segunda-feira, 31 de agosto de 2009

De volta ao Douro....

De volta ao Douro. desta vez na Barragem de Crestuma, que funciona desde 1985, tendo adquirido o nome destas duas localizadas vizinhas. Aproveita os caudais do Rio Douro e dos seus afluentes, possui uma altura de 65 m acima da fundação e um comprimento de coroamento de 470 m. A capacidade instalada de produção de energia eléctrica é de 108 MW. A barragem inclui no encontro esquerdo uma eclusa do canal de navegação do Douro, com um comprimento de cerca de 90 m e uma largura de 12,1 m, que vence um desnível máximo de 13,9 m. Nas imagens verificamos os cruzeiros de rio Invicta, Douro Queen e o Alto Douro. (©) Images and text Copyrights; Imagens e texto com direitos: Rui Agostinho, Lisboa.

domingo, 30 de agosto de 2009

"Port Vila" substitui "Southampton" na popa do QE2.

O porto de registo na popa do QE2 é Port Vila que assim substitui Southampton. Devido a conformidades com as normas internacionais, o navio está em preparação para testes no mar. O nome "Port Vila", é a capital de Vanuatu (uma das bandeiras de conveniência um pouco disposta a registrar um não SOLAS 2010, pois este navio tem 40 anos de idade) que substitui o porto de "Southampton". Isso permite que QE2 possa funcionar como um hotel flutuante e dentro dos limites do direito marítimo. Seu indicativo famoso, GBTT, foi alterado para YJVW6, como atribuído pelo seu estado da nova bandeira. A Cunard vendeu o navio para Nakheel, que agora está em negociações para movê-lo para Cidade do Cabo para se tornar um hotel para o Mundial de futebol de 2010. (©) Images and text Copyrights; Imagens e texto com direitos: Sergio Ferreira, Funchal.

sábado, 29 de agosto de 2009

Cidade portuária do Porto Santo

Pelo desenrolar dos tempos, as actividades portuárias do Porto Santo têm-se mostrado cada vez mais promissoras na construção de um porto movimentado e apto há recepção de várias especialidades marítimas, eventualmente contrinbuíndo para o desenvolvimento da ilha dourada como a actual urbanização assim o descreve.
São várias os protagonistas em tal evolução do Porto Santo e cada um dispõe de um lugar no molhe da nossa ilha adjacente, começando pelo que talvez seja o principal responsável pela modernização e estabilidade social no Porto Santo, o ferry Lobo Marinho de 2003, que desde o referido ano de entrada tem sido uma peça fundamental no desenvolvimento da ilha, no seu terminal de atraque junto à única rampa RO/RO da ilha, beneficia de uma nova gare marítima idêntica à localizada no Funchal, que visa a melhor organização para o embarque no ferry, é neste terminal que o Lobo Marinho parte e atraca das suas ligações diárias e sempre fundamentais.
Igualmente no molhe porto-santense a leste, situa-se uma fábrica de acolhimento de cimento propriedade da "Cimentos Madeira" na qual possui um pequeno terminal onde o navio-graneleiro Ponta São Lourenço realiza frequentes escalas para o desembarque de carga, a referida operação é efectuada a partir de um comprido tubo que liga os tanques de cimento ao terminal, quando o navio atraca é conectado um versátil tubo lançado de bordo à referida via para assim ser transferido o cimento para as instalações.
Relativamente à carga de contentores, a mesma é armazenada na vertente sul do porto, onde todos os contentores, sejam eles desembarcados pelo ferry Lobo Marinho ou por navios indicados para o efeito são devidamente colocados, refiro que a Porto Santo Line possui um armazém exclusivamente reservado para os próprios no mencionado local.
A marina do Porto Santo está também localizada no interior do porto, na ala oeste do mesmo onde várias embarcações de recreio aproveitam o abrigo da marina para reabastecer e descansar, perto da marina encontra-se um pequeno espaço de traque onde navios diversos como rebocadores e militares(de pequeno porte) tendem a atracar.Fotos e Texto: © João Abreu-Porto Santo, imagens restritas a uso impróprio.

Atlantic Star em Marselha.

O Atlantic Star da companhia Pullmantur Cruises, está em Marselha, França. Ainda sem futuro anunciado o navio vai ficar parado nesta cidade até Janeiro de 2010. Poderá ficar na rota do Mediterrâneo neste Inverno, devido aos navios Empress, o Sovereign , o Zenith vão efectuar a temporada no Brazil, o Ocean Dream fica nas caraíbas e Colômbia e o Pacific Dream vai ir para as Caraíbas com saídas da R. Dominicana. Imagens Pascal, Marseilhe-France.

"João Roby" na Graciosa.

