quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Navio de investigação Oceanográfica Hespérides (A-33) no Funchal


Atracou pelas 9h no porto do Funchal, o navio Oceanográfico de Investigação Hespérides (A33), operado pela Unidade de Tecnologia Marinha da Armada Espanhola. O navio está sediado no porto de Cartagena, escalou o porto do Funchal para reabastecimento.

Imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

Navios de cruzeiro no porto de São Petersburgo

O porto de São Petersburgo na Rússia, é claramente um dos principais pontos de escala para os navios de cruzeiro aquando a época forte do Verão.Com tanto para ver na antiga capital russa, rica a nível cultural onde se destaca o centro histórico e respectivos monumentos, património mundial da UNESCO, as companhias normalmente reservam escalas de 2 dias para que os passageiros possam conhecer o essencial desta cidade.
São muitos os navios que passam regularmente por São Petersburgo, durante as suas operações de Verão pelo Báltico. Cenários como os que documentam as fotos, dias de cais cheio são rotineiros. Nas imagens os navios MEIN SCHIFF 2, na sua primeira operação ao serviço da TUI Cruises, tal como o ARTANIA pela Phoenix Reisen, CELLEBRITY CONTELLATION, ROTTERDAM e o MARCO POLO.Este último com um passado curioso com este porto, pois São Petersburgo era antigamente Leningrado, a principal base do navio enquanto ALEKSANDR PUSHKIN ao serviço dos soviéticos da Black Sea Shipping Co.
Fotos: © Nuno Davide Jesus

CDF - Croisiéres de France - terá novo navio.



O Bleu de France, atual navio da CDF - Croisières de France - foi vendido, porém, a companhia não ficará sem navio. A Pullmantur anunciou, que o substituto do Bleu de France será o Horizon, ex- Pacific Dream. O navio, entrará em estaleiro no final do ano para receber as cores da Croisières de France e ser renomeado L'Horizon, ele será adaptádo ao mercado francês, e passará por algumas remodelações.

Construído em 1990 nos estaleiros Meyer Werft, o Horizon, petenceu a Celebrity até 2006, quando foi transferido para a Island Cruises, e rebatizado Island Star. Até 2009 navegou navegou por esta companhia, quando inclusive esteve várias vezes no Brasil. Ano passado com o encerramento da Island Cruises foi transferido a Pullmantur, com o nome Pacific Dream, este ano voltou a portar seu nome original Horizon (entenda porque, clique aqui). Em Abril o navio passará a operar pela CDF, já com seu novo nome, e com o casco pintado de azul.

Sempre com embarque em Marselha, e com o francês como principal idioma a bordo, o navio fará cruzeiros pelo Mediterrâneo até Dezembro. A maioria das viagens que são no sistema tudo-incluído, tem 7 noites. Também estão previstos alguns mini-cruzeiros. Após Dezembro de 2012, o navio ainda não tem destino previsto, e poderá, inclusive, operar no Brasil a serviço da Pullmantur.Texto (©) Copyright Daniel Capella./Imagens (©) Copyright CDF - Croisières de France e Daniel Capella.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Atlântica e Independence of the Seas em Lisboa

O Independence of the Seas escalou o porto de Lisboa nos seus cruzeiros pelo Atlântico. Entrou no estuário do Tejo pelas 7h, com procedência do porto de Cadiz e vai rumar pelas 17h ao porto de Vigo.O ferry "Atlântida" teve encostado na doca dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) desde maio de 2009, depois de rejeitado pelo Governo Regional dos Açores, que rescindiu o contrato com a empresa pública, realizou provas de mar, encontrando-se já em Lisboa nos estaleiros Navais do Alfeite e vai partir no dia 6 de Setembro para alto mar, ou seja para a La Guaira na Venezuela?

Imagens e texto com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.

Aurora da P&O em Leixões

O paquete britânico Aurora da P&O Cruises escalou o porto de Leixões. Com procedência do porto de Southampton no Reino Unido atracou no porto de Leixões pela manhã e teve a sua saída pelas 17h rumo ao porto de Alicante. O paquete Aurora tem capacidade para 1.870 passageiros, tem 270 metros de comprimento e 76.152 tons.
Imagens e texto com direitos reservados; José Modesto-Leixões.


Regular AidaVita em Lisboa

O AidaVita da companhia alemã AidaCruises atracou no Tejo. Com procedência do porto de Cadiz pelas 8h30 e rumou pelas 16h ao porto ao porto de Málaga. Imagens e texto com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.

Regular AidaVita em Lisboa

O AidaVita da companhia alemã AidaCruises atracou no Tejo. Com procedência do porto de Cadiz pelas 8h30 e rumou pelas 16h ao porto ao porto de Málaga. Imagens e texto com direitos reservados; Rui Agostinho-Lisboa.

