sexta-feira, 31 de julho de 2009

Marca das Sextas

Uma sexta feira de Verão, não é a mesma sem o habitual Pacific Dream de 1990, que mais uma vez visitou o Funchal no seu semanal circuito atlântico, atracou pelas 11:00 com procedência em Arrecife de Lanzarote e zarpou pelas 22:30 rumo ao seu principal porto base de Lisboa, até Setembro, a presença do Pacific Dream nas Sextas é sempre garantida!Fotos e Texto: © João Abreu

LHD Juan Carlos I.

Lançamento, Ferrol 2008. La Vanguardia.
Em foto de 2008 vemos um momento do lançamneto do maior navio de guerra que jamias construiu em Espanha o Juan Carlos I, cuja madrinha fui a rainha Sofía. Trata-se de um navio todo serviço "Landing Helicopter Dock" (LHD) -Heliporto e atraque interior de lanchas desembarque-. O desenho espanhol, ao estar equipado com proa "sky jump", permite operar com aviões stol tipo Harrier. Neste momento, aparte do navio espanhol em fase final, Navantia constrói mais duas unidade gémeas adicionais Camberra e Sydney por encomendadas pelo governo australiano (ver foto ao final). As primeiras provas de mar efectuar-se-ão o 15 de Agosto, procedendo depois a terminar de armar-se. Sua entrega está prevista para Outubro 2009.
Características.
* Eslora: 230,82 m
* Manga máxima: 32,0 m
* Manga en flotación: 29,50 m
* Calado a plena carga: 7,07 m
* Desplazamiento máximo: 27.082 tn
* Velocidad máxima: 21 nudos
* Garaje: 2.000 m2
* Tripulación: 243 dotación + 1.200 fuerzas embarcadas
* Hangar: 1.000 m2
Navantia Min Defensa. J Velasco Tobar.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Finalmente, O Viking em Açores?

Vemos que finalmente, a tão adiada saída do Viking para os Açores, se realiza finalmente. Nas imagens de MarineTraffic vemos como se afasta da baía de Falmouth (1512h), com rumo a Sul, para uma vez superado o extremo Sul de Inglaterra (Lizard Point, 1540h) tomar rumo a Ponta Delgada, Açores travessia directa de 1.100 mn com 24 nos de media, podem contar com cerca de dois dias de navegação (se tudo correr bem, o que desejamos...)
(©) Copyright capturas e fontes, próprias do blog.
(©) Copyright foto navio: Steam Packet Company, UK.

Chegada do Seabourn Sojourn a Génova

Dada por concluída a 1º fase da construção do novo navio da classe Odyssey da Yatchs of Seabourn, o Seabourn Sojourn entrou na passada terça-feira nos estaleiros de T. Mariotti(Génova) para iniciar a 2º fase construtiva que implica os acabamentos na estrutura, como a montagem de equipamentos e motores.
O Seabourn Sojourn esteve em San Giorgio di Nogaro nos passados meses em construção da sua estrutura principal e tal como o seu irmão Seabourn Odyssey foi rebocado até Génova, com o segundo navio da classe já em T. Mariotti, a fábrica de San Giorgio di Nogaro arrancou com a construção do terceiro navio da classe, ainda sem nome de casco estabelecido.
Tal como o Seabourn Odyssey baptizado no passado mês de Junho, esta nova construção será idêntica, com 32,000 mil toneladas, 198 metros de comprimento e 26 de boca, irá possuir 225 cabines sendo 90% das mesmas com varanda privada, deverá ser entregue em Maio de 2010 para logo de seguida ser baptizado em Londres.Fotos: © T. Mariotti e Texto: João Abreu.

