domingo, 31 de julho de 2011

Blog em viagem.....Porto de Tânger,Marrocos


Tânger é uma cidade no norte do Marrocos , no Norte Africa costa na entrada ocidental ao Estreito de Gibraltar , onde o Mediterrâneo encontra o Atlântico. Tânger é conhecida como uma cidade que fervilha com os vendedores em cada esquina. É um lugar com os mercados, ruas estreitas e uma sobrecarga sensorial de ruído, cor e aromas.O O porto de Tânger, está convenientemente situado perto da "nouvelle ville" e ao lado da medina, para que os visitantes estão a uma curta distância do centro da cidade. Como o porto também funciona como um porto de balsa, é sempre repleta de turistas e visitantes.Claro que, com a chegada conhecida de turistas por meio de ferry, o porto de Tânger está sempre repleta de guias tentar vender seus serviços para os passageiros desembarcarem e taxistas para pegar uma excursão.Os visitantes do Tânger porta terá que ser muito paciente, como a obtenção pela alfândega e controle de passaporte pode demorar um pouco. O Porto de Tânger continuará a ser uma porta para ferries, enquanto o novo porto, chamado de Porto Tânger Med, será capaz de acomodar navios comerciais e embarcações de cruzeiro.O Porto de Tânger-Med terá também um porto de passageiros de pequeno porte para separar os navios de maior porte e internacionais dos tráfego dos ferries que ajudam tanto indústrias cresçam em Tânger. Podemos verificar nestas imagens a visita de dois navios de cruzeiro, o Costa marina e o Grand Voyager, em visita ao porto de Tânger no dia 28 deste mês, nos seus cruzeiros atlânticos. (©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Rui Agostinho, lisboa.

sábado, 30 de julho de 2011

Estreia do ferry "Volcan de Tinamar" na Madeira

Hoje o porto do Funchal recebeu a estreia do ferry "Volcán de Tinamar", o mais recente navio da frota da companhia canária ARMAS. Chegou à baía pelas 8h30, na viagem inaugural da linha entre Canárias, Madeira e Portimão e foi recebido na entrada do porto pelo rebocador "Ponta do Pargo" da Apram. Houve hoje um atraso de 30 minutos na saída do Funchal, devido ao elevado número de viaturas ligeiras e de passageiros que embarcaram rumo a Portimão como podemos verificar nas fotos da saída a popa do Tinamar estava cheia de passageiros. Este novo ferry “Volcán de Tinamar”, oferece maior capacidade de transporte, também oferece um maior conforto e modernidade aos passageiros uma vez que pode transportar até 1.457 passageiros, tem mais serviços a bordo e desta vez o navio é dedicado a Portimão, como podemos verificar existe vários espaços baptizados com o nome Portimão a bordo. O navio tem 178 metros de comprimento e 30 mil toneladas de arqueação bruta, estando preparado para transportar 1457 passageiros, possui 122 camarotes interiores e exteriores, 2 suites e mais de 500 viaturas. A polémica Caravela Santa Maria, saíu do seu local de atracação antes do ferry efectuar a manobra de entrada,depois foi efectuar uma passagem junto do super-ferry e atracou na zona da lota do porto do Funchal. Ainda não existe ainda condições para atracar embarcações turisticas no porto do Funchal, pois muitas ficam fundeadas em frente da actual marina lotada. Também o mega iate ICE Angel, que fez uma escala de descanso de tripulação e reabastecimento saíu pelas 10h.Images copyrights/Imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Primeira viagem do Tinamar a Madeira.

À hora prevista na sua programação, 1600h, o Volcán de Tinamar inicia desde Tenerife, sua viagem inaugural a Funchal - Portimáo (com escala de 30 min em G. Canaria). O navio realizará esta rota previsivelmente até o três de Outubro, para aproveitar a sua maior capacidade (durante a temporada de verão). A partir dessa data a Naviera Armas não desvelou o destino do navio. Baralham-se algumas possibilidades: que o enlace que se efetue com o Tinamar seja Setúbal, ou bem se se mantém com Portimáo, o realize o Tijarafe durante o inverno.
(©) Copyright texto e imágenes: Antonio Sáez, Tenerife.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Navío Escola Brasil em Tenerife.

Este navio escola é uma fragata da classe Niteroi de 1983, construído no Arsenal de Rio, e foi adaptada como Navio Escola. O seu numeral U-27 recorda-nos aos U-Boot alemães da 2ªGM. Com os motores diesel tem uma autonomia de 5.300 mn a 17 nodos. O navio-escola realiza anualmente uma viagem de instrução.
O NE Brasil arribó a Tenerife no passado dia 26 desde Bahía. Realizou intensas manobras com os cadetes , 30 mn ao sul da ilha de Tenerife durante dois dias (uns 200, que se adiestran a bordo do navio durante os seis meses de longa travesía). Esta manhã às 0900h empreendeu viagem para Amsterdã, navegando à velocidade ultra - económica de 13,5 nos, o qual reduz o consumo (especialmente comparado com as turbinas de gás, tremendamente exigentes em combustível).
(©) Copyright texto e imágenes: Antonio Sáez, Tenerife.