Queen Elizabeth em Roterdão na Holanda

O mais recente paquete Queen Elizabeth da frota da companhia Cunard atracou hoje em Roterdão na sua primeira escala neste porto holandês.(©) Images and text Copyrights; Imagens e texto com direitos: Robert Smith; Rotterdam-Holland

Costa traz 2100 turistas a Madeira
























Hoje no Funchal está o Costa Mediterranea com 2100 passageiros a bordo. o navio e procedente de Tenerife, onde chegou ao Funchal pelas 07 horas e 35 minutos. O navio efectua uma série de cinco cruzeiros irregulares sendo este o ultimo cruzeiro dessa série. Neste cruzeiro intitulado "As ilhas do Sol", o navio passa por destinos como Savona (porto base), Civitavecchia, Málaga, Funchal, Tenerife, Casablanca, e Barcelona.O Costa Mediterranea mede 292 metros, mede 32 metros de boca, mede 7.8 metros de profundidade, desloca uma arqueação bruta de 88500 toneladas, consegue transportar até 2124 passageiros que são servidos por 930 membros da tripulação, e consegue atingir os 23 nos graças aos seus dois propulsores pods azimutais constituídos por duas hélices diesel-elétrica combinados com 62.370 kW cada uma.No que toca a camarotes, o navio dispõe de 1057 camarotes dos quais 40 são Wellness ( um tipo de camarote exclusivo dos navios Costa Mediterranea, e Costa Atlantica), 620 com varanda privada, 54 suites todas elas com varanda privada, e quatro suites Welness com varanda privada. Relativamente aos espaços que o navio dispõe, é de salientar o ginásio, sauna, banho Turco, Solário, 4 Jacuzzis, 3 piscinas (uma delas com cobertura retráctil), Pista Poli desportiva, Pista de jogging ao ar livre, Teatro de três Decks, Casino, Discoteca, tobogã, Sala multimédia, Biblioteca, centro comercial, mini campo de golf, bem como piscina infantil, Mundo Virtual e experiência Play Station, uma aposta realizada pela Costa Crociere em conjunto com a Sony.O navio solta as suas amarras do Porto do Funchal quando o relógio mararem as 17 horas, hora essa em que o navio zarpa rumo a Barcelona, chegando ao porto local pelas 09 horas da manhã. A próxima escala de um navio de cruzeiro no Funchal é mesmo no dia 1 de Setembro, com o elegante navio da AIDA Cruises o AIDAaura que chega ao Funchal pelas 09 horas da manhã.Fotos e desenvolvimento: C Jorge Ferreira com direitos de autor

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Representante veraniego de Costa.



Este asiduo visitante estuvo el pasado siete de Agosto en Tenerife y, pertenece a una de las navieras que más movimiento de turistas dan al puerto de la isla, la Costa Crociere.
Esta vez, el navío de 85000 tons, procedía de Casablanca y, a las 1800h arrumbó hacia Madera.

(©) Copyright texto e imágenes: Antonio Sáez, Tenerife.




domingo, 28 de agosto de 2011

MSC Melody no Funchal

O mais antigo resort flutuante da MSC Cruises o Melody esteve hoje no Funchal com 1100 turistas sendo a maioria deles de nacionalidade Alemã. O navio chegou a Madeira quando pouco passavam das 07 horas e 45 minutos procedente do porto de Tenerife nas ilhas Canárias.


















O Melody mede 205 metros de cumprimento, mede 27.4 metros de boca, mede 7.80 metros de profundidade, consegue transportar ate 1150 passageiros que são servidos por 535 membros da tripulação, e consegue atingir os 23 nos de velocidade máxima, graças aos seus dois cilindros GMT- Fiat diesel combinados com 22070 kW cada um.



















O Melody partiu hoje do Funchal rumo a Ceuta pelas 18 horas, tendo como hora de chegada prevista a aquele porto as 07 horas de Terça-Feira. O melody está de regresso ao Funchal a 11 de Outubro juntamente com o Costa Deleziosa.


















Quanto as próximas escalas no Funchal, amanhã é de esperar a escala do Volcan de Tijarafe que chega pelas 12 horas e 30 minutos, e na Terça-Feira, a escala do navio de cruzeiro Costa Mediterranea.Fotos e desenvolvimento: C Jorge Ferreira com direitos de autor

Furacão Irene altera roteiros na Costa Leste dos EUA

Os itinerários de vários navios que operam desde a costa leste dos Estados Unidos foram alterados neste final de semana para evitar o Furacão Irene. Na sexta, enquanto atingiu as Carolinas, o furacão passou a categoria 2, com ventos de mais de 155 km/h. 
Enquanto isso, os navios que já estão mais ao Sul estão cancelando escalas nas ilhas particulares das companhias nas Bahamas, como CocoCay, da Royal Caribbean, e Great Stirrup Cay, da Norwegian Cruise Line.

