domingo, 31 de outubro de 2010

AidaBlu visto da montanha

São imagens tiradas das montanhas da Ilha da Madeira, da escala do habitual paquete de Domingo, o AidaBlu da AidaCruises no seu cruzeiro 2010/2011 nas ilhas Atlãnticas.
(©) Text and Images Copyrights; Texto e Imagens com direitos: Sergio Ferreira, Funchal.

Braemar, em mudança de hora.


O Braemar de Olsen Cruise Lines, chega começada a manhã em forte contraluz (mudança de hora), procedente de Dover e Funchal. Às 1700h tomará rumo a St Maartens, Antilhas Holandesas.
El Braemar de Olsen Cruise Lines, llega comenzada la mañana en fuerte contraluz (cambio de hora), procedente de Dover y Funchal. A las 1700h tomará rumbo a St Maartens en las Antillas Holandesas.

(©) Copyright texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.
Braemar rumbo a St. Maartens, superado por una patrullera de la Guardia Civil del Mar.

Bore Back

Bore (ex-Kristina Regina) em Turku.
Já aqui tínhamos anunciado que o navio foi salvo da sucata para se tornar em restaurante e hotel flutuante em Turku, Finlândia. Os seus novos proprietários Oy s/s Borea Ab, renomearam-no de Borea, o seu nome original. Este veterano construído em Oskarshamn, em 1960, irá ficar permanentemente atracado no rio Aura em Turku e operará como navio hotel, restaurante e museu. A entrada ao serviço com as suas novas funções está prevista para a Primavera de 2011. Neste momento encontra-se atracado, no local onde irá ficar em serviço, onde chegou a 3 de Outubro depois da reconversão no estaleiro Naantali.A foto  aqui apresentada é datada do dia da chegada do navio ao rio Aura. Está  em obras de reconversão de interiores e a aguardar a entrada em funções com o novo nome e as cores da Bore Steamship Company, as mesmas com que efectuou o serviço entre Turku e Estocolmo em 1960. Foi construído como navio a vapor mas convertido em navio a motor, em 1987, quando foi adquirido pela Kristina Cruises que o manteve em operação até ao corrente ano. Refira-se que o Kristina Regina foi substituído pelo Kristina Katarina que já efectuou uma escala em Lisboa. 
Texto, Ricardo Martins, Lisboa.
Foto, copyright: Wikipédia user LPfi

Paquet Croisieres com novo navio?

O Mistral deve ser o novo navio da francesa Croisières Paquet. A companhia é uma Joint-Venture entre a Costa Crociere, que detém a marca, e sede o navio, e a TMR, uma operadora de viagens francesa que fica responsável por vender os pacotes, e operar o navio. A parceria se tornou realidade ano passado (veja notícia da época), com o fretamento do Costa Allegra, que tinha acabado de voltar de uma longa temporada na China. Porém, para 2011, a TMR quer aumentar a oferta, e se diferenciar de uma concorrente que fretou o Costa Marina (veja notícia que explica melhor a situação), para isso era estudado o fretamento do Grand Voyager. Mas, a empresa chegou a conclusão que o melhor seria fretar o Mistral, que tem uma capacidade maior, mas tem características mais interessantes para o mercado francês, como um grande e bem equipado teatro, e mais cabines com varanda. Outro agravante é o fato de o Mistral ter sido construído na França, em Saint Nazaire mais especificamente, e também o fato de o Mistral ser um navio bem mais novo que o Allegra que tem o casco construído em 1969. A Paquet pretende operar o Mistral entre a primaveira e o outono boreal de 2011, com viagens de 7 á 14 dias, a maioria temáticos, e destinados, obviamente ao mercado francês. Com tripulação, shows e comida francesa.Texto e Imagem: (©) Copyright Daniel Capella, Santos.

sábado, 30 de outubro de 2010

Celebrity Century

Procedente de Barcelona e Funchal, chega o Celebrity Century, que às 1800h partirá para Santa Cruz de la Palma, desde onde seguirá (com sete jornadas na mar, por meio) para Miami. O vemos fazendo aprovisiono de combustível e outros abastecimentos no dique Sul. Como é habitual em sábado, lhe acompanha o AIDAblu.

