domingo, 30 de setembro de 2012

Delphin em Ponta Delgada-Açores


O navio de cruzeiros Delphin, da operadora alemã Passat Kreuzfahrten escalou hoje as Portas do Mar nos Açores.

 Com 156 metros de comprimento, 22 metros de largura e 6,2 metros de calado, possui 16,331 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 474 turistas e 234 tripulantes. O navio comporta 7 decks para passageiros, com um total de 237 cabines, 128 das quais têm vista para o exterior e 109 são interiores. Texto e imagens com direitos reservados; António Simas-Ponta Delgada, Açores.
 

Cruzeiros de Inverno no Funchal

 Este domingo voltou a estar no porto do Funchal os dois navios de cruzeiros que iníciaram a temporada 2012 dos cruzeiros de Outono/Inverno no Atlântico. O Costa Deliziosa atracou na pontinha pelas 7h para embarque e desembarque de alguns passageiros portugueses e rumou pelas 17h ao porto de Málaga. O AIDAsol atracou pelas 15h procedente de Tenerife e vai pernoitar no Funchal. Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

MSC Magnifica e Ocean Diamond em Lisboa

  O navio de cruzeiro italiano MSC Magnifica da companhia MSC Cruises  nos seus cruzeiros, com embarques e desembarques em Lisboa.
 
 Atracou na capital portuguesa pelas 11h, procedente de Málaga e rumou a Casablanca com atraso no qual só aconteceu depois das 00h. Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.

Saga Ruby, Grand Mistral e Oriana no Funchal

 O porto do Funchal recebe a primeira tripla de cruzeiros de Outono, o clássico Saga Ruby, o colorido Grand Mistral e o inesperado Oriana.

 

O clássico Saga Ruby da operadora britânica saga Holidays atraou pelas 7h, procedente de Southampton no seu cruzeiro pelo Atlântico.

 Rumou pelas 17h ao porto de Santa Cruz de La Palma nas Canárias, mas com problemas em duas baleeiras que estavam mal posicionadas teve de efectuar a troca em alto mar ao largo da baía do Funchal.

  O Grand Mistral da companhia espanhola Iberocruceros atracou pelas 7h30, procedente de Tenerife e rumou pelas 14h ao porto de Málaga.
   Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Vision of the Seas estreia nos Açores

 O navio de cruzeiro Vision of the Seas da RCCL teve a sua estreia hoje o porto de Ponta Delgada nos Açores. No seu cruzeiro posicional da Europa para os Estados Unidos, com a duração de 14 noites com inicio em Southampton no Reino Unido.

Atracou pelas 8h, procedente de Vigo, após cancelamento do porto de Lisboa devido à greve de pilotos e rumou pelas 18h ao porto americano de Fort Lauderdale, na Flórida.
O Vision of the Seas, com capacidade para 2.435 passageiros, também possui instalações requintadas a bordo. Há o agradável spa, duas piscinas, seis hidromassagens e o teatro Masquerade. Texto e imagens com direitos reservados; António Simas-Ponta Delgada, Açores.

Ventura de Outono em Leixões


É uma fortaleza flutuante é o Gigante "VENTURA". Vai rumar ao porto de Cadiz hoje cerca das 19,00 horas. O Ventura é a segunda mais recente estrutura flutuante da companhia P&O Cruises, companhia essa a que recentemente encomendou um novo navio que possivelmente será construído nos estaleiros de Mayer Werft na Alemanha com um comprimento aproximado a 330 metros. Ainda na companhia é de salientar a nova politica que a Inglesa P&O adoptou em que anuncia que apenas podem viajar a bordo os seus oito navios clientes com idade igual ou superior a sessenta anos de vida.
Relativamente ao navio em si, o Azura, o navio dispõe de todas as condições para que um passageiro possa ter um cruzeiro com toda a tranquilidade possível. Texto e imagens com direitos reservados, Jose Modesto-Leixões.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Paquete "Funchal" que futuro?