Isto porque o furacão causou impactos nessa região após sua passagem por lá. A Celebrity Cruises, a Norwegian Cruise Line, a Princess Cruises, e a Holland America Line, tiveram que mudar alguns de seus roteiros com saídas de Nova York, Nova Jersey e Boston. 

Navios como o Norwegian Gem, Norwegian Jewel, Norwegian Sky tiveram que modificar os seus roteiros, cancelando escalas, e passando mais tempo em outros portos, para evitar o furacão. O Norwegian Dawn, que também está na região, não precisou alterar sua programação anteriormente prevista. 

O Summit (foto), da Celebrity, permanecerá em Bermuda, retornando a Nova Jersey, um dia depois do previsto, na segunda. 

Já a Holland America, que possui dois navios na região adiantou a saída do Veendam de Bermuda, para Nova York, onde ele enfrentará o furacão, de onde o navio partirá na domingo ou terça. Já o roteiro do outro navio na área, o Maasdam, permanece inalterado. 

Da Princess, somente o Caribbean está na região, o navio agilizará suas operações de embarque e sairá de Nova York algumas horas antes do previsto, navegando a oeste da tempestade, para evitar o pior do furacão. O Caribbean Princess perderá devido as alterações uma escala em Saint Jonh, na Nova Inglaterra. 

A Carnival que possui somente o Carnival Pride (foto) na região optou por encurtar duas viagens de seu navio para evitar transtorno a seus passageiros. A atual viagem que iria terminar amanhã, foi encerrada hoje, e a que começaria amanhã, começará somente na terça-feira. Os passageiros, que embarcariam nesse dia em Baltimore, Maryland, receberão um reembolso do equivalente a um cruzeiro de um dia. 
Texto (©) Copyright Adaptado de Cruise-Community (Seatrade Insider)/Imagens (©) Nasa, Antonio Sáez e Carnival.

sábado, 27 de agosto de 2011

Tenerife. Azura e Melody.

Após três semanas de ausência de cruzeiros no porto de Tenerife, retoma-se a atividade com a presença do P & O Azura e do MSC Melody, que às 0800h já se encontravam no dique Sul. O primeiro procedia de Las Palmas dirigindo-se para SC a Palma e Lisboa. O Melody por sua vez chega de Tánger e zarpa para Madeira.
(©) Copyright texto e imágenes: Antonio Sáez, Tenerife.

Seven Seas Voyager escala Leixões

Esta manhã atracou o navio de cruzeiro "SEVEN SEAS VOYAGER" com seus 207 metros e arrastando uma tonelagem de 42.363 tons, o referido navio pertence à companhia de cruzeiros "Regen Seven Seas" e tem uma capacidade para transportar cerca e 700 passageiros.Chegou do porto de La Coruna e hoje cerca das 18 horas ruma à Capital Portuguesa Lisboa. Texto e imagens com direitos reservados; Jose Modesto-Leixões.

Porto de Nova York em risco de encerrar

O conhecido Porto de Nova York pode mesmo fechar. Segundo o que foi avançado hoje de manhã pela Guarda Costeira de Noya York o furacão estará na sua máxima intensidade este fim de semana, não havendo memoria de um furacão tão forte em Nova York como o furacão Irene. Este furacão já fez desviar daquele porto navios de companhias como a Royal Caribbean International, Carnival Cruise lines, Holland America Line, Norwegian Cruises Lines, entre outras, e mais avança que por motivos de segurança, em ultimo recurso o melhor era mesmo fechar aquele porto. Contudo os navios aportados durante a passagem do furacão constitui outro problema. com a força dos ventos, pode provocar uma agitação dos mares podendo rebentar as amarras dos navios, fazendo-os chocar entre outros navios, ou ate mesmo embaterem no cais de acostagem. Contudo e num comunicado lançado, a administração dos portos locais dizem que nunca é demais avisar que a qualquer momento aquele porto pode fechar.Desenvolvimento: C Jorge FerreiraFoto: Nova York

Ainda o "Tijarafe"