Procedente de Barcelona y Funchal, llega el Celebrity Century, que a las 1800h partirá para Santa Cruz de la Palma, desde donde seguirá (con siete jornadas en la mar, por medio) para Miami. Lo vemos haciendo acopio de combustible y otros suministros. Como es habitual en sábado, le acompaña el AIDAblu.
(©) Copyright texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

Braemar no Funchal

O porto do Funchal teve a escala novamente este mês do Braemar da Fred. Olsen Cruise Line.
O Braemar atracou na pontinha pelas 9h30, procedente de Dover, Reino Unido e vai rumar pelas 17h ao porto de Tenerife.
(©) Text and Images Copyrights; Texto e Imagens com direitos: Sergio Ferreira, Funchal.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Trio de paquetes no Funchal

O porto do Funchal registou a presença de três paquetes, o Oceana da P&O Cruises, o Celebrity Century da Celebrity Cruises e o Grand Mistral da IberoCruceros. O primeiro a chegar à baia do Funchal foi o Century, pelas 6h atracou na pontinha procedente do Málaga com 1600 passageiros em trânsito e rumou pelas 17h, ao porto vizinho de Tenerife. O Oceana atracou pelas 6h30, na ponta da pontinha, procedente de Southampton no seu cruzeiro transatlântico com 1900 passageiros. Teve a sua saída agendada para as 18h, mas teve um atrasado devido atraso de passageiros e rumou pelas 18h30 ao porto de Antiqua, nas Caraíbas.O Grand Mistral regressa ao Funchal depois de uma semana de ausência, pois o cruzeiro da semana anterior não se realizou. Atracou no cais norte do porto do Funchal pelas 7h15, procedente de Tenerife com 1100 passageiros e embarcou passageiros Madeirenses no seu penúltimo cruzeiro da temporada. Na próxima sexta-feira será a sua última escala no Funchal, para depois o navio efectuar um cruzeiro de posicionamento na América do Sul. Deixou o cais norte pelas 15h rumo ao porto de Málaga.
(©) Text and Images Copyrights; Texto e Imagens com direitos: Sergio Ferreira, Funchal.

Seadream II no Estaleiro Naval da Rocha em Lisboa

O pequeno navio de cruzeiros Seadream II, da companhia Seadream Yachts Club, entrou na doca dos estaleiro Naval Rocha, em Lisboa no dia 25 de Outubro, para reparações e modificações de interiores e exteriores. Já o ano passado em Maio a companhia também escolheu este estaleiro para modificações do Seadream I, como foi publicado neste blog. O Seadream II está a efectuar vários trabalhos de manutenção no interior e dos espaços públicos, a par dos trabalhos efectuados no exterior, como a limpeza e manutenção do casco. Entrou na doca seca no dia 25 pelas 6h, procedente do porto de Portimão e está prevista a sua saída no dia 10 de Novembro pelas 18h, para iniciar o cruzeiro transtlântico rumo a S. Juan, Puerto Rico nas Caraíbas.
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Rui Agostinho, Lisboa .

Porto de Lisboa com o veleiro Sea Cloud

O porto de Lisboa recebeu o clássico veleiro Sea Cloud, da companhia Sea Cloud Cruises. Desde a sua construção como um iate privado em 1931, em Kiel, na Alemanha tem uma aparência elegante e com um magnífico interior, que inspira luxo e admiração. É um belo veleiro de luxo com quatro mastros, que navega nos oceanos de todo o mundo, como um extraordinário navio de cruzeiro. Está no seu cruzeiro de posicionamento do Mediterrâneo para as Caraíbas, chegou à capital pelas 8h30 e rumou do Tejo pelas 13h30, para travessia transtlântica.
(©) Text and Images Copyrights; Texto e Imagens com direitos: Rui Agostinho.

Ocean Countess em Leixões

Hoje o porto de Leixões recebeu o Ocean Countess do operador britânico Cruise & Maritime Voyages. Numa diferença de dois dias, os dois navios deste operador estiveram no maior porto do Norte de Portugal, como tinha sido anunciado anteriormente neste blog. O Ocean Countess atracou pela manhã em Leixões, procedente do porto do Funchal e rumou ao fim da tarde ao porto de Vigo.
(©) Text and Images Copyrights; Texto e Imagens com direitos: José Modesto, Leixões.

Navigator of the Seas.

Desde Málaga e em rota de posicionamento para Fort Everglades, a Flórida nos chega um navio de consideráveis dimensões que pertence à classe Voyager - o Navigator OTS - da Royal Caribbean International (como dado podemos indicar que seu deslocamento é comparável com o do Queen Mary 2). A viagem transatlântico direto desde Tenerife, lhe levará sete jornadas; o vemos saindo às 1700h tomando inicialmente rumo sul-oeste e uma vez superadas as Canárias, tomará rumo Oeste.
Desde Málaga y en ruta de posicionamiento para Fort Everglades, Florida nos llega un buque de considerables dimensiones que pertenece a la clase Voyager -el Navigator OTS - de la Royal Caribbean International (como dato podemos indicar que su desplazamiento es comparable con el del Queen Mary 2). El viaje transatlántico directo desde Tenerife, le llevará siete jornadas; lo vemos saliendo a las 1700h tomando inicialmente rumbo sur-oeste y una vez superadas las Canarias, tomará rumbo Oeste.
(©) Copyright texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Três paquetes de segmento luxo em Lisboa