Terminal dos Socorridos com Ponta São Lourenço

"O navio-cimenteiro da Transinsular, Ponta de São Lourenço encontra-se no terminal dos Socorridos desde o passado dia 28, terça-feira, em escala de operações comerciais neste caso para o desembarque de cimento, operação na qual descreve este navio.
O terminal dos Socorridos situa-se entre a Praia Formosa e a cidade Câmara de Lobos, mesmo em frente do referido terminal, situa-se uma Cimenteira onde eventualmente o cimento é depositado após o desembarque, tal como no terminal CLCM do Caniçal, os navios mercantes nos Socorridos ficam amarrados em bóias que se localizam estrategicamente para a melhor estabilização do navio, entre o terminal e a cimenteira, é possível visualizar uma espécie de ponte que consiste na passagem do material de carga para a referida fábrica.
O Ponta São Lourenço solta amarras do terminal dos Socorridos pelas 14:00 de hoje, fazendo-se ao mar com destino a Setúbal." - Texto retirado do blogue Navios no Atlântico, para mais fotos clique aqui.Fotos e Texto: © João Abreu com direitos autorais.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

BRAEMAR em Leixões.

O navio de cruzeiros Braemar da Fred Olsen Cruise Lines, chegou hoje ao porto de Leixões. Com procedência do Funchal, assim fica o registo do último porto antes de chegar a casa, ao porto de Dover. Esta informação vem do editor José Modesto, que foi o último a presenciar a escala do Braemar neste cruzeiro pelo atlântico, que teve passou por diversos portos de vários colaboradores do blog Sergio@cruises , como foi registado em Lisboa pelo Ricardo Martins, Sábado em Tenerife pelo Antonio Saéz, na segunda no Funchal pelo Sergio Ferreira e João Abreu e hoje Leixões pelo José Modesto. Aqui fica o meu agradecimento a todos os editores deste blog que têm feito um grande trabalho de equipa.
(©) Images Copyrights; Imagens com direitos: José Modesto, Leixões.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Cidade de Roterdão com os dois navios Rotterdam 5 e 6.

É raro ver esta imagem na cidade de Roterdão, no qual juntou os dois navios, que têm o mesmo nome que esta cidade lhes deu. O navio da Holland America Line "Rotterdam 6" escalou o porto de Roterdão e passou pelo antigo navio da HAL o "Rotterdam 5", que actualmente é um navio museu e hotel. Esta imagem foi tirada esta semana pelo spotter de navios Aad Hoogesteger, na Holanda.
In this picture, taken by fellow spotter Aad Hoogesteger the "Rotterdam" (6) is turning to berth at the cruiseterminal just having passed the "Rotterdam" (5) at her permanent berth.

Op deze foto, genomen door mede-spotter Aad Hoogesteger, draait de "Rotterdam" (6) om aan te meren aan de cruiseterminal, en is zojuist de "Rotterdam"(5) gepasseerd aan haar permanente ligplaats.

ORIENT QUEEN na temporada do Brasil 2009/2010.

O operador CVC Cruzeiros vai operar esta temporada 2009/2010, com o navio Orient Queen da Louis Cruise Line. O navio Orient Queen vai ser fretado à operadora brasileira já em Novembro abrindo a temporada brasileira e fecha em Março de 2010. Vai substituir o PACIFC que estava programado, mas devido a problemas financeiros com a Quail Cruises, o navio Pacific está arrestado no porto de Genova devido a dividas. Assim a temporada do Brasil vai ter os seguintes navios da CVC Cruzeiros além Orient Queen , os fretados à Pullmantur Cruises, o Zenith, o Sovereign e o Empress (começam a temporada em Dezembro 2009 e acabam em 2010). Image Louis Cruise Lines.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Volcan de Tauce no Caniçal