O navio Volcan de Tijarafe, continua a substituir o novo ferry da Naviera Armas Volcan de Tinamar. O navio, desta vez fez uma alteração, tendo o ferry Volcan de Tijarafe começado a ligação em Grand Canária. O navio Volcan de Tinamar por sua vez, não se sabe, quando regressa as águas Madeirenses, visto que está a aguardar a reparação de um dos motores do navio. Enquanto a situação do Volcan de Tinamar não ficar resolvida, o Volcan de Tijarafe, mantem a linha. O Volcan de Tijarafe chegou a Madeira pelas 10 horas e 5 minutos procedente de Tenerife com 900 passageiros a bordo, e termina a sua escala pelas 12 horas e 30 minutos rumo a Portimão, onde está de regresso a Madeira na Segunda-Feira pelas 15 horas.Fotos e desenvolvimento: C Jorge Ferreira com direitos de autor

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Carnival com prejuízo de 50 milhões

A Carnival Cruise Lines, anunciou que o furacão Irene, que actualmente esta na sua máxima força na Costa atlântica, causou prejuízos de 50 milhões de Dólares a líder Mundial de cruzeiros depois de ter destruído o seu "Grand Turk Cruise Center".Este furação é de nível 3, já afectou muitos navios de cruzeiro que operam naquela zona. dando um principal destaque aos navios da Carnival, Royal Caribbean international, e Norwegian Cruise Lines. Espera-se que o furacão continue na sua máxima força sendo esperado este fim de semana na Carolina do Norte.Desenvolvimento: C Jorge FerreiraFoto: Carnival

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Azura traz 3000 turistas ao Funchal























Hoje esteve no Funchal o gigante navio de cruzeiros Azura. O navio chegou pelas 07 horas e 30 minutos procedente da Inglaterra mais precisamente de Southampton com 3000 passageiros a bordo. O navio efectua um cruzeiro com a duração de 12 noites, que partiu no passado dia 21 de Southampton e que tem passagens pela Madeira, Grand canaria, Tenerife, La Palma, Lisboa, Vigo e regressando depois para o seu porto base em Southampton. O Azura da P&O Cruises é a realidade da evolução da conhecida Grand Classe, o que custou a companhia cerca de 400 milhões de Dólares. Relativamente as características do navio, é de salientar que este mede 290 metros de cumprimento, mede 36 metros de boca, mede 8 metros de profundidade, consegue transportar ate 3100 passageiros que são servidos por 1300 tripulantes, foi construído nos estaleiros Italisnos de Fincantieri, e consegue atingir os 23 nos de velocidade máxima, graças aos seus seis motores potentes diesel wartsila. Relativamente aos espaços do Azura,são de salientar as 4 piscinas, sendo que uma delas está coberta por um vidro retráctil, 6 SPAs, Jacuzzi, teatro de 3 decks, várias salas de estar, Cinema ao Ar livre, Grande variedade da restaurantes (7) e bares, varias salas de espectáculo, discoteca, e sala de cartas. O Azura chegou então pelas 07 horas e 30 minutos, perlonga a sua escala por 10 horas na Madeira, sendo que quando os ponteiros do relógio marcarem as 17 horas e 30 minutos, o navio fazer-se.á ao mar rumo a Grand Canraia, prosseguindo então o seu cruzeiro pelas Ilhas canária.O Azura esta de regresso ao Funchal a 1 de Novembro de 2011, juntamente com o Costa Deleziosa.A próxima escala de um navio de cruzeiro na Madeira e a escala do Melody da MSC no próximo dia 28.Fotos e desenvolvimento: C Jorge Ferreira com direitos de autor

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Comandante do Azamara Journey com um momento especial

O Comandante do navio Azamara Journey teve no dia de hoje um momento muito emocionante. Este senhor de 30 anos esteve praticamente em "sua casa" tendo visitado o seu país. Magnus teve o fascinante prazer de estar a bordo com a sua família, a sua esposa a sua filha e os seus pais tendo dado uma visita ao navio com ele e almoçando juntos. Segundo ele como Comandante é a primeira vez que ele visita a sua terra Natal. Em 2006 Magnus entra para a Royal Caribbean International e passou pouco tempo depois para a Azamara companhia essa que é um "ramo" da Royal Caribbean International. O navio hoje está então em Lerwick com 600 passageiros a bordo.Desenvolvimento: C Jorge FerreiraFoto: Azamara Jouney

Comemoração de 100 anos de vida no 53º cruzeiro Carnival

Um senhor comemorou no dia de ontem 100 anos de vida enquanto estava a efectuar o seu 53º cruzeiro a bordo de um navio da Carnival. Norman Wigle, teve ontem uma cerimonia especial a bordo do navio Carnival Trimph. O navio estava com 1500 passageiros a bordo que todos eles deram as felicidades por mais este aniversário.
O Comandante do navio na voz da companhia falou sobre o tema e perante tal situação limitou-se a dizer uma frase: "Parabéns Sr. Wigle e nós esperamos vê-lo num "Fun Ship" novamente em breve" disse.Desenvolvimento: C Jorge FerreiraFoto: Carnival Triumph