A fragata NRP " João Roby", está de visita à Graciosa, para desembarque da lancha hidrográfica da marinha UAM " Cagarra", com procedência da ilha Terceira e a operação de descarga contou com a colaboração da APTG,SA. Também de passagem está o habitual ferry Express Santorini, na sua escala semanal.
(©) Copyright fotos:1ª e 3ªMM Bettencourt; 2ª Paulo Medeiros, Graciosa.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Pacific Dream - Últimas escalas

O mais recente paquete da Pullmantur, o Pacific Dream com um vasto currículo ao serviço do grupo Royal Carribbean realiza as suas últimas escalas nesta frequência de Verão pelo Atlântico, já que para meados do próximo mês dá por terminada a mesma e parte para o Mediterrâneo a fim de efectuar alguns cruzeiros, antes de seguir para o seu derradeiro destino no Inverno pelas Américas, o navio com pavilhão em Malta chegou ao Funchal perto das 11:00 oriundo de Arrecife de Lanzarote e partiu pelas 22:30 com destino a Lisboa.
Já com esta temporada quase no fim, de um navio que coloriu o porto todas as Sextas quebrando a monotonia desta época do ano, a Pullmantur coloca a hipótese de uma frequência idêntica para o vindouro ano repetindo o mesmo circuito tendo em conta a aderência do público este Verão nesta série de cruzeiros, por enquanto só nos resta esperar pela definitiva certeza.Fotos e Texto: © João Abreu, com direitos de autor.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Colocação da quilha do DISNEY DREAM.

A companhia Disney Cruise Line celebrou ontem a colocação da quilha do "Disney Dream", o primeiro de dois navios projectados para expandir a frota. A cerimónia ocorreu ontem no estaleiro alemão Meyer Werft em Papenburg, Alemanha. A fixação da quilha é a primeira etapa para o Disney Dream começar a tomar forma, depois de anos de projecto. O Disney Dream será constituído por 80 blocos, com o primeiro bloco pesando aproximadamente 380 toneladas.
A honra de colocar a moeda na quilha para dar sorte ao navio, foi do capitão Tom Forberg. Com uma notável carreira marítima a bordo da Disney Cruise Line, Forberg foi o primeiro membro da tripulação contratado e o capitão, que lançou a Disney Magic e Disney Wonder. Recentemente, Forberg foi nomeado como o futuro mestre da Disney Dream.
O Disney Dream está programado para se juntar à frota actual em 2011, seguido pelo segundo navio, o Disney Fantasy em 2012. Juntos, os dois novos transatlânticos vão mais que dobrar a capacidade da Disney Cruise Line, cada um com 1.250 cabines e uma tonelagem de 128 mil. A Disney Cruise Line também anunciou recentemente que o Disney Wonder vai operar a partir do porto de Los Angeles em 2011. Além dos novos navios, a Disney Cruise Line continua a expandir seus itinerários, com planos para voltar a navegar no Mediterrâneo a bordo do Disney Magic durante o verão de 2010. Além dos portos populares na Espanha, Itália e França, o navio irá visitar Tunísia, no norte da África, a ilha de Malta e da Córsega. Disney Magic também irá visitar as cidades históricas do norte da Europa, pela primeira vez passando por Warnemunde, Alemanha, a passagem para Berlim e São Petersburgo, Rússia. Portos escandinavos, como Oslo, Copenhagen e Estocolmo, também será uma primeira vez para a Disney. Images Meyer Werft yards, Germany.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Lisboa com escalas de cruzeiros.

Hoje o porto de Lisboa, recebeu as escalas do maior navio de cruzeiros o Independence of the Seas, do colorido Norwegian Jade e do aventureiro Minerva. O primeiro a entrar no rio Tejo, foi o Minerva, que atracou Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia. Com procedência do porto de Leixões, rumou pelo final da tarde ao porto de Portimão. O segundo foi o Norwegian Jade que entrou no estuário do Tejo para atracar Terminal de Cruzeiros da Rocha Conde de Óbidos, vindo do porto de Vigo e para rumar ao fim do dia ao porto de Cadiz. O gigante Independence of the Seas foi o último a chegar a Lisboa, vindo do porto de Málaga para o porto de Vigo, para se posicionar nos seus cruzeiros pelas ilhas Atlânticas no mês de Setembro.(©) Images and text Copyrights; Imagens e texto com direitos: Rui Agostinho, Lisboa.

Alto Douro Vinhateiro.

O blog Sergio@Cruises está de visita ao Alto Douro Vinhateiro, numa visita do amigo editor José Modesto. Na sua visita à Barragem da Régua está localizada no distrito de Vila Real, na bacia hidrográfica do Douro, no rio Douro, em Portugal. A construção desta barragem foi finalizada em 1973.Possui uma altura de 41 m acima da fundação e um comprimento de coroamento de 350 m. A capacidade instalada de produção de energia eléctrica é de 180 MW.A barragem inclui no encontro esquerdo uma eclusa do canal de navegação do Douro, com um comprimento de cerca de 90 m e uma largura de 12,1 m, que vence um desnível máximo de 28,5 m. Podemos verificar nas imagens vários cruzeiros de rio a passar pela barragem como foi os navios Douro Azul, o Tomaz do Douro e a Princesa do Douro.
(©) Images and text Copyrights; Imagens e texto com direitos: José Modesto, Porto.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