A equipa do Sérgio@cruises teve a possibilidade de se deslocar ao Caniçal para visualizar o Volcan de Tauce na sua estreia em águas madeirenses, que teve lugar no porto industrial do Caniçal devido ao terminal RO/RO do Funchal ter estado ocupado pelo Volcan de Tijarafe. A principal razão desta rara visita deve-se à realização da trigésima edição do Rali Vinho Madeira, cujas viaturas de corrida a par com as viaturas normais e a assegurada carga, ultrapassaram a lotação máxima do Volcan de Tijarafe, por isso a armadora optou por destacar o Volcan de Tauce para transportar as viaturas do Rali, o mesmo chegou ao Caniçal pelas 13:00, 2 horas depois do Tijarafe ao Funchal, eram muitos os que aguardavam a chegada do ferry espanhol à capital madeirense para assitir ao desembarque das máquinas, no entanto acabaram por sair desiludidas visto que o Volcan de Tijarafe não transportou quaisquer viaturas de Rali.
O Volcan de Tauce após concretizado o desembarque da sua carga, zarpou do Caniçal pelas 22:30 rumo a Las Palmas de Gran Canaria, esperemos que regresse à pérola do Atlântico num futuro próximo.Fotos: © Sérgio Ferreira-Caniçal e Texto: João Abreu, todos os direitos autorais.

Braemar em circuito atlântico

O Braemar de 1993 ex. Crown Dynasty e Norwegian Dynasty encontra-se a realizar o seu primeiro cruzeiro atlântico desde que entrou em Blohm & Voss em Hamburgo o ano passado para o alongamento, que tal como informado pelo nosso colaborador Antonio Saez, o presenteou com mais 31 metros de comprimento, fazendo subir a sua lotação para mais de 200 passageiros, partilho também a opinião que o Antonio deixou, ao referir que com esta modificação o paquete perdeu parte da sua elegância...
Nesta sua rota atlântica tem escalado portos de vários colaboradores do Sergio@cruises, há tempos esteve em Lisboa, Sábado em Tenerife, hoje no Funchal e na Quarta irá visitar Leixões antes de desembarcar em Dover, o seu porto base.
Fez a sua entrada pelas 08:45 oriundo de Santa Cruz de La Palma e atracou no cais norte pelas 09:00, para além dos portos acima mencionados, o Braemar fez-se comtemplar em Cádiz e Las Palmas neste seu cruzeiro de 14 noites, pelas 17:00 de hoje este raro visitante da pérola do Atlântico solta amarras e zarpa em direcção ao porto de Leixões.Fotos: © Sérgio Ferreira e João Abreu e Texto: © João Abreu, com os devidos direitos autorais.

domingo, 26 de julho de 2009

Braemar: curto ou longo?.

O Braemar é o mais moderno barco da Fred Olsen Cruise Lines, (Valencia 1993). Em maio do ano passado sofreu uma profunda remodelação, que incluiu uma ampliação de seu casco (com uma nova secção de 31.2 mts adicionais), passando a capacidade de bilhete dos 728 originais aos 968 actuais. Ganhou-se também uma segunda piscina e novos espaços comuns. Expressando uma opinião pessoal, gostava mais de sua imagem original, de grande iate compacto de luxo, que a actual alongada. Chegou ontem às 0730h a Tenerife, procedente de Las Palmas e continuou às 2300h para SC de La Palma, desde onde partirá hoje às 1600h, para recalar em Funchal amanhã dia 27.
Braemar, Tenerife séis de Octubro 2005.
El Braemar es el más moderno barco de la Fred Olsen Cruise Lines (Valencia 1993). En mayo del año pasado sufrió una profunda remodelación que incluyó una ampliación de su eslora (con una nueva sección de 31.2 mts adicionales) pasando la capacidad de pasaje de los 728 originales a los 968 actuales. Se ganó también una segunda piscina y nuevos espacios comunes. Expresando una opinión personal, me gustaba más su imagen original, de gran yate compacto de lujo, que la actual alargada. Llegó ayer a Tenerife a las 0730h procedente de Las Palmas y continuó a las 2300h para SC de La Palma, desde donde partirá hoy a las 1600h, para recalar en Funchal mañana día 27.
(©) Copyright texto e imagens: Antonio Sáez, Tenerife.

sábado, 25 de julho de 2009

Ferries chocaram no Báltico.

Attached(1): HSC Gotlandia II, SB superstructure damage, Nynashamn, July 23, 2009 byPeter van den Bemt news.