Hoje no porto de Lisboa esteve um trio de paquetes de luxo, a estreia do Niew Amsterdam , o elegante Celebrity Eclipse e o maior navio de cruzeiros à vela o Royal Clipper. O rio Tejo recebe pela primeira vez o Nieuw Amsterdam, o mais recente navio de cruzeiros da frota da luxuosa companhia Holland America Line, que apresenta uma decoração e elementos que homenageiam a cidade de Nova Iorque.
A passagem por Lisboa insere-se na primeira viagem transatlântica do Nieuw Amsterdam, que teve início em Veneza e vai ter o fim em Fort Lauderdale, nos EUA, e com uma duração de 32 dias. Chegou a Lisboa procedente do porto Portimão e vai rumar à ilha privada da companhia Half Moon Cay pelas 23h, cruzando o Atlântico.
É o 15º navio de cruzeiros da Holland America Line, o Nieuw Amsterdam junta-se ao seu gémeo Eurodam, lançado em 2008, na classe de navios Premium a "Classe Signature", com detalhes de luxo, ao nível da decoração, produtos a bordo e qualidade de serviço elevado. Construído nos estaleiros Fincanti Marghera, com 87 mil toneladas, 285 metros de comprimento e 1 053 cabines, 30 das quais adaptadas para pessoas com deficiência e cadeiras de rodas, o Nieuw Amsterdam pode acomodar até 2 106 passageiros e 933 tripulantes.
Baptizado no passado dia 4 de Julho, em Veneza, o Nieuw Amsterdam teve como madrinha Sua Alteza Real a princesa Máxima da Holanda.
Sem dúvida o mais belo navio da actualidade, o Celebrity Eclipse chega à capital Portuguesa pelas 6h30, procedente dum cruzeiro pelas ilhas Atlânticas(Madeira e Canárias) e vai rumar 17h ao porto de Vigo, para depois terminar o cruzeiro em Southampton.
O belo veleiro Royal Clipper da companhia Star Clippers completa o belo trio de luxo, que recebeu a capital Portuguesa, também procedente de Portimão atracou pelas 5h e vai rumar a Casablanca pelas 22h, no seu cruzeiro transatlântico mais a sul com rumo às Caraíbas.
(©) Text and Images Copyrights; Texto e Imagens com direitos: Ricardo Martins e Rui Agostinho, Lisboa.

Três navíos do segmento médio.


Hoje tivemos uma nutrida representação de navio de médio porte em nosso "dique Sur" O primeiro a chegar nas 0720h é o Silver Spirit desde Arrecife de Lanzarote; em viagem transatlântico continuará para Antígua no Caribe. A seguir temos a presença do veterano Saga Ruby, que nos lembra ao entranhável Saga Rose. Procede de S. C. de La Palma e marchará para S. S. de la Gomera às 2359h (em um itinerário totalmente provincial). Finalmente entra o Grand Mistral desde Arrecife e, parte às 1630h para Funchal.

Añadir imagenHoy hemos tenido una nutrida representación de buque de mediano porte en nuestro puerto. El primero en llegar a las 0720h es el Silver Spirit desde Arrecife de Lanzarote. En viaje transatlántico continuará hacia Antigua en el Caribe. A continuación tenemos la presencia del veterano Saga Ruby, que nos recuerda al entrañable Saga Rose. Procede de S. C. de La Palma y marchará para s. S. de la Gomera a las 2359h (en un itinerario totalmente provincial). Finalmente entra el Grand Mistral desde Arrecife y que parte a las 1630h hacia Funchal.(©) Copyright texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

AidaCara no Funchal

O AidaCara da companhia alemã AidaCruises está de regresso ao Funchal. No seu cruzeiro de 10 dias pelas ilhas Atlânticas (Madeira, La Palma, Gran Canária), Tanger e Cadiz, que tem início de temporada no dia 24 de Setembro com saídas de Palma de Maiorca até à ultimo cruzeiro com saída a 03 de Novembro. Depois vai efectuar um cruzeiro posicional de Maiorca para Grand Canária para efectuar a sua travessia transatlântica para o Brasil. Atracou na pontinha pelas 7h, procedente do porto de CAdiz e vai rumar pelas 17h ao porto de S.C. de La Palma. (©) Text and Images Copyrights; Texto e Imagens com direitos: Sergio Ferreira, Funchal.