segunda-feira, 31 de março de 2014

Azura nas Portas do Mar, Açores

As Portas do Mar na cidade açoreana de Ponta Delgada,  recebeu hoje a visita do navio de cruzeiros AZURA, da companhia  britânica P&O Cruises. Com itinerário de 14 noites iniciado em Bridgetown, Barbados, efetuou a primeira escala deste ano nos Açores, aquando do regresso ao Reino Unido, depois de uma curta temporada nas Caraíbas. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; António Simas, Ponta Delgada-Açores.

Final de Março com o Thomson Celebration

 A cidade do Funchal em dia de Inverno, termina o mês de Março com o solitário  paquete Thomson Celebration da operadora britânica Thomson Cruises no molhe da pontinha. No entanto tentou pelas 20h auma tentativa de saída de porto com apoio de rebocador sendo cancelada, devido ao forte vento e agitação maritima, ficando em porto para a pernoita para no dia seguinte rumar pelas 7h. Após cancelamento do MSC Fantasia, no dia anterior devido ao mau tempo e à forte agitação maritima os dois navios da AIDA, adiaram as escalas para a próxima Quinta e Sexta-feira. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

domingo, 30 de março de 2014

Tripla transatlântica no Funchal

 Hoje a cidade do Funchal recebeu as escalas de três navios de cruzeiros MSC Musica, AIDAluna e Costa Fascinosa em viagem posicional das Caraíbas para a Europa. O MSC Musica da MSC Cruises atracou pelas 8h20m e rumou pelas 17h Tenerife. O Costa Fascinosa rumou pelas 17h20m ao porto de Málaga e o AIDAluna pelas 16h ao porto de Leixões. Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Santos-Funchal.

Corinthian, Saga Sapphire e AIDAcara em Lisboa

 Hoje o estuário recebeu três navios de cruzeiros o Corinthian para ir para manutenção a estaleiro no Naval Rocha, o AIDAcara em cruzeiro posicional rumo ao norte da Europa e o Saga Sapphire no seu cruzeiro de regresso ao Reino Unido.
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho - Lisboa.

sábado, 29 de março de 2014

Noordam e Oriana em Ponta Delgada-Açores

A cidade de Ponta Delgada nos Açores recebeu as escalas dos elegantes navios de cruzeiros Noordam da Holland America Line e o Oriana da P&O Cruises.
O Oriana está no inicio do seu cruzeiro de 24 noites rumo às Caraíbas com passagem na ida e regresso em portos Açorianos e com regresso depois ao Reino Unido, atracou pela manhã procedente de Southampton e rumou ao porto de Antigua, nas Caraíbas.
O Noordam atracou nas Portas do Mar  no seu cruzeiro transatlântico procedente de Ft. Lauderdale para iniciar a temporada de Verão no Mediterrâneo e ao final da tarde  rumou a Càdiz . Text and Images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; António Simas-Ponta Delgada,Açores.


sexta-feira, 28 de março de 2014

Oceana na Madeira

Regresso do paquete Oceana da P&O Cruises ao Funchal, no seu cruzeiro pelas "ilhas do Sol Atlânticas". Atracou pelas 7h procedente do porto de Southampton e rumou pelas 17h ao porto de La Palma nas Canárias. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Thomson Majesty em Lisboa

 O navio de cruzeiros Thomson Majesty da coperadora inglesa Thomson Cruises, escalou a capital portuguesa pela madrugada procedente de Málaga e rumou pelas 16h30m ao porto de Portimão. O paquete Funchal espera no cais da Rocha para amanhã ter a saída do cruzeiro do Fado rumo ao norte de Africa. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.

Paquete Funchal inicia cruzeiro do Fado

O paquete Funchal da companhia Portuscale Cruises largou no dia de hoje o cais de Santa Apolónia em Lisboa, para rumar ao cais da Rocha para embarcar os passageiros para o cruzeiro do Fado. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho Lisboa.

USS Stout (DDG-55) e Silver Wind no Funchal

  Ontem chegou ao Funchal o "destroyer" de misseis guiados USS Stout (DDG-55),procedente do Mediterrâneo Oriental onde esteve posicionado na Síria em finais de 2013, com outros quatro "destroyers", largou  ao inicio da tarde para rumar aos Estados Unidos.
 O Silver Wind após pernoita no Funchal rumou pelas 23h para Malaga. Text and Images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Regatta e Sovereign em Santos, Brasil.

Regatta
Nesta segunda-feira o Terminal de Passageiros Gusfredo Santini, o Concais, em Santos, recebeu a escala de dois navios de cruzeiro: o Sovereign, da Pullmantur, e o pequeno Regatta, da Oceania Cruises. Ambos chegaram no início do dia, e atracaram no cais dos Armazéns 25 e 32, respectivamente. Somente com passageiros em trânsito, o Regatta substitui o Insignia (na segunda temporada seguida) nos tradicionais cruzeiros realizados pela Oceania Cruises pela América do Sul.

Em sua segunda passagem pela cidade nesta temporada, o navio realiza um roteiro que terminará no Rio de Janeiro no próximo dia 29, após passagens por diversos portos brasileiros, e na bacia do Prata. Já o Sovereign, continua sua temporada sul-americana, que teve início no final do ano passado. Retornando de um mini-cruzeiro pelo sudeste, o maior navio do mundo em 1988 partiu para uma nova viagem deste tipo, que será sua última na América do Sul nesta temporada. No dia 28 parte para o nordeste, de onde seguirá sem passageiros para a Europa, e permanecerá até meados de novembro. Como divulgado pela Pullmantur recentemente (clique aqui para ver), retorna ao Brasil no início de dezembro para mais uma temporada sul-americana, mas desta vez com diversas novidades em seus roteiros.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella.

