terça-feira, 30 de junho de 2009

Blog em viagem....Estaleiros Navais de Viana do Castelo

De visita a cidade de Viana do Castelo, o coloborador José Modesto teve a oportunidade de registar diversos navios em fase de construção nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.Os ENVC são uma empresa de construção e reparação naval de tamanho médio em actividade desde 1944, localizada na cidade de Viana do Castelo. Ocupam uma área de 400.000 m2 e empregam aproximadamente 900 trabalhadores, sendo o maior Estaleiro de construção naval de Portugal e já um dos maiores da face ocidental da Europa. Um dos mais conhecidos clientes dos ENVC, são os estaleiro H. Barreras, de Vigo pois envia navios para pinturas e colocação de materieis de interiores como podemos ver nas imagens dois navios, o navio sismico M/V " WG MAGELLAN "da companhia Western Geco, que será entregue este ano e o casco do novo ferry da BALEARIA da companhia Eurolineas Maritimas, S.A. para 900 passageiros.Também atracado nos estaleiros está o ferry Atlântica, após ter sido recusado pelo governo Açoreano. Agora está a venda pelos estaleiros Navias de Viana do Castelo, mas ainda encontra com as cores da Atlântico Line. Podemos verificar que estes estaleiros estão com um movimento de navios, devido às encomendas que os estaleiros espanhois que têm sido muitos (como os ferries da Armas e da Balearia), assim têm enviado os navios desde Vigo, dando trabalhos aos estaleiros portugueses para as pinturas e colocação de materiais e ajustes finais nas embarcações para a entrega. Os Esteleiros Navais de Viana do Castelo têm recebido diversas encomendas desde mega-iates de Luxos, Cargueiros, navios militares e desde que iniciou a sua actividade já construiu mais de 200 navios de vários tipos desde batelões, rebocadores, ferry-boats, navios de pesca, carga a granel, porta-contentores, transportadores de cimento, navios tanques, LPG, transportadores de produtos químicos e navios de guerra.

(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: José Modesto, Leixões.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Express of Santorini em viagens de Verão.

Hoje o ferry "Express Santorini" efectuou mais uma escala no Portoda Graciosa, vindo do Porto da Praia da Vitória, e regressando novamente á Terceira, nesta viagem notou-se um grande aumento de passageiros, que maioritariamente se deslocou ás festas Sanjoaninas que decorreram na cidade de Angra do Heroísmo. Mas com o aproximar das festas de verão, das férias é de esperar um normal aumento de passageiros e viaturas.
Quanto á operação de hoje decorreu rapidamente, o porto á hora da saída do ExpressSantorini (12h00) já se encontrava sem viaturas e passageiros, para isso contribuiu a nova emaior área do porto, e o parque de estacionamento desenhado no porto para as operações ferry, que ajuda a ordenar o transito e o estacionamento.
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Manuel Bettencourt, Graciosa-Açores.

Happy Rover.

O Happy Rover pertence a uma série de quatro navios gémeos, junto com os H. River, H.Ranger e Sailer Jupiter desenhados para transportar cargas muito pesadas (ainda que podem-se usar para transportar contentores, produtos florestais e carga em geral). Foram construídos em Merwede, Holanda para Mammoet Shipping, no ano 2000 a empresa mudou de nome e passou-se a chamar Biglift Shipping. Actualmente a BigLift possui e opera uma moderna frota estando em construção mais dois navios, um dos quais com uma capacidade de elevação combinada de 1800 tons.
O Happy Rover tem as seguintes características: comprimento 138 metros, boca 22,80 metros de boca, uma velocidade de serviço de 16,4 nós com 7 metros de calado, mas a sua característica mais destacada é que dispõe de duas gruas capazes de levantar cada uma 400 tons a um rádio de 20 mts, e 800 tons em operação combinada. Chegou a sexta feira às 1830h procedente de G. Canaria e saiu ontem às 1800h para Gibraltar.
(©) Copyright imagens: Antonio Sáez, Tenerife.
(©) Copyright texto: MM Bettencourt e A. Sáez, Macaronésia.