(©) Copyright: Ap Foto.
Anders Edstam, porta-voz do serviço de resgate, disse que o transbordador Gotland, de 195 metros, embistió o custado do Gotlandia II, de 122 metros , e o avariou sem que nenhuma das duas embarcações fizesse água após o choque. Mais de 1.800 pessoas viajavam a bordo dos dois ferrys que unem o porto do sul de Estocolmo com a ilha turística de Gotland no mar Báltico, informou o armador. O incidente que deixou uns 20 passageiros feridos ocorreu nesta passada quinta-feira.
(©) Photos interiors Copyright:Magnus Hägglund. Attached(2): Gotland with SB bow damage, Nynashamn, July 23, 2009 by Peter van den Bemt news.
Fonte: Nuestro Mar.

Queen Elizabeth 2 vai para Cape Town.

O mais famoso paquete de cruzeiros do séc. XX, o Queen Elizabeth 2 vai rumar a cidade de Cape Town, na África do Sul. O actual proprietário Nakheel admite que o Queen Elizabeth 2 pode deixar Dubai , que comprou por US $ 100 milhões em 2007 e planeava para ser usado como um hotel flutuante ao largo da Palm Jumeirah, no Dubai. Após meses de estudos de viabilidade, é evidente que a Cidade do Cabo, proporciona a melhor oportunidade para abrir QE2 para os visitantes, o mais rapidamente possível. Sendo possivel ir para o cais junto da Cape Town's V & A Waterfront, também propriedade da Dubai World. Nakheel disse que irá fornecer mais informações sobre o navio na Cidade do Cabo, depois de ter concluído o plano em causa com as autoridades da África do Sul. A cidade de Cape Town proporcionará um ambiente estimulante para o lendário QE2, para próxima Copa do Mundo FIFA 2010, mas qualquer negócio ainda precisa da aprovação da Autoridade Nacional de portos da África do Sul. O QE2 tinha atravessado o Atlântico mais de 800 vezes em seus 40 anos de serviço e levou mais de 2,5 milhões de passageiros antes de chegar em Dubai, actualmente ainda espera pelo seu futuro como navio hotel. Image Cunard Line.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Black Watch a fechar o trio Olsen em Julho.

O Black Watch visitou hoje a capital Portuguesa, depois dos seus irmãos, Braemar (dia 21), e Black Prince (dia 22), o Black Watch fecha assim o trio dos visitantes Fred. Olsen Cruise Lines para este mês no porto da capital. Partiu pelas 17:00h rumo ao porto Norte-Africano de Tânger.Texto e fotos, copyright: Ricardo Martins, Lisboa.

25 de Julho em Tenerife.

Día de são Tiago, 1797.

Tenerife foi atacada, como as outras ilhas canarias, por corsarios de várias nacionalidades (ingleses, franceses, holandeses e berberiscos). Dentre estes ataques destaca por seu lugar na História o ataque dos britânicos de 1797. O 25 de julho, o Almirante Horacio Nelson atacou Santa Cruz de Tenerife, capital da ilha e Jefatura da Capitanía Geral. Depois de um feroz ataque, a defesa organizada pelo General Gutiérrez com as tropas e cidadãos de Tenerife. repelió o ataque naval do Contraalmirante inglês.

Sir Horatio Nelson when wounded at Teneriffe 1797.
A poderosa Armada britânica se retira, não sem dantes perder Nelson um braço (por um canhonaço desde o Castelo de "Paso Alto" com o "canhão Tigre", canhão que pode ser visitado no Museu Militar do Castelo de Almeida e parte das bandeiras e estandartes de seus navios. O ataque terminou com um acordo que permitiu aos ingleses regressar a seus barcos, prévio compromisso de se afastar das Ilhas Canárias.
Recreación escenas navales: cuadros Esteban Arriaga.

Tradicional PACIFIC DREAM.

O regresso do Pacific Dream, da Pullmantur Cruises regressa ao Funchal, na sua escala semanal. Com procedência de Arrecife, Lanzarote, o paquete Pacific Dream atracou pelas 11h e tem agendada a sua saída pelas 22h30 com destino à capital portuguesa Lisboa.
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Sergio Ferreira, Funchal.