 O paquete  Funchal, um dos mais emblemático dos navios de cruzeiros portugueses, está a aguardar "Um mar de incertezas" atracado à ponte-cais da Matinha. São as mais recente imagens deste clássico paquete da Classic International Cruises, que aguarda uma solução para navegar ou para ser esquecido neste velho cais.
 O paquete Funchal é um navio de cruzeiros com uma graciosa silhueta. Foi lançado à água em 10 de Fevereiro de 1961, sendo o maior navio alguma vez construído pelos estaleiros Helsingor Skibsvaerft A/S, na Dinamarca, por encomenda da  Empresa Insulana de Navegação. Actualmente está esquecido ou "adormecido" no Tejo, à espera de uma suposta remodelação que já leva anos e com o seu meio século a navegar nas recordações de belos cruzeiros a bordo do paquete "Funchal". Imagens e texto com direitos reservados, Rui Agostinho, Lisboa.
                                 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Le Diamant faz conversão para Ocean Diamond em Lisboa


A mais recente aquisição da companhia de expedição Quark Expeditions, foi o navio de cruzeiros Le Diamant da antiga companhia francesa Iles de Ponant e está em Lisboa a efectuar a conversão para Ocean Diamond.

 Chegou ontem pela manhã procedente de St. Malo na França com o casco pintado de azul para uma longa escala de manutenção ainda com o registo de Le Diamant. 

Tem agendada a sua saída da capital portuguesa no dia 11 de Outubro com o o registo novo de Ocean Diamond rumo a Montevideo, no Uruguay para operar no hemisfério sul nos seus cruzeiros pela América do sul (Argentina, Chile,Uruguay) e Antartica. Texto e imagens com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.

Acabamentos na lancha "Tamisa"


Na cidade de Camara de Lobos está em estaleiro a antiga lancha "Tamisa" com uma remodelação em fase final.


Já neste blog temos mostrado várias fases da remodelação desta lancha, no qual podemos agora verificar que se encontra na "fase final", com muitas diferenças do que era anteriormente além do casco ser o original. Imagens e texto com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal

domingo, 23 de setembro de 2012

Principio de Outono tripla cruzeiros em Leixões


Chegou o Outono, hoje, o porto de Leixões está de parabéns, três navios de cruzeiro chegaram ao nosso porto o " ORIANA" , "HAMBURG"  e o "DELPHIN"
O "ORIANA" com 260 metros da P & O Cruises,  o "HAMBURG" com 145 metros da Plantours & Partner e o "DELPHIN" com 145 metros da Hansa Kreuzfahrten.


Não tenhamos dúvidas, aposta ganha, Portugal e o Porto de Leixões, na escala das grandes companhias de cruzeiro.Vamos todos fazer parte deste grande mercado que cresce a olhos vistos. Matosinhos a nossa cidade tem que apostar cada vez mais neste nicho de mercado.

Os nossos restaurantes, a nossa gastronomia é única na nossa cidade, por isso pedimos à nossa Câmara Municipal de Matosinhos de aposte cada vez mais neste mercado. Imagens e texto com direitos reservados; José Modesto-Leixões.

AIDAsol trás o sol novamente ao Funchal


Há cerca de uma hora atrás, o navio AIDAsol atracou no porto do Funchal, neste dia marcado pelo sol que há algum tempo não surgia na ilha. Proveniente de Tenerife, faz uma escala que inclui a pernoita do navio no Funchal, para partir então para La Palma pelas 17:00.
 O Funchal viu nos últimos dias a falta de alguns navios de cruzeiro que tinham programado visita à ilha, devido às condições do tempo adversas, e à ameaça da tempestade Nadine que se encontrava próxima à ilha. Entretanto com a melhoria das condições metereológicas, o embargo autoproposto das visitas de cruzeiro foi levantado, permitindo assim que o Funchal ganhe mais vida com a visita destes autênticos hotéis flutuantes.
Texto e fotos com direitos: Marco Andrade, Funchal.

sábado, 22 de setembro de 2012

Regresso do Constellation


Voltou novamente ao nosso Porto, ao Porto de Leixões após uma semana o "CELEBRITY CONSTELLATION" da Celebrity Cruises. Veio de Vigo e vai seguir ainda hoje para Bilbao.
Com 294 metros e arrastando cerca de 90.280 tons o referido navio tem capacidade para transportar cerca de 2.038 passageiros. Imagens e texto com direitos reservados; Jose Modesto-Leixões.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Navios da CIC são arrestados no Mediterrâneo


Três navios da companhia portuguesa Classic International Cruises (CIC), foram arrestados em diferentes portos da Europa nos últimos dias. O Princess Danae e o Athena estão detidos no porto de Marselha, na França, enquanto o Arion, em Kotor, Montenegro.