BLOG EM VIAGEM... Acoutim - Rio Guadiana

As condições de navegabilidade do Guadiana começaram a degradar-se nos anos 60, após o fim da exploração das minas de S. Domingos - Mertola, a cerca de 90 KM da foz.actualmente o rio é navegável com algumas condições entre Vila Real Santo Antonio e o Pomarão, estando a navegação extremamente condicionada a montante deste antigo porto mineiro até Mertola. Neste momento é indespensavel avançar com um projecto de navegabilidade do rio, sendo deste modo uma estratégia para o desenvolvimento local turistico do território do Baixo Guadiana, Com este plano, a não condicionada navegação entre a foz e Mértola, é possivel desenvolver as potencialidades turisticas do Guadiana, sobretudo as náuticas de recreio e maritimo-turistiscas.O projecto de navegabilidade do Guadiana, irá permetir a chegada de embarcações de grande porte até Mértola, mas para que isso aconteça, o rio Guadiana tem que ser desassoreado e balizado e assinalizar o troço navegavel e os cais, precipalmente o de Alcoutim, carecem de arranjos paisagisticos na sua envolvente, nomeadamente no fornecimento de água potável e de electricidade. Actualmente navega semanalmente no rio um barco hotel, o LE BELLE CADIX, diariamente quatro barcos turisticos e cerca de meia centena de veleiros. Em Fevereiro deixou de navegar no rio o MS Algarve Cruiser, devido a falta de condições do cais de Alcoutim, ausência de plano de navegação do rio e perante a impossibilidade de navegar até Mértola. Inflizmente as obras para assegurar a navegabilidade do Rio Guadiana não vão estar no terreno antes de 2011, pelo que a circulação de embarcações de grande porte continuará a depender do estado das marés.Vamos seguir o exemplo dos grandes rios europeus, onde a navegação é possivel, fazendo do rio Guadiana uma auto-estrada maritima do interior do país. Fotos e texto com direitos , Images and Text copyright: Rui Agostinho, Lisboa. Fontes Diário Barlavento.

domingo, 28 de junho de 2009

Será o novo navio da Naviera Armas ou Balearia?

Estas imagens são captadas nos estaleiros Navais de Viana do Castelo, onde encontra-se atracado junto da popa do ferry Atlântica um novo casco dum navio vindo dos estaleiros Astillero Hijos De J. Barreras Sa em Vigo. A questão que se coloca será já um casco de um dos novos navios encomendados da Naviera Armas, pois tem uma novas linhas no design e é o mais parecido. Poderá também ser um novo navio da Balearia, mas não podemos esquecer que o Volcán de Tijarafe, também foi pintado nos estaleiros Navais de Viana do Castelo?(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: José Modesto, Leixões. Desenhos dos projectos Astilleros H.J.Barreras, SA.

Movimento de ferries em Civitavecchia .

Apresentamos hoje fotos dos pretéritos dias 23 e 24 de Junho, do movimento ferries no porto Italiano de Civitavecchia, Itália. Ficou registado nestes dias as escalas dos ferries Snav Sardegna, Snav Toscana, Snav Lazio, Sorrento, Tenacia, Moby Wonder, Nomentana, Nuraghes, Garibaldi e o Moby Fantasy. Images copyrights, Imagens com direitos Rui Agostinho, Civitavecchia.

sábado, 27 de junho de 2009

Movimento de cruzeiros no maior porto Italiano.

Apresentamos hoje fotos dos pretéritos dias 23 e 24 de Junho, do movimento de navios de cruzeiro no porto Italiano de Civitavecchia, o maior porto Italiano neste sector de actividade. No dia 23 de Junho estiveram em porto os dois irmãos AIDA, o bella e o diva, e o pequeno Corinthian II, a par do Summit, o navio da Celebrity Cruises. Também o Grand Celebration marcou a sua presença no dia 24. Na primeira foto, vemo-lo de saída.
Grand Celebration de saída de Civitavecchia.
Corinthian II à chegada a Civitavecchia.
Corinthian II
Summit, AIDAdiva e AIDAbella.
AIDAdiva
AIDAbella
Fotos e texto, copyright: Rui Agostinho, Civitavecchia-Roma.

Interiores do Ferry "Cruise Roma" da Grimaldi Lines

O Cruise Roma é um dos maiores ro-ro ferrys do Mundo, tem capacidade para transportar 2300 passageiros em 460 cabines, das quais 60 são suites. Os restantes passageiros são acomodados em assentos. O Blog Sergio@Cruises através do editor Rui Agostinho teve a oportunidade de viajar neste gigante ferry de Barcelona para Roma e deixa este registo fotográfico dos interiores do ferry "Cruise Roma". O navio dispõe de piscina exterior, discoteca, restaurante self-service, lojas, espaço para crianças, acesso à internet, casino, sauna, supermercado, cafés e bares, entre outros serviços. Pode transportar 210 carros em 3050 metros lineares de espaço de carga rodada. Consegue atingir a impressionante velocidade de 28 nós, com os seus 55440 Kw de potência debitada por 4 Wartsila 12V46D. Images copyrights, Imagens com direitos Rui Agostinho, Barcelona.