pelas 16h30 a La Coruna e o Costa Fortuna pelas 8h procedente de Cádiz  e rumou pelas 17h ao porto de Vigo. Text and Images copyrights;Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.

Submarino Barracuda em Cacilhas



Junto da fragata “D. Fernando II e Glória”, no polo museológico da Marinha, que a Câmara de Almada e a Marinha Portuguesa estão a construir em Cacilhas, está o mais famoso submarino da marinha portuguesa o Barracuda.

Depois de 42 anos de serviço e um total de 52.000 horas de navegação, o último submarino da classe Albacora está nas docas do município de Almada, junto ao cais de embarque da Transtejo.  O Barracuda pertence a uma classe de submarinos que se chamou Albacora, que nasceu em 1967 e que teve quatro submarinos, o Albacora, o Barracuda, o Delfim e o Cachalote".
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.