MSC Magnifica

A frota mais moderna de cruzeiros no mundo continua crescendo com o lançamento em Março de 2010 do MSC Magnifica. O MSC Magnifica tem capacidade para 2.518 hóspedes, onde se mistura conforto superior com um projecto inovador e tecnologia avançada, oferecendo notável eficiência de energia e desempenho ambiental. Quando concluído, o navio MSC Magnifica terá 93.300 toneladas e 294 metros de comprimento, 50 metros de altura e 32 metros de largura. Está em construção nos estaleiros STX Europe em Saint Nazaire, em França, , no qual sessenta e cinco por cento dos camarotes terão varandas. As opções de recreação a bordo do MSC Magnifica são infinitas. Os passageiros podem escolher entre as três piscinas, enquanto incluindo uma que tem o engenhoso telhado retrátil - perfeito para os cruzeiros de inverno. O seu baptismo será realizado a 5 de Março de 2010, na cidade de Hamburgo, e logo após a cerimônia, o navio irá reposicionar para chegar a Veneza e nesse cruzeiro inaugural de 13 noites vai escalar Lisboa a caminho do Mediterrâneo. Ao longo da temporada Primavera Verão 2010, eventualmente irá substituir o MSC Musica ou o MSC Poesia, no Mediterrâneo oriental. (©) Images Copyrights; Imagens com direitos: Jörn Prestien, Germany.

Viking sofre incêndio ao atracar em Ponta Delgada

O navio Viking sofreu domingo, pelas 19h30, um pequeno incêndio numa das condutas de ventilação, junto às chaminés dos motores(como se verifica nas imagens), quando atracava em Ponta Delgada vindo de Santa Maria.A tripulação do Viking conseguiu pelos seus próprios meios apagar o fogo, pelos que os bombeiros foram apenas chamados por precaução, fazendo deslocar para as Portas do Mar quatro viaturas e 10 elementos, com mais 10 de prevenção no quartel, mas acabaram por não ter sequer de intervir. Noticia Açoriano Oriental online . Imagens Ana Coelho, Ponta Delgada.

Plataformas flutuantes escalam Portimão.

No dia 23 pela manhã, o porto de Portimão recebeu este Rebocador holandês MULTRATUG 18, que pediu para entrar no Porto para proceder a reparações urgentes numa doca seca que estava rebocando depois de vistoriado pela Autoridade Maritima foi-lhe atendido o seu pedido tendo demandado o Porto pelas 16.30 na Praia -mar encostando no terminal de carga pelas 18.30 .(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Francisco José André, Portimão .

domingo, 23 de agosto de 2009

Domingo no Tejo.

Hoje o estuário do Tejo recebeu as escalas do semanal Pacific Dream e do residente paquete Funchal. O Pacific Dream atracou logo pelo início da manhã com a procedência do porto do Funchal, atracou no Terminal de Cruzeiros da Rocha Conde de Óbidos, para desembarque e embarque de passageiros para iniciar novamente o seu cruzeiro semanal "Joias do Atlântico" com destino a Gibraltar. O clássico paquete Funchal, atracou pelas 11h no Terminal de Cruzeiros de Alcântara, com procedência do porto de Zeebrugge, terminando a sua temporada nos cruzeiros no Norte da Europa. Vai desembarcar e embarcar passageiros para dar início aos seus famosos mini-cruzeiros ao Norte de África, onde vai rumar a Tânger pelas 16h.
(©) Images and text Copyrights; Imagens e texto com direitos: Rui Agostinho, Lisboa.

Movimento da Graciosa esta semana.

Logo pelas 7 horas de sexta-feira dia 21, começava as manobras de entrada do N/M "S. Rafael" para uma operação que teve como objectivo, carregar contentores com gado bovino com destino á ilha da Madeira, permitindo assim a ligação com o navio da Transinsular que faz a linha Açores-Madeira, ou seja o N/M " Ponta do Sol". Na imagem podemos ver também o N/M "Espírito Santo" a operar.
O N/M " Espírito Santo" saindo do porto. Nesta imagem gentilmente enviada pelo Amigo Marcio Picanço, a quem agradeço podemos ver a partida do HSC "Viking" do porto da Praia da Vitória com destino ao porto da Graciosa, uma viagem que dura cerca de 1 hora e 50 minutos. Aspecto de parte do cais que de manhã serviu para a operação do N/M " Espirito Santo", agora convertida em parque de viaturas para o serviço do ferry.Depois de concluída a operação do HSC "Viking " partia este novamente com destino ao porto da Praia da Vitória. Ao final da tarde era a vez de operar o outro ferry ao serviço da Atlanticoline o N/F " Express Santorini" desta vez já com a sua rampa funcionamento.Concluída a operação do N/F "Express Santorini" que durou cerca de 25 minutos era tempo de preparar para largar cabos, e finalizar o dia.(©) Copyright fotos: 1ª, 2ª,4ª,5, MM Bettencourt;3ª, Marcio Picanço; 6ª,7ª,8ª, A. Bettencourt.