Antigo carreireiro portosantense "Maria Cristina II" à venda


A antiga embarcação “Maria Cristina II”, se encontra à venda na Internet nos sites de vendas de "coisas" online. Mas desta vez não se trata de uma coisa qualquer, mas sim da última réplica dos carreireiros portosantenses que efectuavam a ligação da ilha do Porto Santo para a Ilha da Madeira. Foi feita uma nova embarcação com as características das antigas para ser apresentada na EXPO98, para lembrar um passado dificil nas ligações maritimas com a Ilha Dourada. Se encontra num estado de degradação e que poderá ser visto nos Estaleiros Navais do Caniçal, assim a Região Autonoma da Madeira fica mais pobre a nível maritimo, pois poderá perder mais um navio da história desta pequena ilha ao meio do Atlântico, que ninguém dá importância pois estamos num país que está sempre a virar "costas ao Mar". Imagens com direitos reservados, Sergio Ferreira, Funchal.

terça-feira, 26 de julho de 2011

ARTANIA em Porto Santo

Depois de ter estado ontem no porto do Funchal, o ARTANIA seguiu para a ilha vizinha de Porto Santo onde hoje fez a sua primeira escala. Dadas as dimensões do navio, o mesmo teve que fundear ao largo desembarcando os seus cerca de 850 turistas por baleeira. Pelas 14h00 levantou o ferro e continuou com o seu cruzeiro até Leixões.
É o terceiro navio de cruzeiros a visitar Porto Santo este ano, depois do VISTAMAR e AMADEA, este último que regressa já no próximo dia 10 de Agosto. Trata-se também de um dos maiores navios que já passaram pela ilha dourada, atrás do ex. ARCADIA de 1989 e do ORIANA.
Fotos: Nuno Jesus.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Estreia do Artania no Funchal

O novo navio de cruzeiros ARTANIA da operadora alemã Phoenix Reisen, está no seu primeiro seu cruzeiro de 18 noites pelas ilhas Atlânticas. Com procedência do porto de Santa Cruz de Tenerife, atracou pelas 8h, e vei pernoitar para na madrugada rumar ao porto do Porto Santo na ilha Dourada . Imagens com direitos reservados, Sergio Ferreira e João Abreu-Funchal.

domingo, 24 de julho de 2011

Artania em Tenerife.



Este cruzeiro visitou anteriormente Tenerife, baixo diversos nomes, primeiro como Royal Princess, e baixo a bandeira do P & O como Artemis. Agora chega enquadrado em Phoenix-Reisen, à qual foi recentemente transferido com o nome de Artania. Ontem iniciou um novo cruzeiro em G. Canaria que levá-lo-á a Bremenhaven (com escala em Funchal e P. Santo). O Artania é o primeiro navio de turismo que nos visita em cinco semanas.




Este crucero ha visitado varias veces Tenerife, bajo diversos nombres, primero como Royal Princess, y bajo la bandera de la P & O como Artemis. Ahora llega encuadrado en Phoenix-Reisen, a la cual ha sido recientemente transferido con el nombre de Artania. Ayer inició un nuevo crucero en G. Canaria que lo llevará a Bremenhaven (con escala en Funchal y P. Santo). El Artania es el primer buque de turismo que nos visita en cinco semanas.


(©) Copyright texto e imágenes: Antonio Sáez, Tenerife.

sábado, 23 de julho de 2011

Gare Marítima de La Goulette-Tunísia

A partir de agora vamos abrir um novo tema no blog que vai mostrar uma serie de várias gares marítimas pelos diversos portos internacionais e vamos hoje começar pelo Norte de África com a Gare marítima de La Goulette na Tunísia.
O Porto La Goulette está localizado a cerca de 10 milhas a partir da cidade de Tunis, capital da Tunísia, em África.
Este novo terminal de cruzeiros tem novos atractivos em La Goulette e é em estilo uma aldeamento fortificado.
Existe no cais animadores turísticos oferecendo música tradicional, fotos com aves (falcão) e passeios de camelo para passageiros dos navios de cruzeiro, junto do aldeamento turístico da Gare Maritima.
Esta Gare Maritima tem animação até à saída dos navios de cruzeiros, tem vários serviços das autoridades maritimas, uma central de táxis, balcão de informação, Lounge Vip, Agências para tours, diversos cafés, tem restaurantes com comidas internacionais e tradicionais da região e diversas lojas em ruas estreitas com lojas de produtos tradicionais, que imita a verdadeira Souk da Medina de Tunis.
A construção de mais um cais de acostagem junto da Gare Marítima, foi um dos meios de recepção adicionais para acostagem de grandes navios de cruzeiros.
A Tunísia sem dúvida aposta no mercado dos cruzeiros sabendo receber e mostrar as tradicionais vivências desta região do Norte de África, mesmo para quem não quiser sair da área do Porto de La Goulette poderá usufruir duma variada área de lazer dentro do porto de cruzeiros.
Images and Text copyrights/ Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira, Funchal.