A agência de navegação da CIC confirmou a informação, e ainda informou que a companhia não pode custear os valores da operação de seus navios, devido a um interrompimento abrupto do financiamento por parte de seu banco, o Montépido Geral. A empresa ainda disse que a CIC está negociando com o conselho do banco para o pagamento de salários em atraso e o repatriamento de mais de 500 tripulantes.

A Classic International Cruises já vêm enfrentando problemas financeiros há um bom tempo, o que levou a empresa a atrasar várias vezes a volta à serviço do Funchal, e a outros arrestes do Princess Danae, por falta do pagamento do combustível da embarcação. Recentemente, o proprietário da empresa, George P. Potamianos, faleceu, deixando sua empresa à seus filhos, que na época, admitiram os problemas financeiros.

A empresa, que chegou a operar no Brasil (com outro nome), ainda opera o Princess Daphne, que encontra-se fretado a uma companhia alemã. Os cruzeiros do Athena, do Danae e do Arion acabaram cancelados, e os passageiros voltaram para suas casas.Texto (©) Copyright Daniel Capella/Imagem (©) Copyright Sergio Ferreira.

Casco da lancha "Simone" no Porto Novo


 Abandonado junto do "calhau" do Porto Novo está o que resta da antiga lancha turistica "Simone" da antiga companhia Costa do Sol.  Além das lanchas  May e Scotia que se encontram no varadouro de S. Lázaro ao abandono também, o casco da antiga lancha "Simone" ainda está em bom estado, mas a pequena cabine à popa nem existe.

 Uma das últimas lanchas sobriventes do serviço de transporte de passageiros entre paquetes que aportavam no Funchal e o Cais da cidade, depois mais tarde adaptada para serviço turistico de viagem ao longo da Costa Sul da Madeira. Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

"Gigante" Azura e clássico Discovery em Leixões


Entrada do gigante “AZURA” da P & O Cruises e o Discovery da operadora birtâncica Cruise Maritime  Voyages  juntos hoje no Porto de Leixões .

O navio chegou vindo do do porto Inglês de Southampton e vai seguir hoje 17,30 horas rumo ao porto de la Valetta ma ilha de malta.
O Azura possui 116.017 toneladas de volume cúbico, distribuídas por 290 m de comprimento e 36 de largura que acomodam 3.092 hóspedes.
 Apesar de ter sido o Pacific Princess, imobilizado em Génova como Pacific, a ser o grande protagonista da série de televisão "The Love Boat", o irmão gémeo Island Princess, actual Discovery, também foi utilizado nas filmagens de tão importante série de televisão que conquistou o coração de tantos telespectadores para os cruzeiros.
 O Discovery vai manter-se em actividade passando a ser operado pela CMV, a partir de Fevereiro de 2013, num acordo a longo-prazo entre a All Leisure Holidays e a Cruise & Maritime Voyages, que opera o Marco Polo, ex-Aleksandr Pushkin. O Discovery será submetido a um programa de remodelação antes de integrar a frota da CMV que explora o nicho de mercado de navios de pequena dimensão e mais antigos, mas com um serviço personalizado e de qualidade.
Em 2013, o Discovery fará uma série de cruzeiros pelo norte da Europa, Mediterrâneo e Mar Negro, com voos de ligação para os portos de embarque fora do Reino Unido, como Espanha, Itália, Grécia e Turquia. Concentrando também este produto para o mercado britânico, o Discovery oferecerá itinerários com partidas de portos ingleses como Liverpool, Harwich, Hull, Bristol e Port of Tyne.  as well as fly-cruises from destinations in Spain, Italy, Greece and Turkey.
. Texto e imagens com direitos reservados; José Modesto-Leixões.