Mein Schiff 1, Boudicca e Silver Wind no Funchal

Tripla de navios de cruzeiros no Funchal com escala do Boudicca da companhia Fred. Olsen Cruise Lines, o Silver Wind da companhia Silversea Cruises o Mein Schiff 1 da Tui Cruises.

O Boudicca atracou pelas 7h, procedente de Southampton e rumou ao fim da tarde pelas 17h ao porto de La Palma no seu cruzeiro pelas Canárias e Madeira.
O Silver Wind atracou pelas 12h15m procedente de Lanzarote para pernoitar no porto do Funchal e amanhã rumar a La Palma pelas 23h.
O Mein Schiff 1 após pernoita e na sua despedida do Funchal com muitos apitos de saudação e com agradecimento do piloto do Funchal no micro a anunciar umas palavras de agradecimentos. Ainda o navio em porto já começou o "festival de apitos", sempre mesmo até ficar junto da ponta do molhe da pontinha a saudar.Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

terça-feira, 25 de março de 2014

Despedida da temporada do Mein Schiff 1

Hoje a cidade do Funchal recebeu as escalas dos navios de cruzeiros AIDAblu da AIDA Cruises e a despedida da temporada do Mein Schiff 1 da Tui Cruises.
Sendo a ultima escala da temporada do Mein Schiff 1 da companhia Tui Cruises, até a próxima escala em 2016 no Funchal, por razões de posicionamento do Mediterrâneo Oriental e Medio Oriente no próximos dois anos e o regresso ao Atlântico dos novos navio da frota Tui Cruises, o Mein Schiff 3 e 4 para as temporadas de Inverno. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

sábado, 22 de março de 2014

MSC encomenda dois novos navios de grandes dimensões

Sem encomendar navios desde julho de 2010, a MSC finalmente confirmou que chegou a um acordo com um dos estaleiros europeus para a construção de três navios. A escolha foi a mais óbvia, o STX France, também conhecido como Chantiers de l'Atlantique, que fica as margens do Rio Loire, em St. Nazaire, na França.

A companhia assinou uma carta de intenção confirmando a intenção para os dois novos navios, em um hotel de Paris, na presença de membros do governo francês (entre eles o Ministro das Finanças e Economia, Pierre Moscovici), e de executivos italianos, como Gianni Onnorato, Pierfrancesco Vago, respectivamente CEO, presidente da MSC Crociere, e e Gianluigi Aponte, presidente do grupo MSC. O contrato será confirmado assim que o financiamento para o pagamento for arranjado. Cada navio custará cerca de 900 milhões de dólares, e mais dois gêmeos estão previstos como opção, a ser confirmada nos próximos anos.

Cada navio possuirá 315 metros de comprimento por 42 metros de largura, e capacidade para 5,700 passageiros em ocupação máxima. Serão 168 mil toneladas, 2,550 cabines para passageiros, e 800 para tripulação, totalizando capacidade para 7236 pessoas, entre tripulantes e passageiros.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright STX France/MSC. 

terça-feira, 18 de março de 2014

Inaugural Thomson Majesty abre temporada de cruzeiros em Portimão

O porto de Portimão recebeu a primeira escala do elegante Thomson Majesty da operadora britânica Thomson Cruises. No seu cruzeiro de 7 noites atracou procedente do porto Lisboa e rumou ao porto de Casablanca pelo inicio da tarde. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Costa Classica posicional em Lisboa

Procedente do final de temporada de Inverno em Marrocos, Canárias e Madeira o Costa Classica da Costa Cruises escalou o Porto de Lisboa no seu cruzeiro posicional rumo a Itália. Rumou ao fim da tarde ao porto de Cádiz no sul de Espanha. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Estreia do paquete AZORES em Leixões

Rumo ao norte o paquete Azores da companhia Portuscale Cruises, já no primeiro cruzeiro pela operadora alemã Ambiente Kreuzfarthen escalou o porto de Leixões. Procedente de Lisboa no seu cruzeiro posicional rumo a Bermerhaven na Alemanha. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Jose Modesto-Leixões. 

quarta-feira, 12 de março de 2014

Fim de temporada Atlântica do Costa Classica


A cidade do Funchal volta a receber mais uma escala do paquete italiano o Costa Classica na sua última escala da temporada Atlântica. Atracou pelas 13h, procedente de Tenerife, vai pernoitar para amanhã rumar pelas 18h ao porto de Málaga. 
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

domingo, 9 de março de 2014

Portas do Mar recebem escala do Oceana

As Portas do Mar na cidade de Ponta Delgada receberam a escala do paquete Oceana da P&O Cruises, no seu cruzeiro de 28 noites pelas Caraíbas. Atracou pelas 9h30m procedente de Antigua e rumou ao fim do dia ao porto "base" de Southampton no Reino Unido. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; António Simas-Ponta Delgada, Açores.

sábado, 8 de março de 2014

"Classico Verão" no Funchal

O clássico paquete italiano Costa Classica após pernoita no porto do Funchal no final de cruzeiros pelas ilhas das Canárias, Marrocos e Madeira, rumou hoje ao porto de La Palma nas Canárias pelas 18h. 
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

Saga Pearl II regresso a Lisboa

 A capital portuguesa volta a receber mais uma escala do navio de cruzeiros Saga Pearl II da companhia Saga Holidays. Atracou pelas 8h procedente do porto de Casablanca em Marrocos e rumou pelas 14h ao porto de Southampton para terminar este cruzeiro pelas ilhas Canárias, Madeira, Marrocos e Peninsula. Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.